/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 2,00 de 5)
Loading...

Passo a Passo para Fazer Uma Simulação de Crédito Estudantil

Com certeza você já ouviu falar no FIES, o Financiamento Estudantil que permite que você estude em uma instituição privada e pague as mensalidades do curso somente 18 meses depois de se formar. O FIES é almejado por milhares de estudantes e todos os anos centenas de jovens se inscrevem para obter o financiamento.

Recentemente o FIES passou a disponibilizar um simulador em seu portal, cujo intuito é permitir que os jovens estudantes tenham uma noção do valor das parcelas que terá que desembolsar no futuro. A seguir, conheça mais sobre esse simulador e veja como usá-lo.

fies

fies

Do que se trata o Simulador FIES?

O simulador FIES é um esquema de perguntas que irá entregar ao estudante um resultado baseado em suas respostas, portanto quanto mais verdadeiro for o estudante, mais perto da realidade será o resultado da simulação.

Com o resultado da simulação o estudante pode saber quanto terá que gastar no futuro e assim tomar uma decisão mais coerente com sua realidade. Sem falar que também poderá se planejar desde agora para que tenha como arcar com as parcelas do financiamento no futuro.

Como funciona o Simulador FIES?

O simulador é online e gratuito. O estudante acessa o seu link, lê com atenção as informações da página e responde às perguntas do sistema. É possível repetir a simulação diversas vezes, até que o estudante encontre valores que lhe agradem.

Depois da simulação, caso o estudante tenha gostado do que viu, poderá efetuar sua inscrição no mesmo portal e aguardar a resposta do sistema. Todas as demais informações sobre o FIES também podem ser encontradas no portal.

Passo a passo para a simulação de crédito estudantil

Para fazer a simulação o estudante deve acessar a página http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulacao. Nela, deverá informar a quantidade de semestres do seu curo e a quantidade de semestres que já concluiu. Se ainda não tiver iniciado, poderá informar o número 0.

A simulação também pede para informar o tipo de estudante. Aqui será preciso escolher entre: bolsa ProUni 25%, bolsa ProUni 50% e outros. Caso você possua alguma bolsa do ProUni, selecione a respectiva. Caso seja outro tipo de estudante, selecione a última opção. Logo depois você deverá informar o tipo de financiamento desejado, ou seja, o percentual que deseja financiar. É possível selecionar desde 10% a 100%.


Informe o valor da semestralidade e escolha um dia para o vencimento das parcelas. Os juros são de 6,5% ao ano e o prazo de carência é de 18 meses, como informado no simulador. Para finalizar, clique em “Simular”.

Como usar a nota do Enem

Simulação do FIES

O jovem terá acesso ao resultado, podendo conferir o valor de cada uma das parcelas que terá que arcar. Ele poderá efetuar a simulação novamente, se desejar. Com o resultado em mãos o estudante poderá efetuar sua inscrição no sistema através do mesmo portal, basta seguir as instruções da página.

No site você pode tirar todas suas dúvidas, saber mais sobre o financiamento e como funciona sua renovação semestral.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]