1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Participantes do Enem podem conseguir vagas através do SISU

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como SISU, começou a ser a porta de entrada para a universidade pública desde 2009. Através desse sistema informatizado do MEC é possível concorrer a vagas em cursos superiores em instituições públicas de todo o país, sendo possível se inscrever em até dois cursos e conferir todas as oportunidades em um único lugar.

O SISU se tornou um dos programas mais esperados do ano, pois é o que mais disponibiliza oportunidades na graduação. A seleção dos candidatos é feita com base no desempenho dos mesmos no ENEM, por isso é a sua oportunidade de entrar para o curso dos seus sonhos.

Sisu

Sisu

Como funciona o SISU?

Instituições públicas, estaduais e federais de ensino superior oferecem suas vagas em cursos superiores por meio do SISU duas vezes por ano, de modo a selecionar os melhores candidatos para seus cursos, com base em suas notas do ENEM. Sendo assim, as inscrições são abertas em janeiro e em junho de cada ano e duram em torno de uma semana.

Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência. Já no primeiro dia são liberadas as notas de corte, que nada mais são do que as menores notas para um candidato conseguir entrar no curso. No final das inscrições, os melhores colocados são convocados levando em conta a quantia de vagas e a modalidade que cada um escolheu.

Vagas do SISU

A quantidade de vagas que o SISU oferece é muito relativa à disponibilidade das universidades, mas é fato que há cada ano o governo tenta aumentar as oportunidades. Na primeira edição do SISU 2017, que aconteceu em janeiro, o programa ofereceu cerca de 240 mil vagas em 131 instituições públicas.

Na segunda edição que ocorreu em junho o número de oportunidades foi maior, mas ainda beneficiou muitos jovens. Quando as inscrições abrem é possível conferir a quantia de vagas para o curso desejado, mas pesquisar pelo nome do mesmo.

Como se inscrever no SISU?

As duas edições do SISU 2017 já foram realizadas, portanto agora você terá que esperar até o ano que vem para se inscrever. Lembre-se que para poder se candidatar em janeiro é preciso fazer o ENEM em novembro, por isso certifique-se de ter se inscrito.

Sisu

Sisu

Quando o processo seletivo do SISU 2018/1 abrir, você deverá acessar o site e informar o seu número de inscrição e senha do ENEM. Confirme seus dados e se inscreva para suas duas opções de curso, pesquisando pelo nome da instituição, da cidade ou do próprio curso. Quando achar o curso, veja detalhes como modalidades, turno e unidade. Depois de escolhê-lo, escolha a modalidade (ampla concorrência ou cotas), anote os documentos necessários e confirme sua participação.

Notas de Corte do SISU

A nota de corte do SISU é alterada todos os dias de inscrição e serve como uma base para os candidatos saberem a média que devem obter no ENEM. Por exemplo, se a

nota de corte para Medicina em 2017 ficou em 750,55, o candidato sabe que paraconseguir entrar ele precisa tirar entre 700 e 800, talvez ainda mais.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]