1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O Enem tem prazo de validade? Descubra

Você já sabe que o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – pode atuar como a sua porta de entrada para o ensino superior, certo? Com ele você pode conseguir entrar em uma universidade pública, pode conseguir uma bolsa de estudos ou até mesmo contratar um financiamento. No entanto, por quanto tempo será que a nota obtida no exame é válida? Quando é imprescindível fazer o exame novamente?

O Enem tem prazo de validade? Descubra

O Enem tem prazo de validade? Descubra. Imagem:divulgação

Todas essas perguntas são dúvidas que surgem em pessoas que já realizaram o ENEM e ainda não conseguiram entrar na universidade, mas ainda assim não irão desistir e pretendem continuar se inscrevendo. O problema é se a nota continuará podendo ser usada nos programas no ano seguinte. Isso e muito mais você verá a seguir.

Acesse e saiba mais informações: Como tirar o Certificado do Ensino Médio por meio do Enem

Qual a validade do ENEM no ProUni?

O Programa Universidade para Todos, chamado de ProUni, é conhecido por oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Ou seja, você pode pagar somente 50% de suas mensalidades ou nada, de acordo com a sua renda e a nota obtida no exame.

O Enem tem prazo de validade? Descubra

O Enem tem prazo de validade? Descubra. Imagem:divulgação

A inscrição no programa exige que o candidato informe o número de inscrição mais recente do ENEM, além da senha cadastrada no mesmo. Sendo assim, a nota obtida no exame tem apenas alguns meses de validade. Quem fez o ENEM em 2016, pôde usar a nota somente até julho desse ano. Se desejar se inscrever no ano que vem, obrigatoriamente terá que fazer o ENEM novamente este ano.

Qual a validade do ENEM no SISU?

Já no SISU, Sistema de Seleção Unificada, os candidatos concorrem a uma vaga em uma instituição pública. A seleção é feita de acordo com o desempenho de cada candidato no ENEM, ou seja, quanto maior sua nota, maiores são suas chances.

O Enem tem prazo de validade? Descubra

O Enem tem prazo de validade? Descubra. Imagem:divulgação

Assim como no ProUni, para poder se inscrever é fundamental informar o número de inscrição e a senha do ENEM mais recente, portanto, a validade também é curta. Quem desejar se inscrever nos dois processos seletivos que acontecerão em 2018, deverá realizar o exame novamente este ano. A nota obtida nesse exame poderá ser usada somente ano que vem.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2017

Qual a validade do ENEM no FIES?

O FIES é o Financiamento Estudantil que possibilita a jovens estudantes pagar as mensalidades do seu curso somente depois de estar formado. É possível conseguir um financiamento de até 100% da mensalidade, de acordo com sua renda e com a nota obtida no ENEM. Diferente dos demais programas, no FIES é possível usar a nota de qualquer exame a partir de 2010.

Ou seja, caso você tenha terminado o ensino médio depois de 2010, poderá usar a nota de qualquer exame a partir desse ano. Basta preencher os requisitos de renda e ter obtida uma nota igual ou maior que 450 pontos. Veja um exemplo: Beatriz realizou a prova do ENEM em 2015, mas terminou o ensino médio somente no ano seguinte, quando também fez o exame. No entanto, sua nota obtida em 2016 não é tão boa, e ela deseja usar a nota obtida em 2015. Isso é possível, pois ela terminou o ensino médio a partir de 2010 e preenche os requisitos.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]