1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Redação ENEM 2018

A redação do ENEM é uma parte muito importante, pois exige que o candidato defenda um ponto de vista, apontando os motivos pelo qual faz isso e ainda apresente uma proposta de intervenção social, de modo a melhorar o problema apresentado.

Geralmente os temas da redação do ENEM tendem a ser bem cansativos e exigem do aluno uma determinada preparação. Por isso, meses antes da prova, estudantes já estão conhecendo alguns possíveis temas para a redação do ano que vem, além de já estarem treinando criando textos em casa.

Mas além de treinar e se preparar, todo candidato do ENEM deve estar ciente das competências que são avaliadas pelos avalistas, além de também saber todos os pontos que podem levar a zerar a redação. Se você ainda não sabe, aqui esclarecemos todos esses pontos.

Redação ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Redação ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Como Deve Ser a Redação do ENEM?

A redação do ENEM deve possuir mais de 7 linhas e seguir o padrão de texto dissertativo-argumentativo, mas o que isso significa? De modo geral, o candidato deve depender o seu ponto de vista apresentado, mostrando argumentos que reforçam o seu ponto de vista.

Uma das estratégias que mais é usada e que mais rende pontos aos candidatos é o ato de fazer comparações, mostrando o lado positivo e negativo do problema.

É essencial que a partir do segundo parágrafo o candidato já comece a fazer citações e argumentar a seu favor, sem desrespeitar nenhuma regra imposta pelo INEP. É indicado que os candidatos apresentem mais de dois argumentos, no mínimo, para criar um texto consistente.

Competências Avaliadas na Redação do ENEM

A redação do ENEM é avaliada pelos corretores que levam em conta cinco competências estabelecidas pelo INEP. Cada competência vale 200 pontos e os candidatos geralmente tiram de 50 a 180, com exceção de alguns que conseguem alcançar a nota máxima em todas.

Quando há uma divergência muito grande de pontos de um corretor para outro – são dois que corrigem -, é chamado um terceiro para avaliar a prova. As competências avaliadas na redação do ENEM e que você deve fazer de tudo para seguir, são as seguintes:

– Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

– Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;

Redação ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Redação ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

– Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

– Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

– Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Você pode treinar fazendo redações em casa e levar para seu professor corrigir. Ele pode te dizer em qual das competências você deve se dedicar mais e isso com certeza melhorará o seu desempenho.

O que Pode Fazer Você Zerar a Redação

Além de estar ciente das competências do ENEM, é importante saber tudo que leva uma redação a tirar zero. Uma das principais causas de redação zeradas é a fuga ao tema. O tema deve ser seguido com clareza, para evitar que a sua redação seja zerada. Muitos candidatos entram em um argumento e acabam perdendo o seu raciocínio, levando o texto para uma área totalmente desconhecida.

Redação ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Redação ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Texto insuficiente também leva redações a serem zeradas: para que isso não aconteça, sua redação deve possuir mais de 7 linhas. Outro ponto importante é em relação à folha oficial da redação: não adianta você escrever uma redação muito boa e esquecê-la de passar para a folha oficial. O que estiver escrito na folha de rascunho não será levado em conta.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]