1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (287.393 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

15 Possíveis temas para a Redação do ENEM 2017

As expectativas para o Enem 2017 é que um número maior de candidatos se inscrevam para fazer a prova, isso porque é provável que para esse ano um número maior de universidades utilizem a nota do Enem como forma de ingresso no curso.

Através do Enem é possível utilizar a nota em diversos programas educacionais do governo ou programas particulares onde as instituições de ensino fazem uma seleção com os alunos que tiveram nota maiores no ENEM.

Veja nossas dicas:

Como Funciona a Prova de Redação Enem

A redação do Enem deverá possuir a estrutura dissertativa – argumentativa, ter um máximo de 30 linhas e texto coerente.

Para a prova de redação é estipulado o tempo médio de 01 hora e 30 minutos. Os temas da redação são sempre temas atuais, que estão sendo comentados e que são relevantes para a sociedade brasileira.

Por isso é muito importante o aluno, além de ter estudado e estar bem preparado para as provas objetivas, também estar informado de tudo que acontece no país.

Para auxiliar os alunos, há anexado na prova dois textos de apoio, afim de que o aluno disserte sua argumentação a partir da estrutura proposta.

Dica de Curso de Redação do ENEM

Você está estudando para o Enem e está com dúvidas sobre como fazer a redação para tirar uma boa nota? Temos uma dica de curso para redação do ENEM que vai te ajudar muito.

Você sabia que em 2014 aconteceram mais de 500 mil redações zeradas? Por esse motivo você deve estudar muito e ler muito sobre tudo que está acontecendo no País e no Mundo, para ficar atualizado(a) e ir bem na Redação que é 20% da nota do ENEM. Assista a uma aula completa com um guia EXCLUSIVO para você construir a sua redação para o Enem:

aula grátis de redação do Enem

Para quem não sabe o que fazer para estudar para o ENEM e não tem material de estudos e nem orientação de como estudar, é importante pedir ajuda. Nada melhor do que ser ajudado por que já passou na prova e foi muito bem nos vestibulares!

Veja abaixo algumas opções e dicas para te ajudar a passar no ENEM 2017.

Temas de redação do Enem 2017

Para o Enem 2017 é bom começar a estudar e a focar na redação. São muitas as possibilidades de temas de redação para o Enem 2017 e resolvemos listar para te ajudar a estudar para esse tipo de teste.

Vídeo: Como escrever uma boa Redação para o ENEM em 3 passos

Leia muito sobre estes, e outros assuntos. Busque informações em jornais, revistas e portais na internet. É super importante estar atualizado, pois os temas são assuntos vividos pela nossa sociedade.

15 Possíveis Temas para Redação Enem 2017 (Atualizados)

Limites entre estética e saúde

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima. Na aula a seguir, a professora Débora Marasca explica o tema com um esquema exclusivo para elaborar sua redação e ainda fala sobre outros possíveis temas para a redação 2016:

aula de redação

Conceito de família no século XXI

O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.

Escândalo e corrupção na FIFA

Nos últimos meses a mídia noticiou sobre a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e os esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atendo a isso!

Corrupção na Petrobras

Apesar de estar na mídia, é menos provável mas perfeitamente possível cair este tema na redação do ENEM. Foi a notícia de início de toda a polêmica crise no Brasil e é um tema muito quente, que figura todos os dias na mídia.

PEC das Domésticas

No ano em que a CLT completa 70 anos, foi aprovada a PEC das domésticas que entre outras coisas garante horas extras e Adicional Noturno para estes trabalhadores. Um tema bastante polêmico. De um lado os patrões que precisam dos serviços mas não tem como pagar a mais para as trabalhadores e outro as domésticas que necessitam de mais direitos.

Posso dizer que neste caso temos que ter alguma exceção na LEI, pois as domésticas não prestam um serviço com fins lucrativos com um funcionário em uma loja, por exemplo, por isso acredito que deveria se pagar menos de encargos para estes profissionais. mas isso é assunto para muita conversa. Vale a pena ler um pouco sobre o assunto e ficar por dentro, pois pode ser um possível tema de redação do ENEM.

Mais Médicos

Não é de hoje que este assunto está na mídia. É o governo tentando tapar o sol com a peneira, trazendo mais médicos de outros países, pagando valores absurdos e não dando as condições de trabalho.

