Requisitos Prouni 2017

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Resultado Enem 2016

O resultado do Enem 2016 ainda não foi divulgado. O candidato pode consultar o site do Prouni, na Central de Atendimento, pelo telefone 0800-616161, e nas instituições de ensino participantes do programa.

edital-enem-2017

ENEM. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Veja como se inscrever!

Prouni 2017

Para se inscrever no processo seletivo do Prouni 2017 além do candidato ter realizado as provas do Enem 2016, ele precisa ter atingido 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter tirado nota zero na prova de redação do Exame. O programa também exige o cumprimento das seguintes regras:

  • Não ter concluído o ensino superior,
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral,
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral,
  • Seja pessoa com deficiência,
  • Seja professor da rede pública de ensino em exercício.

Inscrições Prouni 2017

As inscrições para o Prouni 2017 ainda não começaram. O edital do programa geralmente é divulgado no mês de janeiro. Para participar, o candidato tem que ter realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016.

primeiro-semestre-prouni-2017

Inscrições Prouni 2017. Imagem:divulgação

No ato da inscrição os candidatos precisam informar o número de inscrição do Enem 2016, a senha utilizada no Exame, um endereço de e-mail válido e duas opções de curso para utilizar a bolsa de estudos. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Porém, só será considerada válida a última inscrição confirmada.

Requisitos Prouni 2017

Para participar o candidato, obrigatoriamente, precisa ter realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016 e atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e sem zerar na redação.

Outro requisito para participar do Prouni 2017, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer, a uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura

Acesse e saiba mais informações: Primeiro semestre Prouni 2017

Nota de corte Prouni 2017

Diariamente, o Prouni realiza o cálculo da nota de corte (a menor nota para ficar entre os já potencialmente pré-selecionados) para cada curso com a média de número de bolsas disponíveis e quantidade dos candidatos inscritos no determinado curso, por modalidade da concorrência

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

O sistema do Prouni não realiza o cálculo em tempo real. Conforme ocorrem novas inscrições, a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos novos inscritos. A nota de corte só será disponibilizada no sistema a partir do segundo dia após a realização da inscrição.

Lista de espera Prouni

A lista com os contemplados no Enem deve ser divulgada em mês janeiro de 2017, com segunda chamada prevista para fevereiro de 2016.

A divulgação do Prouni 2017 acontece em duas etapas. A primeira chamada, por volta de 7 dias após a abertura das inscrições, os alunos aprovados devem confirmar o interesse na faculdade e efetivar a matrícula junto à instituição escolhida. Em fevereiro, uma segunda chamada é realizada para quem não conseguiu a bolsa na primeira chamada e ficaram na lista de espera.

Recomendados para você: