1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (128.748 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Primeiro semestre FIES 2017

O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior, também conhecido como FIES, é um programa do Governo Federal. O FIES foi implantado através do Ministério da Educação (MEC), em 1999. O objetivo do programa é financiar as mensalidades de cursos de graduação para pessoas de baixa renda e que estão matriculadas em uma universidade privada.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

FIES 2017. Imagem:divulgação

Em 2010 ocorrem algumas mudanças no programa. O Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir daquele período passou a ser o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com isso, o percentual de financiamento subiu, podendo chegar ao valor integral e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, ou seja, os estudantes conseguiam solicitar o financiamento em qualquer período do ano. No ano de 2015 os financiamentos passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano.

Resultado Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame utilizado para avaliar o conhecimento dos estudantes no final do ensino médio. Essa avaliação é feita através de quatro provas, que são realizadas em dois dias. Além de servir para avaliar o ensino nacional, o ENEM é uma porta para entrar em uma universidade. Aqui no Brasil, várias universidades utilizam a nota do exame como critério de seleção, podendo ser um complemento ou substituindo o vestibular nessas instituições.

edital-enem-2017

Resultado Enem 2016. Imagem:divulgação

As provas do ENEM 2016 foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Os participantes que desejam levar o caderno de questões da prova devem aguardar em sala até os últimos 30 minutos de prova. Antes disso, o aluno não pode levar o caderno para casa.

Os gabaritos das provas são divulgados na página no Inep, através do link: http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do ENEM, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os resultados finais individuais podem ser consultados através da Página do Participante mediante o número de inscrição ou CPF e senha. Os resultados vão estar disponíveis no portal a partir do dia 19 de janeiro de 2017.

FIES inscrições 2017

A seguir vamos explicar o passo a passo para solicitar o financiamento:

  • Inscrição no Sistema de Seleção do FIES: Acesse o Sistema de Seleção do Fies e preencha os dados solicitados. Num primeiro momento é preciso o CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e cadastrar uma senha que dará acesso ao sistema. Após informar estes dados, o candidato receberá um e-mail para completar a sua inscrição com informações pessoais, do curso e da instituição.
  • Se pré-selecionado o estudante deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição no prazo de 5 dias corridos da divulgação.
  • Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), junto a instituição e ensino no prazo de 10 dias corridos.
  • Após a validação, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES para formalizar a contratação do financiamento.

Acesse e saiba mais informações: Primeiro semestre Prouni 2017

Primeiro semestre FIES 2017

As inscrições para o primeiro semestre de 2017 do programa serão realizadas exclusivamente pela internet, através da página do Sistema de Seleção, através do link: http://fiesselecao.mec.gov.br.

fies-2017

FIES 2017. Imagem:divulgação

Para aqueles que desejam solicitar o financiamento é preciso preencher alguns pré-requisitos, como por exemplo: ter realizado a prova do ENEM a partir de 2010; é preciso ter alcançado a nota média, igual ou superior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação; por fim, o candidato deverá comprovar rendar familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

Nota de corte FIES 2017

A nota de corte do FIES normalmente é liberada no final do mês de janeiro. É através da média do ENEM que os alunos disputam os financiamentos. Ou seja, quanto mais a nota do ENEM, maior a chance de conseguir se cadastrar no programa. A nota de corte é a nota mínima necessária para conseguir aprovação em processo seletivo, neste caso no programa de financiamento.

Acesse e saiba mais informações: Aditamento FIES 2017 – Veja como fazer!

Lista FIES 2017

Ao final do processo seletivo a lista dos aprovados será divulgada no site do FIES. Cada candidato poderá acessar a página do participante e verificar se foi aprovado ou não no programa. Será realizada apenas uma chamada.

Os estudantes que não forem selecionados na chamada única do processo, poderão participar da Lista de Espera do Fies 2017, onde serão disponibilizadas as vagas eventualmente não ocupadas, sendo disponibilizadas para os próximos da lista.

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]