Inscrições Enem 2016

Com certeza você já ouviu falar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não é mesmo? Ele é organizado pelo MEC (Ministério da Educação) e é considerado atualmente como sendo um dos exames mais importantes do país, principalmente para os jovens que desejam entrar em uma universidade.

Isso porque através do ENEM é possível entrar nas universidades, isso se deve ao fato de que agora muitas instituições de ensino e também alguns programas educacionais que visam disponibilizar vagas nos cursos superiores só oferecem essas vagas à estudantes que fizeram o ENEM e que tiraram uma boa nota, ou seja, não adianta nada só ir lá fazer a prova e tirar uma nota ruim.

É preciso estudar e se dedicar bastante para o ENEM 2016 e é pensando nisso que vamos colocar aqui todas as informações importantes para você que quer se inscrever e se dar muito bem no ENEM 2016, confira.

Inscrições Enem 2016

A inscrição para o ENEM é feita através da internet, dessa forma é possível facilitar bastante a vida dos candidatos que não precisam sair de casa para fazer a inscrição. Quer saber mais sobre a inscrição do enem, acesse: Inscrições Enem.

enem 2016 inscrições

Enem (Imagem: Divulgação)

ENEM – O que é isso?

O ENEM, como o próprio nome já diz é o Exame Nacional do Ensino Médio, através desse Exame o MEC consegue avaliar o desempenho dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas e escolas particulares do país, o ENEM acontece todos os anos e a cada ano que passa ele recebe mais importância.

Hoje em dia o número de instituições de ensino e programas educacionais que utilizam a nota do ENEM como critério para entrar no curso superior é muito grande e a tendência é que aumente a cada ano, por isso muitos jovens se dedicam tanto aos estudos para o exame e assim conseguem dar um passo a mais na estrada para conseguir uma vaga nas melhores universidades do país, você não vai querer ficar de fora dessa não é mesmo?

ENEM – Como Funciona?

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de ir bem na prova do ENEM é entender como a prova funciona, isso já é de grande ajuda na hora de estudar e de se preparar, o ENEM é conhecido por ser uma prova bastante cansativa, isso se deve ao fato de ser uma prova extensa, são muitas questões divididas em dois dias e em poucas horas para fazer tudo, por isso é preciso estar preparado fisicamente e mentalmente para concluir a prova sem nenhum problema.

O exame é dividido em quatro temas diferentes, cada tema contém 45 questões dando um total de 180 questões de múltipla escolha, essas 180 questões são divididas nos dois dias de prova, além disso, no segundo dia de prova o candidato deve estar preparado para fazer uma redação dissertativa argumentativa que vale 20% da prova, ou seja, é extremamente importante, confira quais são os temas que caem no Exame Nacional do Ensino Médio:

Enem Inscrições 2016

Enem Inscrições 2016 (Foto: Divulgação)

– Ciências Humanas e Suas Tecnologias

  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

– Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

  • Química, Física e Biologia

– Linguagens Códigos e Suas Tecnologias

  • Língua Portuguesa, língua estrangeira, Artes e Educação Física.

– Matemática e Suas Tecnologias

  • Matemática

– Redação

  • Redação Dissertativa Argumentativa

Vale lembrar que o candidato tem a opção de escolher qual a linguagem que eler quer na prova de língua estrangeira, a língua escolhida pode ser Inglês ou Espanhol, escolha sempre a que você tem mais facilidade, caso você não conheça nenhuma das duas normalmente a dica é optar pelo Espanhol que é um pouco mais parecido com o português.

ENEM 2016 – Como fazer a inscrição?

A inscrição para o ENEM é feita através da internet, dessa forma é possível facilitar bastante a vida dos candidatos que não precisam sair de casa para fazer a inscrição, o período de inscrição ainda não foi divulgado, mas fique atento porque ele acontece entre o mês de maio e junho, a qualquer momento pode começar e é claro que nós iremos disponibilizar a data aqui para você assim que for divulgada.