Fazendo uma comparação muito básica, é como trazer mais pedreiros e não dar a eles cimento, areia e tijolos para construir as paredes. É isso que nosso governo faz trazendo médicos estrangeiros, e os colocando em hospitais ou postos sem estrutura para atender a população!

Novos Modelos de Educação no Brasil

O Brasil possui em pauta novos modelos de educação no século XXI. Tudo isto se deve as novas tecnologias e acessos à educação e informação, muito mais fáceis de encontrar no mundo web. Tudo isto está retratado no polêmico documentário “Quando sinto que já sei”.

Zica Vírus e Microcefalia

O tema Zica Vírus e Microcefalia também pode ser tema na redação do Enem 2017. O Zica Vírus é um tema que mobilizou a sociedade brasileira, por ser um dos principais indicadores da causa dos casos de Microcefalia no país. Assista o vídeo da professora Débora Marasca sobre o tema:

Transito em grandes metrópoles

As metrópoles têm visto o trânsito piorar a cada dia e com o passar dos anos os problemas só aumentam.  Veja alguns pontos podem ser abordados nessa temática: transporte público, greves, o preço da passagem, o passe livre para estudantes, faixa exclusiva para o transporte coletivo, ciclovias, poluição sonora, transporte público individual, os aplicativos para contratação de transporte, a quantidade de carros nas estradas, a infraestrutura viabilizada pelo governo.

Liberdade de Expressão e Mídia

Este tema se torna cada dia mais comentado, devido a popularização da internet, as formas de expressão e de liberdade de imprensa tem sido muito discutidas, principalmente após o ataque terrorista à revista francesa Charlie Hebdo. Os limites entre liberdade de expressão e respeito também podem ser abordadas.

Desigualdade Étnica e de Gênero

O Brasil é um dos países mais desiguais, em muitos aspectos, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo.

Ativismo em Redes Sociais

As redes sociais têm sido usadas para marcar protestos, para questionar projetos de leis polêmicos e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa é uma nova forma de participação política.

Voluntariado e Transformações Sociais

Hoje em dia o pensamento de voluntariado como assistencial já não faz mais tanto sentido, a mudança tem sido em relação a uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários.

Todos os Temas para Redação Enem 2017

Os temas utilizados na redação Enem são sempre assuntos que estão mobilizando a sociedade brasileira. Estes assuntos são debatidos ao longo do ano e a mídia traz muita informação sobre eles. Confira abaixo uma lista de possíveis temas para a redação Enem 2017.

Crise energética

O Brasil registrou em janeiros os 10 maiores picos de consumo de energia da história do Brasil onde em fevereiro acontecerem apagões em 10 estados brasileiros. Com estes apagões que acorrem desde 2013 o Brasil acaba sofrendo problemas diversos na economia. Vale dar uma lida nestes assuntos e se aprofundar um pouco.

Água e crise no sistema hídrico

Não preciso comentar muita coisa sobre isso. É só ligar a TV, ler os jornais ou acessar algum site de notícias para se informar sobre esse assunto. Com certeza um ótimo tema para você ler um pouco e se informar. Assuntos relacionados a esse tema também podem vir a tona.

 

50 anos do golpe militar

A ação que acarretou mais de 20 anos de regime militar, também está sendo muito comentado entre os veículos de comunicação e alguns professores acreditam que este tema possa entrar como tema da Redação do nem 2015.

A saúde pública brasileira na UTI

Depois de medidas para a melhora da saúde pública via o programa Mais Médicos. Alguns médicos cubanos foram embora do país ao descobrirem que recebiam menos que os demais profissionais que aqui estão ocupando cargos similares, graças a um acordo feito com o governo de Cuba.

A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea

Esse assunto é bem aberto e recorrente, podendo ser algo bom para s tema da redação do Enem 2015.

A questão do transporte urbano no Brasil

Devido as muitas denuncias sobre o caos do transporte público do Brasil, esse assunto pode ser acionado nas próximas redações do Enem.

Movimentos Sociais

Como aconteceu em 2014 na copa, diversos protestos e movimentos sociais movimentaram o pais. EM 2015 com todos os aumentos em diversos setores da economia, esses movimentos sociais tendem a aumentar. Acredito que possa ser o tema da redação do Enem 2017.

