1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Mediotec 2018

O Mediotec é um dos programas educacionais do Governo Federal brasileiro mais recentes. Em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ele é um incentivo para que os estudantes matriculados no Ensino Médio tenham o interesse de estudarem cursos técnicos e profissionalizantes. Conheça um pouco mais sobre ele.

O que é o Mediotec?

Como informado acima, o Mediotec é destinado exclusivamente para estudantes matriculados regularmente no Ensino Médio e que querem aliar o curso regular com o técnico. Sua execução é feita em parceria entre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE) e outras instituições de ensino.

Mediotec 2018

Mediotec 2018. Imagem:divulgação

Já em relação aos cursos, a proposta é ofertá-los a partir de um mapeamento feito nas regiões sobre quais as áreas mais importantes para cada uma delas, assim, o Mediotec deverá investir especificamente em determinadas áreas para que os estudantes estejam prontos para saírem da escola qualificados para o mercado de trabalho mais especificado.

Toda a ação do Mediotec, que começou a ofertar as suas vagas no segundo semestre de 2017, é feita de forma gratuita e de ensino presencial, já de acordo com a reforma do Ensino Médio que, desde o seu início, colocou os estudantes mais horas dentro das escolas e estudantes matérias mais específicas para o que eles desejam ser no futuro.

Como se inscrever no Mediotec 2018

De acordo com as informações oficiais do Mediotec, toda a seleção e cadastro feito dos estudantes fica por conta das secretarias estaduais de educação. Todos os interessados devem procurar pelo órgão ou ir até a diretoria da escola em que está estudando. O processo seletivo é gratuito e sem prova, sendo que cabe aos responsáveis fazerem essa pré-seleção.

Mediotec 2018

Mediotec 2018. Imagem:diuvlgação

Quando chamados, os estudantes devem se dirigir até a instituição em que desejou se matricular portando Documento de Identidade, Certidão de Nascimento, Histórico de Ensino Fundamental, Comprovante de Residência e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Vagas Mediotec 2018

Atualmente, o Mediotec está presente em todos os estados brasileiros, portanto, o número de vagas destinadas a cada região variam de acordo com a demanda de cursos e alunos. Elas, então, ficam divididas da seguinte maneira:

Acre: 2.988 vagas;

Alagoas: 3.009 vagas;

Amapá: 2.335 vagas;

Amazonas: 1.170 vagas;

Bahia: 6.133 vagas;

Ceará: 4.606 vagas;

Distrito Federal: 2.518 vagas;

Espírito Santo: 2.535 vagas;

Goiás: 11.572 vagas;

Maranhão: 5.835 vagas;

Mato Grosso: 3.751 vagas;

Mato Grosso do Sul: 4.845 vagas;

Minas Gerais: 19.803 vagas;

Pará: 500 vagas;

Paraíba: 3.113 vagas;

Paraná: 768 vagas;

Pernambuco: 4.435 vagas;

Piauí: 4.775 vagas;

Rio de Janeiro: 1.206;

Rio Grande do Norte: 5.114 vagas;

Rio Grande do Sul: 1.573 vagas;

Rondônia: 1.021 vagas;

Roraima: 290 vagas;

Santa Catarina: 1.225 vagas;

Sergipe: 1.080 vagas;

Tocantins: 1.740 vagas.

Cursos Mediotec 2018

Esse texto já deu todas as informações possíveis, mas vamos ao que interessa: quais os cursos disponibilizados pelo Mediotec 2018? Novamente é importante ressaltar que os cursos citados aqui não estão disponíveis em todos os estados, por isso o ideal é acessar o edital e saber quais estão disponíveis na sua região.

Mediotec 2018.

Mediotec 2018. Imagem:divulgação

Basicamente, todos os cursos ofertados são técnicos, então, você encontrará a modalidade em Administração, Enfermagem, Informática, Segurança do Trabalho, Estética, Radiologia, Mecânica, Química, Eventos, Saúde Bucal, Telecomunicações, Açúcar e Álcool, Logística, Meio Ambiente, Guia de Turismo, Petróleo e Gás, Alimentos, Informática para Internet, Agropecuária e outros.

Se você ainda está no Ensino Médio, não deixe de procurar mais sobre o Mediotec 2018 e de se inscrever para ter essa oportunidade de aprimorar ainda mais os seus conhecimentos e a sua qualificação profissional.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]