1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni 2018

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal criado para facilitar o acesso ao ensino privado. Com ele milhares de estudantes têm a oportunidade de estudar em uma escola privada sem precisar arcar com o valor integral da mensalidade, que geralmente tende a ser bem salgado. É mais uma forma dos estudantes brasileiros realizarem seus sonhos e se profissionalizarem.

O ProUni abre suas inscrições todos os anos, cerca de duas vezes por ano, disponibilizando centenas de vagas nos mais variados cursos superiores. A edição de 2018 está mais próxima do que você imagina, então a seguir fique sabendo de tudo sobre o programa.

Como funciona o ProUni

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Todas as vagas são disponibilizadas por meio do site do programa, sendo que para participar os candidatos devem informar o número de inscrição e a senha do ENEM.

O programa permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de curso, por ordem de preferência, mas só serão selecionados em uma opção.

prouni

Prouni. Imagem:divulgação

A partir do segundo dia de inscrição as notas de corte começam a ser liberadas, assim como a classificação dos candidatos. Com base nessas informações, todos podem alterar suas opções até o último dia de inscrição, sendo que fica válida a última alteração feita.

O ProUni possui duas chamadas regulares divulgadas em dias diferentes, conforme previsto em edital. Aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares podem manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes.

Requisitos do ProUni

Para participar do ProUni é essencial que os candidatos preencham alguns requisitos. Os principais requisitos obrigatórios são os seguintes: ter participado da última edição do ENEM, obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a redação; ser estudante da rede pública de ensino ou da rede privada com bolsa integral; possuir uma renda familiar de até um salário mínimo e meio ou de até três salários mínimos.

Prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Se você preencher esses requisitos está apto a se inscrever e concorrer. As bolsas de estudo são distribuídas de acordo com a renda dos candidatos. Aqueles que possuem uma renda familiar de até um salário mínimo e meio recebem a bolsa integral, e os que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos ganham a bolsa parcial.

Inscrições ProUni 2018

Ainda não há uma data prevista para o início das inscrições do ProUni 2018, mas isso acontecerá após a divulgação das notas do ENEM, já que as mesmas são usadas como principal critério de avaliação. Espera-se que as inscrições para o ProUni sejam abertas até o início de fevereiro, durando no máximo 10 dias.

prouni

Prouni. Imagem: Divulgação

As inscrições para o ProUni sempre são abertas após a realização do SISU, por isso fique atento às novidades lançadas pelo Ministério da Educação no início do ano que vem.

Como usar a nota do ENEM 2017 no ProUni

A nota do ENEM é o principal critério de seleção no ProUni e em outros programas. Quanto maior for a sua nota, maiores chances você tem de conseguir a vaga. Entretanto, geralmente as notas de corte do ProUni tendem a ser menores do que em programas como o SISU.

Por isso que, mesmo se você não conseguir uma nota muito alta, há grandes chances de você conseguir a vaga, desde que preencha o requisito de renda. As notas de corte são mostradas a partir do segundo dia, por isso se você achar que não possui nenhuma chance, pode mudar o curso até encontrar um que seja compatível com a sua nota.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]