Álcool e direção: combinação fatal

O tema é bom, ainda mais para ser tratado por jovens, que são a maioria na execução dos testes do Enem.

Casamento gay

O casamento gay sempre está em pauta e ganha cada vez mais força para ser tema da redação do Enem 2015. Especialmente agora que saiu na mídia toda a polêmica sobre a propaganda do Boticário e o casal gay na Novela. Eu colocaria esse como o principal assunto para a redação do ENEM.

Juntando com a aprovação de casamento Gay nos EUA, continua sento um Tema Muito Forte!

O petróleo do pré-sal brasileiro

Devido as polêmicas relacionada ao assunto esse tema que tem peso político pode ser acionado na redação do Enem 2015.

A lei de cotas nas universidades

Saber o que as pessoas acham sobre as cotas em universidades também pode ser tema para redação do Enem.

Redução da maioridade penal

Devido ao grande debate sobre o assunto nos últimos meses, o projeto proposto pela Câmara Federal para a redução da maioridade penal, pode ser tema de redação do Enem 2016. Aliado aos debates que estamos vendo quase que semanalmente e por ser um tema muito controverso, acreditamos ser possível cair sobre este tema na redação do ENEM 2016. Assista a aula de redação em que a professora Débora Marasca explica um esquema exclusivo sobre o tema redução da maioridade penal:

aula grátis de redação do Enem

Justiça com as próprias mãos

Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

Dificuldade para estudar e se Concentrar?

Vídeo te mostra o real motivo do porque você não consegue estudar e se concentrar corretamente. Você estuda, estuda, estuda e na hora da prova dá um branco? Pois é esse vídeo vai te mostrar o porque isso acontece. Assista Agora!

Outros Temas Possíveis Redação ENEM 2017

Um tema que está muito em alta no país neste momento é POLÍTICA e a relação de divisão do país. É possível o tema da Redação do ENEM deste ano ter alguma relação a este momento político que o pais está vivendo, visto que este ano o país passou por eleições presidenciais.

A Copa do Mundo também poderá ser tema da redação, como os legados da copa para a economia e também a imagem brasileira no exterior.

CRISE, não tem como não prestar atenção neste tema. Depois de muitos anos com crescimentos excelentes a economia do país está de mal a pior. Aumentos em todas as áreas e a perda do poder de compra da população pode ser um tema também, mas acho menos provável.

Redação do ENEM 2017 pede bons argumentos

O Enem 2017assim como os anteriores, pedem que as pessoas tenham uma boa argumentação. Por isso, pesquise muito bem os assuntos apontados como possíveis para o Enem 2017, leia jornais e assista televisão sempre, para ficar por dentro dos assuntos que possam cair no Enem 2017.

simulado Enem

Curso de redação do Enem. Imagem:divulgação

Lista de todos os temas de Redação do ENEM de 1998 a 2014:

Preparamos uma lista completa dos temas que já caíram na Redação do ENEM nas edições anteriores. Uma dica e você escrever alguns dos temas que já caíram e mostrar para seu professor, assim terá muitas informações úteis para se sair bem na Redação do ENEM 2017.

1998 – “Viver e aprender”
1999 – “Cidadania e participação social”
2000 – “Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?”
2001 – ““Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”
2002 – “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”
2003 – “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”
2004 – “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”
2005 – “Trabalho infantil no Brasil”
2006 – “O Poder de Transformação da Leitura”
2007 – “O Desafio de se Conviver com a Diferença”
2008 – “Como preservar a floresta Amazônica”
2009 – “O indivíduo frente à ética nacional”
2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana”
2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
2012 – “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
2013 – “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
2015 – “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”

Acompanhe as dicas que estamos compartilhando sobre o ENEM 2017. Assim que estiver liberado vamos criar uma matéria específica sobre o Gabarito do Enem 2015, acompanhe o blog e curta as páginas no Facebook para não perder nenhuma atualização.

Conheça a história da Amanda

Me chamo Amanda, tenho 21 anos e sou estudante. Eu e cometi um erro imperdoável no ENEM!

