/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.874.783 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Possíveis temas de redação do Enem 2017

Esperado por muitos jovens, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que ocorre uma vez ao ano, normalmente no final do ano, testando o conhecimento dos jovens que saem do Ensino Médio em busca de uma vaga nas universidades no Brasil.

A prova é composta por perguntas de diversas disciplinas (provas de Matemática e suas Tecnologias, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias) e também de uma Redação, etapa vista como aquela com maior peso na nota final do candidato.

A redação é muito importante porque, caso o candidato fuja do tema proposto, ele pode tirar zero na redação e ser excluído do exame, por falta de atenção ao que realmente foi pedido, o tema previamente proposto pelo Enem 2017.

Tema da redação do Enem 2017

Os alunos que estudam para a redação do Enem se preocupam com redigir textos, dissertativos-argumentativos, por exemplo, além das regras básicas para redigir um bom texto.  Todos os anos, professores tentam adivinhar o tema da Redação ENEM 2017, e, embora haja muitos palpites, ninguém verdadeiramente sabe qual será o próximo tema da redação do exame.

redacao-enem

Redação Enem 2017. Imagem: divulgação

Em geral, os temas da redação do Enem abordam notícias políticas, desenvolvimento, problemas sociais, questões ambientais e outras temáticas atuais. Por isso, os professores indicam que os alunos assistam a telejornais, leiam o jornal impresso da cidade, vejam revistas e conversem sobre tudo que há de novo.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

Enem 2017

Para a redação do Enem, há uma expectativa que alguns temas apareçam na prova, por terem estado em evidência durante algum tema, seja no cenário local ou nacional e até internacional. Confira alguns dos possíveis temas que podem aparecer na sua prova de Redação ENEM 2017.

  1. Inclusão Digital;
  2. Sustentabilidade;
  3. Doenças virais e casos de saúde pública;
  4. Maioridade penal;
  5. Mudanças climáticas;
  6. Crise Política;
  7. Sistema Prisional Brasileiro;
  8. Segurança da informação x Segurança nacional;
  9. Relação entre globalização e mudanças climáticas;
  10. Avanço em pesquisas científicas.
redacao-enem-2017

Redação Enem 2017. Imagem:divulgação

Em geral, os temas propostos pelo Enem têm uma particularidade, eles visam a resolução de um problema, por essa razão, se pede que cada candidato faça uma proposta de solução na sua redação dissertativa-argumentativa.

Por isso é tão importante ter conhecimento do tema, saber do que se trata e ter base para argumentar soluções para os problemas levantados. Caso contrário, a redação ficará pobre de ideias e não receberá uma boa nota.

Como se dar bem na redação do Enem 2017

Para ficar seguro de que sua redação será bem escrita, contendo informações importantes e relevantes, com ideias concretas, você precisa saber desenvolver a temática pedida. Por isso, leia bastante sobre o assunto e, em casa, escreva um rascunho de uma redação do Enem, sobre alguns dos temas citados acima. Isso ajudará você a ter argumentos e conseguir desenvolver o tema durante a sua prova de redação do Enem.

As regras básicas para escrever uma boa redação no Enem incluem: não ultrapassar o número de 30 linhas para o texto e desenvolver um texto que contenha introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.


redacao-enem-2017

Redação Enem 2017. Imagem:divulgação

É importante que o candidato saiba que os temas sugeridos por professores como promissores na prova de redação do Enem são na verdade hipóteses, mediante conhecimento que eles possuem do exame.

É inteligente que o candidato não exclua outras opções de temas que podem ser tratados na prova de redação do Enem 2017. É importante que todo aluno esteja bem preparado e informado sobre os vários assuntos pautados pela mídia tradicional e também nas rodas de conversa da sociedade vigente.

Acesse e saiba mais informações: Gabarito Enem 2016: Confira o Resultado

Competências cobradas na Redação Enem 2017

A contagem dos pontos na prova do Enem ocorre por medição das competências da redação do Enem 2017, que têm a pontuação de 200 pontos, e soma, no final, as 5 competências 1.000 pontos. Esta é, inclusive, a nota máxima que o candidato pode tirar na redação do Enem.

redacao-enem-2017

Redação Enem 2017. Imagem:divulgação

É imprescindível que o aluno atente para as 5 competências que serão exigidas na prova, são elas: respeitar a norma culta escrita da Língua Portuguesa, possuir uma excelente argumentação, corresponder ao tema proposto, apresentar as ideias no texto, e ter uma proposta de intervenção para o tema que foi apresentado.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]