/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (109.222 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Passo a passo para ver sua nota do ENEM 2016!

Quem realizou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 já pode consultar o gabarito divulgado no último dia 09 de novembro e assim ter uma ideia de como se saiu na prova. Os gabaritos oficiais foram liberados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 09 de novembro de 2016, no site oficial do Enem 2016.

Portal do participante ENEM 2016

Quem participa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta agora com uma ferramenta inédita e gratuita de preparação para as provas do exame: a Plataforma Hora do Enem. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e vídeo aulas.

portal-do-participante-enem

Portal do participante ENEM. Imagem:divulgação

No ar desde o dia 05 de abril de 2016, Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC.

O acesso à plataforma pode ser no computador, tablet ou celular, o estudante escolhe o curso que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o Enem. A partir disso, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos e vídeo aulas direcionados.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

Resultado ENEM 2016

O resultado das notas do Enem 2016 só será divulgado em janeiro de 2017. Para realizar a consulta, o candidato deve utilizar o número de inscrição e senha no site da instituição. Os candidatos poderão conferir apenas as notas das provas das quatro áreas de conhecimento e da redação.

Com os gabaritos oficiais do ENEM 2016, o candidato pode fazer um “pré-cálculo” de sua nota nas provas objetivas, e assim saber como foi o seu desempenho na prova. Basta acessar a página http://enem.inep.gov.br, digitar seus dados como: CPF e senha pessoal.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

Assim que você acessa a área dos resultados, aparece na tela um quadro com o desempenho do candidato em cada área. Há as notas de cada área, separadas entre Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação, e a constatação se o candidato compareceu à prova ou não (ausente, presente).

A banca do ENEM 2016 avalia a redação entre 0 e 1000 pontos, de acordo com a coerência, coesão, ortografia, clareza e conhecimento do tema abordado pelo candidato.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

A cada item, o candidato ganha ou perde pontos por esses critérios e a banca avaliadora, soma os pontos de cada critério, resultando na nota final, apresentada na tela de resultados do site do Inep.

Com o resultado em mãos, basta escolher o programa pelo qual quer optar e em seguida providenciar a documentação. Quanto maior sua nota, mais chances de conseguir o curso e a universidade que você deseja.


Como calcular a nota do ENEM

A nota do ENEM 2016 é calculada por uma média aritmética das notas obtidas em cada área do conhecimento avaliada na prova, assim. A nota do ENEM pode ser utilizada para ingressar em universidades públicas em todo o país. A nota do ENEM ajuda os candidatos a conseguirem ingressar em outros programas do Governo Federal como, além do Sisu, também o Sisutec, O Fies, o ProUni, o Ciências Sem Fronteiras e assim por diante.

Acesse e saiba mais informações: Enem site oficial

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, e tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante no fim do Ensino Médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

O Enem é a principal porta de acesso ao Prouni (Programa Universidade para Todos), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que contempla os melhores classificados no Exame com vagas ou bolsas de estudos em instituições públicas ou privadas de ensino superior. A prova também utiliza as notas do Enem para avaliar os candidatos em outros programas educacionais como Fies, Sisu e ProUni.

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM e Junte-se ao grupo dos estudantes que entram na federal através do ENEM!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]