Sempre fui uma aluna dedicada, esforçada e passei todo o meu terceiro ano do ensino médio estudando para o ENEM. Estudei de tudo, Geografia, História, Química, Física, Biologia… Matemática e Português não preciso nem falar, sei todas as fórmulas e regras na ponta da língua! Uma aluna perfeita, não é? Não mesmo! Eu cometi um erro imperdoável, e tudo porque não tive nenhuma orientação.

Isto, os cursinhos, as escolas, ninguém te conta. Eles investem em outras matérias e esquecem do fundamental. Mas eu não quero que outros alunos cometam o mesmo erro que eu. Erro que me fez “perder” um ano inteirinho.

Fiz uma excelente prova, acertei 70% das questões (algo em torno de 130 questões). Acreditei que teria a aprovação garantida. Até que em Janeiro, recebi o resultado: ZERADA na prova do Enem. Não acreditei. O que havia acontecido? O que nunca ninguém me contou! A Redação do ENEM era eliminatória! Nenhum cursinho me deu a base para tirar uma nota boa na Redação. E eu perdi um ano inteiro da minha vida!

Graças a minha amiga Maria Claudia, descobri que existe uma forma de conseguir focar no que realmente importa: A Redação do Enem. Isto me abriu os horizontes e me ajudou a ser uma aluna nota mil no Enem, um ano depois do meu “desastre”. Aprendi que zerar a Redação, não não significa incompetência. Redação é pura técnica, e foi aprendendo a nominar estas técnicas que depois de perder um ano, tentei novamente e fui aprovada!

Vamos compartilhar, divulgar para os amigos, esta melhor maneira de ser aprovado no ENEM! Não vamos deixar outros alunos serem reprovados e perderem um ano, assim como perdi!

Recomendados para você:

113 Comentários

  1. thaía disse:

    acho que a redução da maioridade penal seria de fato um tema ótimo, pois engloba de certa forma os jovens do nosso Brasil e sem dúvidas é um ótimo tema. eu gosto e eu apoio a redução!!!!!!!!

  2. jansley maiane disse:

    A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea, é um bom tema para 2015, porém possuem Justiça com as próprias mãos, A saúde pública brasileira na UTI e a Álcool e direção: combinação fatal, que em minha opinião seria um bom assunto mas seria melhor saber de mais temas ate por que todos esses temas o jornal mostra todos os dias.

  3. jessica disse:

    Acho que pode cair também sobre o atentado que ouve lá na França do charli

    • Sidney disse:

      Boa noite Jéssica.
      Eu também ficaria com um tema parecido com seu. A “intolerância religiosa”. Na França os fundamentalistas islâmicos atacara a revista que publicaram charges sobre Maomé. Aqui no Brasil, fundamentalistas cristãos atacaram uma família que saia de um centro de candomblé ou umbanda, não me lembro direito. Será que o mundo não está mais intolerante? Não apenas no aspecto religioso, mas também nas opções sexuais?

  4. Vanessa Brito disse:

    Ao acompanhar os noticiários,particularmente um assunto que acredito que será tratado no Enem será “o terrorismo no mundo”. Á depender claro de como estará seu andamento daqui para as provas deste ano. Isso porque, estamos vivenciando – como espectadores – de certo modo, uma espécie de “nazismo atual” ,nos países onde está havendo esse tipo de ação.

  5. Isabela disse:

    Creio que Política e Petrobras! Temas muitos questionados hojê em dia! Mas tambem pode cair sobre séculos passados!

  6. tiago disse:

    qual e o assunto do da redação de 2015?

  7. Fabio disse:

    Quais os possíveis temas para a redação do ENEM de 2015?E quais os assuntos para a parte da matemática?

  8. Fabio disse:

    qual é foi o tema da redação do enem de 2014?

  9. jayne disse:

    acho que um dos assuntos que pode cair na redação é essa operação lava jato..

  10. Hanna disse:

    Eu acho que pode cair racismo gente!!

  11. izabel disse:

    E possivel cada um desses assuntos cairem, mas o negocio e estudar um pouco de cada e se manter informado de tudo que ta acontecendo lendo e vendo jornais,assim pode ter mas chances de se dar bem no enem e conseguir a tão desejava nota 1000.
    boa sorte a todos!

  12. victoria disse:

    eu penso que um tema bom para o ENEM 2015; É sobre: As drogas estão destruíndo e matando os jovens.

  13. Joao Neto disse:

    O tema desse ano pode ser surpreendente!!

