1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

Página do participante do Enem 2017!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame utilizado para avaliar o conhecimento dos estudantes no final do ensino médio. Essa avaliação é feita através de quatro provas, que são realizadas em dois dias. Além de servir para avaliar o ensino nacional, o ENEM é uma porta para entrar em uma universidade.

Aqui no Brasil, várias universidades utilizam a nota do exame como critério de seleção, podendo ser um complemento ou substituindo o vestibular nessas instituições.

pagina-do-participante-enem

Página do participante do Enem 2017. Imagem:divulgação

O exame é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) e as provas costumam ser entre os meses de outubro e novembro. É através do exame que o MEC consegue saber a média geral da educação brasileira por região e escolas.

A nota geral do ENEM pode ser utilizada para participar de programas do governo como: Programa Universidade para Todos (PROUNI), Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES), Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) e também o Programa Ciências sem Fronteiras. Além desses programas, o ENEM também pode ser utilizado para concluir os estudos. Para isso, o candidato precisa marcar a opção que refere-se a conclusão dos estudos durante a inscrição do exame.

Acesse e saiba mais informações: Passo a passo para ver sua nota do ENEM 2016!

PROUNI, FIES, SISUTEC e Ciências sem Fronteiras

O PROUNI é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. O programa surgiu em 2004 e oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) da mensalidade em faculdades particulares.

O FIES foi criado pelo MEC, em 1999, com o objetivo de financiar as mensalidades de cursos de graduação para estudantes que estejam regularmente em instituições privadas de ensino superior.

pagina-do-participante-do-enem

Página do participante do Enem. Imagem:divulgação

O Programa Ciências sem Fronteiras é uma inciativa do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que oferece bolsas de intercâmbio a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação com bom desempenho acadêmico em instituições de ensino superior do exterior.

O SISUTEC foi criado pelo MEC, em agosto de 2013 e é gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), com o objetivo de ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos subsequentes.

Acesse e saiba mais informações: Enem site oficial

Inscrições do ENEM para 2017

O ENEM dura dois dias de provas. No primeiro dia são 4 horas e 30 minutos de prova. A temática deste dia consiste nas Ciências Humanos e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). No segundo dia serão 5 horas e 30 minutos de prova.

As matérias deste dia consistem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira moderna, Artes, Educação Física e tecnologia da informação e comunicação), Matemática e suas Tecnologias (Matemática) e Redação.

pagina-do-participante-do-enem

Página do participante do Enem 2017. Imagem:divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começaram na manhã desta segunda (8) de maio de 2017. O sistema seria liberado às 10h, segundo previsão do MEC, mas a abertura foi adiantada e os candidatos já começaram a ter acesso ao site por volta das 8h30.

Enem 2017 Página do Participante

Ao acessar o sistema, o candidato precisa preencher o cadastro com informações pessoais, informações de prova, informações do ensino médio e questionário socioeconômico.

Na ficha de informações de prova é onde o candidato pode selecionar a opção de como deseja utilizar a sua nota, se deseja utilizá-la como parâmetro para concluir o Ensino Médio ou para ingressar em uma instituição de ensino.

O valor da taxa de inscrição de 2016 foi de R$ 68,00. No final da inscrição o candidato poderá se solicitar a isenção do pagamento da taxa, isso vale apenas pessoas que venham de família de baixa renda.

pagina-do-participante-do-enem

Página do participante do Enem 2017. Imagem:divulgação

Ao concluir a inscrição, será gerado um boleto bancário, para aqueles que precisam pagar a taxa. Depois disso, basta imprimir o boleto e se dirigir a uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para realizar o pagamento.

Dentro de alguns dias o status de pagamento estará confirmado em sua página de participante. Lembrando que a confirmação da inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa. Fique atento a data de vencimento do boleto bancário. Procure pagar o quanto antes para que não haja problemas.

Acesse e saiba mais informações: Passei no Enem, e agora?

Sobre o Local das Provas do Enem 

Normalmente a divulgação dos locais acontece no mês de setembro. O candidato pode consultar o local onde irá realizar a sua prova através da Carta de Confirmação de Inscrição. Para acessar a carta, basta entrar na Página do Participante, mesma página que realizou anteriormente a sua inscrição.

Por isso, na hora de realizar a inscrição tome cuidado de guardar a senha que lhe dará acesso a este portal. Além da carta de confirmação, é na Página do Participante que o candidato ficará sabendo as notas de cada uma das provas e a nota geral do ENEM.

Leia também: 5 Possíveis Temas com chances reais de cair na prova.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]