1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (182.880 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Nota de corte Odontologia

O curso de Odontologia é sempre muito procurado pelos jovens brasileiros que desejam ingressar na universidade. Ele é oferecido por todas as instituições públicas federais e também por outras privadas.

A nota de corte para Odontologia sempre é alta, pois os candidatos se esforçam e possuem um ótimo desempenho no ENEM. A seguir, confira como funciona a nota de corte e as respectivas notas para Odontologia em algumas universidades brasileiras.

Faculdade de Odontologia (Foto: Divulgação)

Faculdade de Odontologia (Foto: Divulgação)

Como funciona a nota de corte?

A nota de corte é a nota base, ou seja, a nota mínima que um candidato precisa tirar para conseguir uma vaga no curso desejado. Essa nota pode variar a cada ano, pois depende exclusivamente da nota dos candidatos a cada curso. O cálculo é feito usando as notas de todos os candidatos inscritos em determinado curso, e o número de vagas disponível.

Leia também: Como atingir a nota de corte com a Redação do Enem!

A nota de corte se altera de um dia para outro e você pode conferir sempre no SISU, no PROUNI ou na lista de cada universidade. Cada curso possui a sua nota de corte que varia de acordo com sua dificuldade.

Nota de Corte Odontologia – USP

A Universidade de São Paulo realiza anualmente um vestibular onde os candidatos realizam a prova e são selecionados de acordo com os pontos tirados. Em 2016, o curso de Odontologia para São Paulo teve 133 vagas; o ponto mínimo para passar e entrar era de 46 e o máximo 69. Para o curso de Odontologia em Bauru, eram 50 vagas, cujo ponto mínimo era de 43 e o máximo novamente de 69.

Aula prática de Odontologia (Foto: Divulgação)

Aula prática de Odontologia (Foto: Divulgação)

Existia ainda a possibilidade de realizar o curso em Ribeirão Preto, onde 72 vagas foram liberadas. O ponto mínimo era novamente de 46, mas dessa vez o ponto máximo era maior: 71.

Nota de Corte Odontologia – UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro seleciona os seus alunos por meio do SiSU, portanto é necessário ter a nota do ENEM e ela é calculada a nota de corte. O curso de Odontologia na modalidade de ampla concorrência teve uma nota de corte bem alta: 793,64. Na modalidade de escola pública com renda livre a nota de corte foi de 761,69 e na modalidade de escola pública com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa foi de 763,11. Quem se inscreveu para cota racial com renda livre se surpreendeu com uma nota de corte de 740,3. O mesmo aconteceu na modalidade de cota racial com renda de 1,5 salário mínimo: 734,58.

Saiba mais: Veja como escrever uma redação nota mil no Enem!

Nota de Corte Odontologia – UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou no início do ano as suas notas de corte. Quem se candidatou para o curso de Odontologia teve as seguintes notas: para ampla concorrência a nota mínima foi de 707,72. Na modalidade 4 a nota mínima para passar foi de 647,56, contra 680,84 na modalidade 3. A modalidade 2 ficou com uma nota de corte de 670,22 e a modalidade 1, 646,48.

Nota de Corte Odontologia – UFPR

Todas as modalidades de Odontologia na UFPR são para o campus na região do Jardim Botânico. A modalidade de ampla concorrência recebeu uma nota de corte de 745,9. Já a modalidade de escola pública com renda livre ficou com 718,2, contra 694,46 na modalidade de até 1,5 salários mínimos por pessoa. A menor nota foi na modalidade de cota racial com renda livre: 681,5.