  14. Isabel disse:

    Espero que o tema seja :

    Água e crise no sistema hídrico.Mas nem sempre é o que esperamos.

  15. felipe disse:

    na minha opinião eu acho que seria “O petróleo do pré-sal brasileiro”, porque ta tendo muitas criticas e a mídia ta em cima disso, então pode ser que seja também

  16. Vitória Silara disse:

    Amei o site! vou está acompanhando sempre!

  17. Wagneer disse:

    tomara que cair CASAMENTO GAY , pois esse “TEMA” vai ser um dos mais falado porque ainda existe muito preconceito , muitas pessoas que não são a favor ,existe muita gente que acha que uma pessoa gay, lésbica , bi são pessoa ruim ,pessoa doentes , acham que são aberração .Essas pessoa que acham isso , estão muito encanadas , são apenas pessoa normais que dever ser feliz igual a qualquer um , somos todos iguais !!!!!

  18. thalia disse:

    acho que os melhores temas são: “justiça com as prórias mãos” e “redução da maioridade penal” 🙂

  19. thales disse:

    a redacao do enem 2015 pode cair nas questoes sobre o mundo comtidiano tipo ex:curupcao no brasil sobre a petobras etc hei o melhor tema que pode ser debatido e da redacao do enem este ano e(reducao da maioridade penal) vamo que vamo porquee hoje no brasil uma faculdade no brasil nao e qualquer pessoa que tem codicoes para pagar uma boa falculdade tambem esso estudar pesssoal boa sorte a todos tamo junmto

  20. igor disse:

    enfim, na minha opnião o tema ” Redução da maioridade penal ” seria uma dahora!

  21. Jessica Dias disse:

    Muito bom os temas que foram Colorados para temos uma ideias do que vai cair na prova desse ano.
    Principalmente a crise hidralica, o movimento social e a redução de maioridade penal

  22. SHIRLEY disse:

    O IMPORTANTE MESMO E ESTAR PRONTO PARA QUALQUER TEMA E ESPECULAR NÃO VAI LEVAR-NO A LUGAR NENHUM!! SE GARANTAM ESTUDANDO! PRATICANDO UMA BOA LEITURA E UMA OBSERVAÇÃO GERAL COM OLHAR CRÍTICO SOBRE TUDO QUE ACONTECEU E ESTAR ACONTECENDO NO MUNDO EM GERAL!!

  23. jose moura bezerra disse:

    Acho que todos os temas podem sim cair indepedênte de ja ter caido ou nao e este tema de gays de forma geral e sim muito discutido no brasil de norte a sul e de leste a oeste ate mesmo nas regiões mais distantes., Agora eu em particular prefiro a redução da idade penal pra que surjam novas ideia

  24. Thaina disse:

    casamento gay seria uma boa…um tema muito abordado ultimamente ,e principalmente pela midia…pois esse assunto envolve principalmente jovens diversos

  25. Acredito que deva cair algo em discursão na sociedade ou seja algo que interesse a todos.

  26. Ivan disse:

    sem duvida sera , algo voltado para a questao da democracia tipo estamos totalmente dentro de um sistema democratico, impunidade. gasto publico como controlar e como gastar!
    na realidade sao n coisa de devemos supor mas temas filosofico tem suas pretencoes

  27. gabriella disse:

    ótimos temas e bem polêmicos.

  28. joicy ferraz disse:

    gosteis de alguns temas, não sabemos qual vai cair, mas temos que lermos um pouquinhos de cada, temos que termos informações de tudo um pouco.

  29. Gessica disse:

    Os temas como sempre estão chatos. Sinto do fundo do meu coração que não serão nem um dos citados acima… Concordo com alguns que não irar cair algum tema politico, corrupção e crise econômica. Sempre fico na expectativa do tema do enem…

  30. jaque disse:

    Também acho que não vá cair sobre politica e religião, mais nunca se sabe, o que temos que fazer é
    ficar antenados nos acontecimentos ao nosso redor e esperar.

  31. Vitor Matheus disse:

    Nenhum tema que pode envolver críticas ao governo brasileiro cairá no Enem. Agora temas que envolver o meio social, cultural é outros sim, primeiramente porque o Enem e criado pelo governo, como que ele vai aprovar um assunto que criticará o mesmo ? Então temas como (Corrupção) (Operação lava-jato) E outros que envolvem a política tem pequenas chances de vim como tema de uma prova que será feita por milhões de brasileiros.

