1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Quais os cuidados você de ter para não ZERAR a redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser o primeiro passo para você ingressar em uma faculdade. Mas como isso funciona? Ao decorrer do texto nós vamos te explicar todos os detalhes. Para aqueles que não sabem, o Enem é uma prova desenvolvida e aplicada anualmente pelo Governo Federal, desde 1998.

O objetivo inicial do exame era avaliar a qualidade do ensino médio do país. Hoje em dia, com o surgimento dos programas de bolsas de estudos, o exame passou a ter outras utilidades. Participar do exame deve ser o seu primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade privada.

 Enem

Enem

O governo possui vários programas de incentivo aos estudos que oferecem bolsas de estudos para pessoas de baixa renda, ou seja, aqueles que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um curso. A forma de classificação desses programas é através da nota geral do Enem.

O Que Acontece se eu Tirar ZERO na Redação do Enem?

A prova do Enem é dividida em dois dias e aborda questões de linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Além disso, os candidatos ainda precisam realizar uma redação. O tema da redação é desconhecido e os candidatos só ficam sabendo na hora da prova.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a redação do Enem é extremamente importante para a sua nota final. Por exemplo, zerar a redação é motivo de desclassificação do processo seletivo. Por isso, procure se preparar com antecedência para as matérias que caem no Enem e também para a redação.

Uma dica muito importante para você que vai começar a estudar para o Enem desde agora é escrever textos dissertativo-argumentativo sobre temas que estão sendo noticiados agora. O tema da redação do Enem costuma ser sobre discussões atuais.

Fica por dentro do que está acontecendo no mundo durante o ano em que você vai realizar a prova é fundamental para se sair bem na redação. Leia, escute e assista aos noticiários. Não fique preso apenas no Brasil, é bastante comum que o tema da redação o Enem seja sobre algo que esteja acontecendo em outro país.

Cuidados que Você Deve ter para Não Zerar a Redação do ENEM

Agora que você já sabe a importância de, minimamente não zerar a redação do ENEM, vamos te dar algumas dicas fundamentais sobre pontos que você deverá prestar atenção para não tirar zero na redação do Enem.

Uma das dicas mais importantes para você não zerar a redação do ENEM é tomar muito cuidado para, durante o desenvolvimento do texto, não fugir do tema principal. Acontece que, muitas vezes, os candidatos acabam apresentando novos pontos ao longo do texto. Isso é normal e fundamental para o desenvolvimento de um bom texto, mas cuidado para terminar o texto falando de outro assunto.

O segundo ponto que você deve prestar atenção na hora de fazer a sua redação é ter em mente que você deverá seguir a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.

Enem

Enem

O texto deverá ter uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, o texto deve ser escrito apresentando o seu ponto de vista sobre o assunto. Trazendo informações que confirmem o seu posicionamento.

Outro ponto que você deve estar atento para não zerar a redação do Enem tem relação com os direitos humanos. Discurso de ódio, desrespeito entre raças, sexo e culturas diferentes é motivo o suficiente para que os avaliadores zerem a sua redação.

E, por último, muitas pessoas ficam em dúvida se deve ter um título na redação do Enem e a resposta para essa pergunta é sim. É fundamental que você dê um título ao seu texto dissertativo-argumentativo.

Prova do ENEM 2017

As provas do ENEM de 2017 sofreram uma pequena mudança nas datas. Elas eram aplicadas até 2016 em um fim de semana, sábado e domingo. Em 2017 o ENEM vai ser aplicado em DOIS DOMINGOS, nos dias 05 e 12 de novembro. Com isso os alunos terão uma semana para descansar e assim poder encarar mais um dia de provas mais tranquilos e com as energias renovadas. Vale lembrar que mesmo em dias diferentes as provas irão acontecer nos dois dias no mesmo local, ou seja, se você vai fazer a sua prova no dia 05 na escola A, no dia 12 a prova acontecerá também na escola A.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]