1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni – Prouni Inscrições 2018

O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

Saiba mais Informações, acesse: Enem 2015, Enem 2016 Inscrições, Gabarito e Resultado

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

INSCRIÇÕES PROUNI 2018 05 DE FEVEREIRO A 09 DE FEVEREIRO

Prouni - Prouni Inscrições 2016

Prouni – Prouni Inscrições . Imagem:Divulgação

O Programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

O Programa Universidade para Todos, somado ao Fies, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens à educação superior.

Prouni Inscrições

É grande a expectativa das pessoas que buscam uma vaga no ensino através do Programa Universidade para Todos – Prouni 2018, uma iniciativa do Governo Federal e Ministério da Educação, criada com o objetivo de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda que não possuem condições financeiras para custear as mensalidades de Faculdades privadas.

As bolsas de estudos oferecidas pelo Prouni podem ser integrais ou parciais, o que determinará qual destas modalidades o candidato pode concorrer é a sua renda familiar mensal.

Saiba mais Informações, acesse: GeniusX – Mais Foco e Memória

Como em edições anteriores serão dois os períodos em que os candidatos poderão se inscrever para participar do Prouni 2016, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano. É esperado que as inscrições para a edição do primeiro semestre ocorram no inicio do mês de janeiro, com datas ainda a serem definidas pelo MEC.

Prouni 2018

Nesta edição do Prouni 2018, somente poderá se candidatar ao processo seletivo o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação.

Saiba mais: Veja como conquistar uma bolsa de estudos com a Redação do Enem.

Além disso, o candidato também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral; comprovar deficiência; ser professor da rede pública de ensino em exercício.

Bolsas Prouni

O programa oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Saiba mais Informações, acesse: Enem 2015, Enem 2016 Inscrições, Gabarito e Resultado

prouni 2016

Prouni 2016. Imagem:Divulgação

É exigido que os candidatos a uma bolsa de estudos do Prouni 2018 atendam a pelo menos uma das seguintes exigências:
• ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino;
• caso tenha estudado em escola particular que tenha sido na condição de bolsista integral, onde a própria instituição de ensino forneceu a bolsa de estudos;
• sua renda familiar per capta (por cada integrante da família) deve ser de um salário mínimo e meio até no máximo três salários mínimos;
• ser portador de deficiência física;

Professores efetivos da rede pública de ensino fundamental também podem concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni 2017, desde que desejem utilizá-la em cursos voltados para a área da Licenciatura. Neste caso o candidato não tem a necessidade de comprovar sua renda familiar.

Vagas Prouni

A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é que mais de 200 mil bolsas de estudo parciais e integrais sejam ofertadas no primeiro semestre de 2017 através do Programa de Financiamento Estudantil (Prouni).

Como Fazer a Inscrição do Prouni 2018

Todos podem se inscrever no Prouni 2017, desde que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e que tenham atingido a pontuação mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota superior a zero na prova de redação.

Será exigido que os candidatos informem o número de inscrição do Enem 2016 e também a senha cadastrada para participar do Exame. Devem ser informadas também as opções de curso para qual o candidato deseja utilizar a bolsa de estudos. As opções de curso devem ser informadas na ordem de prioridade do candidato.

Após o MEC divulgar as dadas do período de inscrição para o Prouni 2017 os candidatos interessados em concorrer a uma das várias bolsas de estudos que serão oferecidas pelo Programa devem acessar o endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/, lembrando que o candidato pode se inscrever exclusivamente através da internet.

Saiba mais Informações, acesse: Calendário Enem 2015

Cronograma Prouni

A divulgação do cronograma oficial do Prouni 2018 só deverá ser realizada no início de janeiro. Tradicionalmente o calendário oficial é publicado somente dias antes do início das inscrições para o Prouni, que por sua vez ocorre em meados de janeiro.

Saiba mais: Não sabe por onde começar a sua redação? Veja como acabar de vez com este problema! 

No cronograma do Prouni 2018, entre outras datas, deverão constar os prazos para as inscrições, primeira e segunda chamadas e lista de espera. Como o Prouni é dividido em duas etapas anuais, deverá ser divulgado um cronograma em janeiro e outro em julho.

prouni

Prouni. Imagem: Divulgação

Nota de Corte Prouni 2018

As Notas de Corte Prouni 2018 são as pontuações mínimas necessárias para o candidato estar classificado dentro do número de vagas para determinada opção. A Nota de Corte é basicamente a nota do último candidato classificado até aquele momento.

É muito importante saber que as notas de corte atualizadas diariamente e informadas pelo sistema do Prouni não são uma garantia do direito à vaga, mas somente uma base para auxiliar a escolha dos estudantes.

Para saber quais são as Notas de Corte Prouni 2018 acesse o site oficial do programa a partir do segundo dia do prazo de inscrições e faça a busca pelo curso, pela Instituição ou pela Cidade, no campo de busca na parte superior da página.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]