  32. Jéssica disse:

    Estudem todos os temas, Enem sempre nos surpreende na hora da redação.

  33. Ivanilson disse:

    O enem è uma caixinha de surpresas numca se sabe o que há de vir como tema, por isso o lance é ficar ligado em tudo ao nosso redor e o que está acontecendo na atualidade e claro ficar bem informado isso será porta para o futuro!

  34. Flaviana disse:

    Acho que o tema deste ano sera a politica no Brasil, ou algo sobre mudanças nos direitos trabalhistas, fiquem atentos.

  35. Igor disse:

    É importante ressaltar que o enem é uma prova que é chefiada pelo MEC, ou seja, parte do governo, por conseguinte muito difícil cair temas relacionados à corrupção ou que tendenciem à fuga dos direitos humanos como : “Justiça com as próprias mãos” , ” Casamento homossexual”. No entanto é interessante, nós estudantes, elaborarmos redações acerca desses temas pois nos dará uma maior visão de mundo.
    Bons Estudos

  36. Jairio disse:

    Não é novidade que os temas do enem abordam questões sociais e que gerem um interesse coletivo.
    Mas vale ressaltar que todos os temas já cobrados, não foram demasiadamente comentados, nos seus respectivos anos.
    Optem pelos temas de ordem social que são menos visados! Estudem! E boa sorte!

  37. João Pedro Souza disse:

    O tema desse ano vai falar sobre a bomba nuclear que foi jogada em 2 cidades de Japão. se liga na dica.

  38. sandro disse:

    Dai pessoal,o governo nunca vai admitir que passamos por uma crise hídrica.muito menos transporte urbano,corrupção nem pensar!uma boa dica seria golpe militar.

  39. silvia disse:

    nunca sabemos qual tema ira cair no enem;por esse motivo e muito importante que estudamos o possivel para que alcansemos uma boa nota e nao zerarmos a redaçao.

  40. Thaís disse:

    Ninguém sabe o vai cair será uma surpresa misturado com nervoso ao virar a página da apostila,por isso devemos estar sempre informados sobre tudo o que acontece no mundo desde o começo do ano até agora,que possamos ter uma boa prova e que conseguimos nossa vaga na universidade que desejamos entrar,Bjs até Outubro mês lindo!

  41. Vitória disse:

    Esses temas de corrupção e coisas haver com o governo não vai cair! Vamos ser realistas! O governo não vai querer que eles sejam cassetiados pela sociedade brasileira em uma redação.

  42. Jazz disse:

    Eu apostaria em Novos Modelos de Educação no Brasil. Ano passado caiu sobre a propaganda e eu estudei bastante sobre tudo que estava acontecendo no Brasil e no mundo e nao me deparei com esse assunto em momento algum. O enem ultimamente está me surpreendendo nos temas.

  43. grazi disse:

    Seria legal se esse ano fosse estética seria um assunto bem legal e que estou bem por dentro acharia ótimo.

  44. Icaro Lima disse:

    Creio que vai cair o caso da Petrobras sobre Passadena, é algo recente, e teve abrangência não só no Brasil mais no mundo inteiro.
    Mas não é provável pode-se cair qualquer um desses temas eles surpreenderam todo mundo no ano passado .

  45. Thaila disse:

    as dicas são boas,mas estou cm muito medo de fazer essa redação

  46. Ane disse:

    Todos os temas são prováveis, porém, em minha opinião não irá cair nada que afronte o governo. Mas devemos estar informados sobre todos os temas. Uma boa prova e um bom desempenho, que nós possamos alcançar a nossa meta.

  47. lukian disse:

    eu acho que não vai cair nada desses temas, eles procuram surpreender as pessoas com temas que ninguém sonhava em ver assim como temas dos enem passado

  48. Débora disse:

    Gente esquecem temas mto obvios e de outros paises, pq pensa comigo como desenvolveremos soluçoes para outros paises em questao? Agora eu apostaria na Maioridade Penal, e um que talvez nao é comentado mas poderia ser sobre os Indigenas, alguma coisa envolvida a eles…

  49. Fernando disse:

    Pelo que venho observando, os temas que realmente terão destaque nessa edição do Enem, será, sobre: A política e todos os assuntos que abrangem essa área: Limites entre estética e saúde:Sobre Conceitos de famílias do século XXI: Corrupção na FIFA: E sobre a redução da maioridade penal: E sobre casamento GAY. Com certeza esse serão os temas mais citados tanto na Redação, quanto em questão da prova.

