1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prova do ENEM – Como se preparar a tempo pra prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é indispensável para quem deseja ingressar no ensino superior, pois é utilizado no processo de seleção por muitas universidades públicas e privadas e nos programas do Governo Federal.

No próximo mês de novembro, a prova será realizada em várias cidades do país e agora, na reta final, os estudantes devem priorizar a resolução de questões e os assuntos mais recorrentes nos exames anteriores.

Conteúdo da prova do ENEM

A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias.

Como em edições passadas, a prova do Enem 2017 envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil.

prova-do-enem

Prova do Enem. Imagem:divulgação

Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade.

Esta prova tem um peso muito grande na média final do estudante, valendo 20% na nota final e ao todo a redação pode chegar a mil pontos.

Acesse e saiba mais informações: Curso Preparatório do Enem 2016

Como se preparar para o Enem 2017

Na internet, há várias videoaulas gratuitas com conteúdo atualizado que podem ajudar o estudante na hora de tirar dúvidas. Há ainda simulados gratuitos e as questões de edições passadas disponíveis para os estudantes resolverem. Quanto maior o número de simulados, maior a chance do candidato se acostumar com o modelo da prova e se sair bem durante o exame.

prova-do-enem

Prova do Enem. Imagem:divulgação

A redação é uma das provas mais importantes nos vestibulares e dos processos seletivos. Existem alguns tipos de estilo de textos que são mais recorrentes nessas provas e assuntos que quase sempre são abordados.

Muitas vezes as redações abrangem temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade.

Como estudar para a redação do Enem 2017

A dissertação é o tipo de texto mais comum nas provas de redação. Nele se deve ter um texto argumentativo, além disso, o estudante deve demonstrar conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, consequências, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Nesse modelo, se usa verbo na terceira pessoa do singular, frases curtas e objetivas. Não se devem usar termos coloquiais e se deve evitar a utilização de palavras no gerúndio. O texto deve ser bem fundamentado, com argumentos assertivos e persuasivos.

aula grátis de redação do Enem

A professora Débora Marasca dá dicas importantes de produção textual e regras gramaticais, em seu canal do Youtube, para que o candidato faça uma redação com boa nota no Enem.

A tese é um texto argumentativo dissertativo e, logo no primeiro parágrafo, ela apresenta a ideia principal e o ponto de vista do candidato sobre o assunto. É nesse parágrafo que a pessoa escreve uma citação ou um dado que embase a sua ideia e perspectiva.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Documentos, Inscrições e Vagas

Dicas para a produção da tese

Na prova de redação do ENEM, há uma proposta de redação e textos que o candidato poderá se basear para escrever a sua dissertação. Através desses textos, a pessoa deve elaborar a tese e com argumentos apresentar a solução para determinado assunto.

redação do enem 2016

Prova do Enem. Imagem:divulgação

O escritor também precisa se posicionar sobre o assunto, defender o seu ponto de vista no desenvolvimento e tomar cuidado para não se contradizer no decorrer do texto. Deve citar pontos negativos e positivos, mas jamais defender uma ideia no início da tese e outra no final.

Dicas de assuntos que mais aparecem no Enem

Em cada prova do Enem, há aqueles principais assuntos. Na prova de Ciências Humanas e tecnologias os alunos devem ficar atentos a assuntos atuais como as migrações da população de países africanos e árabes para a Europa e para outros países.

Prova do Enem

Prova do Enem. Imagem:divulgação

Temas importantes passam pela diversidade cultural, como a História dos povos africanos e a luta dos negros no Brasil, a história dos povos indígenas, os movimentos culturais no ocidente e seus impactos.

Acesse e saiba mais informações: 5 erros muito comuns nas redações do Enem!

Matemáticas e suas tecnologias

Os assuntos mais abordados no exame passam pelos conteúdos de probabilidade, estatística e porcentagem. O Enem cobra muita interpretação textual nas suas questões e a prova de matemática não jogue disso, misturando cálculo, principalmente nas questões de geometria e álgebra. Então, o aluno deve estar bem atento a essas matérias.

prova-do-enem

Prova do Enem. Imagem:divulgação

O tema Ciências da Natureza, que engloba as provas de Química, Física e Biologia, o candidato deve estudar as mudanças na Tabela Periódica, a mecânica e o funcionamento do universo e as últimas descobertas das leis da Física. Em biologia, o importante são as alterações no meio ambiente, o problema do lixo nas grandes cidades e os fenômenos do clima.

Leia também: Junte-se ao grupo dos estudantes que entram na federal através do ENEM!

Prova do ENEM 2017

As provas do ENEM de 2017 sofreram uma pequena mudança nas datas. Elas eram aplicadas até 2016 em um fim de semana, sábado e domingo. Em 2017 o ENEM vai ser aplicado em DOIS DOMINGOS, nos dias 05 e 12 de novembro. Com isso os alunos terão uma semana para descansar e assim poder encarar mais um dia de provas mais tranquilos e com as energias renovadas. Vale lembrar que mesmo em dias diferentes as provas irão acontecer nos dois dias no mesmo local, ou seja, se você vai fazer a sua prova no dia 05 na escola A, no dia 12 a prova acontecerá também na escola A.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]