1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – tem sido considerado um vestibular nos últimos anos. Inicialmente ele foi criado apenas para avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras, mas aos poucos a nota obtida na prova começou a ser usada como método de ingresso em universidades e, logo em seguida, começaram a surgir programas que usam a nota do ENEM para selecionar candidatos para cursos superiores, como o SISU, ProUni e FIES.

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda. Imagem:divulgação

No entanto, fazer o ENEM não garante que você passou em algum desses programas ou que já está na universidade. Para isso é fundamental obter uma nota mínima no ENEM, que pode mudar de um programa para outro. Além disso, esses programas também possuem requisitos de escolaridade e renda que devem ser preenchidos pelos candidatos. De forma geral, são considerados “aprovados” no ENEM todos os candidatos com nota igual ou maior que 450 pontos.

Acesse e saiba mais informações: Use o Enem para conseguir bolsa no Prouni 2017

Nota exigida no ENEM para o ProUni

O ProUni, Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo integrais e parciais aos estudantes brasileiros. A distribuição das bolsas é feita de acordo com a nota e a renda de cada candidato. É necessário atingir o requisito de nota mínima para se inscrever e ainda no processo seletivo, para ser selecionado no curso desejado.

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda. Imagem:divulgação

Para poder se inscrever, o ProUni exige que o candidato tenha tirado, no mínimo, 450 pontos no ENEM. Além disso, não são aceitos candidatos que zeraram a redação. No processo seletivo o candidato precisa atender a nota mínima para o curso selecionado, para que possa ser convocado. A nota mínima irá depender da nota de corte.

Nota exigida no ENEM para o SISU

No SISU a seleção tende a ser mais simples: o único requisito é que o candidato tenha realizado a última edição do exame e não tenha zerado a redação. Sendo assim, não há uma nota mínima para efetuar a inscrição, no entanto, a seleção é feita com base nas melhores notas para os candidatos inscritos em cada curso.

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda

Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda. Imagem:divulgação

Ou seja, as notas de corte são feitas de acordo com as notas dos candidatos e, sendo assim, somente os melhores são convocados. Portanto é fundamental você sempre procurar saber a nota de corte para o seu curso, assim saberá a média que deverá obter no exame para que suas chances aumentem.

Acesse e saiba mais informações: Estudantes Podem se Inscrever no Sisu

Nota exigida no ENEM para o FIES

No FIES o candidato deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos no exame e não ter zerado a redação para poder se inscrever. Consiste em um financiamento onde o estudante paga as mensalidades do curso somente depois de estar formado e com um emprego. O FIES aceita as notas dos candidatos a partir do ENEM de 2010, ou seja, caso seu desempenho no último exame não tenha sido muito bom, você pode usar a nota do ano anterior ou anterior à este.

No FIES também é preciso atender ao requisito de renda e, além disso, a mensalidade deve comprometer cerca de 20% da renda para obter o financiamento.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]