  50. Caroline disse:

    Temos q ler e nos manter informado pq sem dúvida o assunto será o que as pessoas menos espera, que nem a do ano passado.

  51. anderson clayton disse:

    Um tema possível é a acessibilidade dos deficientes, no transporte, restaurantes, lugares públicos em geral

  52. Cristina disse:

    Nunca caíra algo sobre oo governo eles nunca irão derrubar eles mesmo.

  53. Beatriz disse:

    “casamento gay” ou sobre a falta de Água seria ótimo.

  54. tamiris disse:

    creio eu que ira cair sobre casamento gay .

  55. jonas vieira disse:

    acredito que vai cair sobre acrise brasileira e junto vem a corrupção.

  56. Mateus disse:

    Com esses erros ortográficos fica complicado de fazer uma boa redação mesmo sabendo tudo sobre o tema.
    Vamos ter mais atenção ai na ortografia galera!

  57. marciel costa disse:

    na minha opinião,acho q a causa hidrica vai ser umas das mas fortes pra ser tema da redacao

  58. marciel costa disse:

    acho que o tema da redacao um dos fortes mesmo é sobre
    imigrante ….tipo sobre a siria

  59. Nicoly Chaves disse:

    Pouco provável que caia algo sobre politica. O jeito é ficar informado sobre tudo que acontece no mundo todo, mas mesmo assim é difícil, as vezes cai uns temas que muitos não estão informados, algo que o pessoal não da muito crédito. Acho difícil cair algo que é sempre falado na mídia…mas vamos torcer, vai que esse ano é diferente rsrs

  60. Isadora Kelly disse:

    Esses temas são bons para fazer uma redação. Acredito que também o tema Criminalidade no Brasil seja uns dos temas que poderá cair na redação.

  61. Helen de Oliveira disse:

    Sem dúvida, todos os temas citados são ótimos! Acredito que independentemente do tema abordado teremos que saber organizar um texto coerente, de acordo com as exigências.
    Particularmente gostaria que o tema deste ano fosse “A redução da maioridade penal”, assunto polêmico que causa controvérsias. Contudo, há grandes possibilidades de que não seja esse o tema do Enem 2015.

    Boa sorte a todos!

  62. Pedro disse:

    Corrupção na fifa!!!

  63. Clara disse:

    Tem alguns temas que concordo, mas não aprenderam ainda que em uma prova feita pelo governo, nunca irá cair temas como currupção,fracasso de empresas publicas etc, nada que possa defamar ainda mais o governo, todo ano niguem acerta,porque são temas que não sao o boom da mídia. Alcool e direção? Ja teve o tema lei seca, porque teria algo quase igual de novo? Deveria ter uma pesquisa mais profunda em relação a esses temas.

  64. sormano disse:

    acho que a críse hidrica seria um bom tema, pois estar na realidade

  65. Jerônimo de Morais disse:

    Um dos possíveis temas de redação este ano pode ser ¨Ensino à Distância¨. imagino que essa é uma área da educação que vem crescendo no brasil, tornando possível fazer uma graduação ou um curso técnico de uma forma que não é a convencional, ou seja, sem a obrigação de está frequentando uma sala de aula em um espaço físico, e o melhor, o aluno é quem faz seu horário para estudar.

  66. Flavio santos disse:

    Topado agora e só sarrebentar na redação

  67. VANESSA disse:

    Gente, Nunca que irá cair algo que fala mal do governo, NUNCA! o Enem engradece muito o País, temas como corrupção, lavagem de dinheiro e sistema de saúde estão descartados!
    procure temas que envolva a população, que o povo brasileiro faz, vem sentindo com certas situação, oq o povo deve fazer.
    O tema será baseado em algo corriqueiro.
    nada negativamente sobre o governo irá cair!