Nota de Corte Odontologia – UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece curso de Odontologia no modo integral e noturno. Veja a seguir todas as notas de corte do SISU em 2016:

Prática de Odontologia (Foto: Divulgação)

Prática de Odontologia (Foto: Divulgação)

– Integral: Cota Racial e Renda Livre: 667,88

– Integral: Cota Racial e Renda de até 1,5 SM: 655,21

– Integral: Escola Pública e Renda de até 1,5 SM: 687,55

– Integral: Escola Pública e Renda Livre: 700,19

– Integral: Ampla Concorrência: 721,31

– Noturno: Cota Racial e Renda Livre: 660,65

– Noturno: Cota Racial e Renda de até 1,5 SM: 648,84

– Noturno: Escola Pública e Renda Livre: 653,12

– Noturno: Escola Pública e renda de até 1,5 SM: 683,92

– Noturno: Ampla Concorrência: 714,11

banner728x90_apostilaenem2

Nota de corte Odontologia

O curso de Odontologia é um dos mais procurados da área de Saúde e forma profissionais que cuidam dos nossos dentes da melhor forma possível. Ele é ministrado tanto por instituições públicas quanto privadas, sendo oferecido em programas como SISU e ProUni. Para conseguir entrar no curso o estudante precisa passar por um desses dois programas, pelo FIES ou ainda pelo vestibular da instituição.

Se o candidato optar por uma das três primeiras opções, deverá obrigatoriamente ter realizado o ENEM e obtido uma boa nota. Em cada um dos programas há notas de corte diferentes para ingresso em Odontologia, dependendo da modalidade, turno e instituição.

Nota de corte para Odontologia 2017

A nota de corte para um curso representa a menor nota que um candidato pode ter para conseguir entrar no curso. Ela é calculada com base no número de vagas e nas notas dos candidatos inscritos, levando em conta cada modalidade e turno. O MEC sempre alerta para o fato de que as notas de corte não devem ser consideradas 100% corretas, até porque mudam diariamente nos processos seletivos.

Ela deve ser usada somente como uma base para que o candidato saiba a nota média que precisa obter para ter uma chance em determinado curso. No caso de Odontologia, você poderá ver a seguir as principais notas de corte no curso no FIES, SISU e ProUni.

Nota de corte Odontologia Fies

Uma das menores notas de corte do FIES para o curso de Odontologia pode ser encontrado no Instituto Macapaense de Ensino Superior, no turno da tarde: 486,96. Uma nota um pouco maior do que isso, mas ainda não muito alta, pode ser encontrada na Faculdade Barão do Rio Branco, no turno da manhã: 501,68. Na mesma faculdade, só que no turno da noite, há uma nota de corte de 502,6.

É possível encontrar notas bem mais altas, como 551,82 no Centro Universitário Facvest; 622,14 na Universidade Norte do Paraná; 641,62 no Centro Universitário de Anápolis, entre outras.

Nota de corte Odontologia Sisu 2017

No SISU, que a oferta é de vagas em instituições públicas, as notas de corte menores já começam a partir de 700 pontos. A menor nota é encontrada na Universidade Estadual do Piauí, em turno integral: 708,72.

Notas maiores são encontradas na Universidade Federal de Pelotas (718,76), na Universidade Federal de Juiz de Fora (727,90), na Universidade de Brasília (755,26), na Universidade Federal de Fluminense (774,18) e a maior nota de corte foi registrada na Universidade Federal do Paraná: 833,49.

Nota de corte Odontologia Prouni

O ProUni oferta bolsas de estudo de 50% e 100% para candidatos que realizaram o ENEM. Assim como no FIES, as notas de corte são bem menores do que no SISU. As menores notas de corte são encontradas em instituições como Universidade Metodista de Piracicaba, Centro Universitário Luterano de Palmas, Centro Universitário Euro-

Americano, Centro Universitário do Norte, Faculdade Cathedral e Centro Universitário do Distrito Federal, com notas variando de 450,08 até 498,54.

As maiores notas de corte para o curso são: 692,58, 698,86, 699,50, 700,01 e 729,04.

Nota de corte Prouni 2017

As notas de corte do ProUni são divulgadas diariamente enquanto as inscrições estão abertas. Se você deseja saber as notas de corte do processo seletivo para outros cursos, recomendamos acessar o site Quero Bolsa.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]