  68. Karollayne disse:

    Eu acho que pode ser sobre a pec das domesticas pois é um assunto bem complicado e tem bastante pegadinhas,como foi a de 2013 “Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil” porque não foi no Brasil,só em alguns estados. Mas também acho que possa ser sobre algo que mal ouvimos falar nos telejornais pois assim foi o tema do ano passado. Algo em que as pessoas estavam meio perdidas. Acho que todos os temas,tirando o casamento Gay que eu achei bem direto,poderão cair. Foi uma ótima seleção. O site está de parabéns. Gostei bastante do conteúdo.

  69. Jucelândia disse:

    eu acho que o tema ” Mais Medicos” é um assunto muito bom, porém o tema ” Agua e crise no sistema hidrico” pode cair tambem.

  70. joao disse:

    Nao caíra atualidades isso é mentira pois as questoes sao elaboradase a redacao tbm a tres anos atras

  71. Aline disse:

    Na minha concepção, um tema q não cairia é o ”casamento gay” .. tá certo que é um tema muito discutido, mais esse tema também aborda muitas polemicas

  72. Marcos Vinicius disse:

    Galera, deem uma revisada no que diz respeito a imigracao… varios professores meus estao apostando que pode ser
    Boa sorte para todos!

  73. Maria de Fátima disse:

    Maioridade penal,eu acho que pode ser possível cair esse tema!

  74. Mateus Lima disse:

    Daí vc se depara com um tema nada haver que está ligado a esportes… Seria bom se caisse sobre Liberdade de expressao :3. Ou algo relacionado ao meio ambiente.

  75. celio disse:

    tomara que caia sobre casamento gay,isso daria para englobar conceito família ,influência infantil.respeito ao próximo .se é doença ou não ,

  76. Roger Silva disse:

    E O TEMA DESSE ANO FOI?
    “A Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
    Tipo li tudo isso inutilmente

  77. prof. André disse:

    A maioria dos alunos supervaloriza a questão do tema. A dica é focar-se em escrever bem, aprender as estruturas linguísticas, aumentar seu vocabulário, aprender a estrutura do parágrafo, expandir seu conhecimento de mundo, e tantas outras coisas necessárias para escrever uma boa redação.

    O tema, acreditem, é a parte menos importante 🙂

    Bons estudos a todos!

  78. Fernando disse:

    obrigado por compartilhar essas dicas, são muito importantes para que está buscando conhecimento

  79. italo lopes borges disse:

    o racismo e cegueira humana

  80. italo lopes borges disse:

    o racismo e uma dcegueira humana

  81. Pedro Mourão disse:

    Tenho quase certeza de que o tema que irá cair no Enem esse ano será os “atentados terroristas”.

  82. há final o que pretende fazer,o e-mail sempre com problema

  83. Ernandes disse:

    Vejo que muitos aqui se enganam: esqueçam temas políticos. Isso não será cobrado. Pode-se até manter-se atualizado sobre o que anda acontecendo no mundo político, mas a única probabilidade de que caia algo sobre esse tema é no que se refere a suas implicações na cidadania e nos direitos sociais. No mais, duvido…

    • vanusa disse:

      crise no nosso pais, não temos mas recurso pessoas sofrendo passando fomo e deputados recebendo uma fortuna só para sentar na cadeira da casa branca

  84. Karla Santana disse:

    Ótimo site! Amei ver cada tema que estão bem esposto no nosso país é na minha opinião um temo atima que cairia na redação do Enem 2016 é: A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea. É um assunto muito visível em nosso pais.

  85. Isabella disse:

    queria saber se a apostila eu receberei em casa se pagar os 47,00 reais ou está disponível só para download??

  86. Sem duvida que todos os temas são importantes,mais pensei em um tema que aborda questões sobre o uniforme escolar, muito discutida pelo adolecente e muito divulgada pelo meios de comunicação, álem de envolver toda a sociedade nessa questão..

  87. pio disse:

    acho que vai ser a falta de agua

  88. Jessica disse:

    estudei 3 temas
    Saúde pública
    Desastres ambientais
    Terrorísmo e os refugiados

    Se não for nenhum ,me ferrei

  89. anthonyo guimaraes disse:

    por muitas observações e conhecimentos adqueridos,acredito que seja.corrupção na política.

Comente (será moderado)

[Grátis]
[Grátis]