A inscrição é feita no site do Enem que pode ser acessado pelo link http://enem.inep.gov.br/, no momento da inscrição você deverá informar alguns dados pessoas como a data de nascimento, o número do RG e do CPF, qual a sua escolaridade, onde você estudou e muitas outras informações que são bastante importantes na hora de fazer a inscrição, lembrem-se de responder tudo sinceramente.

A taxa de inscrição do ENEM é no valor de R$63,00, os alunos de escola pública são automaticamente isentos dessa taxa, mas é possível pedir a isenção da taxa caso você seja estudante de escola particular como bolsista integral e que possua uma renda familiar mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa.

enem 2016 inscrições

Simulado Enem. Imagem:Divulgção

ENEM 2016 – Dúvidas Frequentes

É normal ter algumas duvidas em relação ao que pode e ao que não pode fazer ou levar no dia do ENEM, até porque ele é um exame bastante difícil e as regras devem ser aplicadas de forma rigores, ou seja, caso você não obedeça alguma das regras impostas você poderá ser desclassificado na hora da prova e ai vai ter que esperar mais um ano para ter a oportunidade de fazer o exame novamente e assim conseguir uma boa ajuda na hora de entrar na universidade.

A primeira coisa que você deve ficar de olho é no horário na prova, chegue com pelo menos 1 hora de antecedência, quando os portões se fecham não é possível entrar na instituição onde está sendo aplicada a prova, muitos candidatos perdem um ano inteiro de estudo porque chegaram atrasados, então fique atento a isso.

Outro ponto importante é em relação ao documento que deve ser levado, isso porque para fazer a prova é preciso ter em mãos pelo menos um documento original com foto, pode ser a Carteira de Identidade, CNH, Passaporte e etc, lembrando que se você não tem RH por motivo de perda ou roubo deverá levar uma cópia do B.O. e ai você será levado para uma identificação.

É proibido entrar na sala portando uma série de objetos, são eles: lapiseira, lápis, livros, apostilas, anotações, borracha, celular, relógio, calculadora ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico, além disso, é proibido entrar na sala com boné, chapéu, capuz, shorts e óculos escuros também.

No dia da prova você deve chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, levar um documento original com foto, uma caneta esferográfica preta transparente e também algo para se alimentar durante a prova, como barrinha de cereal, chocolate, bolacha, água e etc.

Enem 2016 – Dicas para se dar bem

O ENEM só acontece no segundo semestre do ano, mas é preciso já começar a se preparar para se dar bem, é preciso estudar, ler e se dedicar bastante, lembre-se que esse pode ser um ano de bastante estudo, mas que no final valerá à pena, essa é sua chance de entrar na universidade e você não vai querer deixar essa chance passar não é mesmo? Então confira nossas dicas para você se dar bem no Enem 2016.

1 – Estude pelas provas anteriores

Todos os anos acontece o ENEM e é uma boa dica de estudo pegar essas provas para estudar, muito sites disponibilizam as provas para download, assim você vai conhecer mais sobre como é elaborada a prova do Enem, além disso pode ter uma noção de tempo para responder cada questão e assim ir treinando.

Você terá acesso a todas as matérias, ao gabarito e assim vai conhecer todas as matérias que costumam cair no Enem, então dê uma boa estudada pelas provas anteriores, reserve um dia para fazer a prova inteira e assim ver quanto tempo você leva para responder tudo e vá se adequando ao tempo que será disponibilizado no dia do Enem.

2 – Treine redação

A redação é extremamente importante, na edição de 2014 do Enem cerca de 500 mil alunos tiraram nota zero na redação e isso é um número muito triste, esse ano essa situação precisa mudar, então pratique bastante a redação, faça pelo menos uma redação por dia, lembre-se que são redações dissertativa-argumentativa, treine bastante e pegue várias dicas sobre como escrever esse tipo de redação.

Os temas de redação são temais atuais, então leia bastante jornal, revistas e fique por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo, normalmente são temas polêmicos e se você já tiver um conhecimento sobre eles vai ser bem mais fácil de conseguir fazer a redação no dia, então além de treinar a escrita, leia bastante.

3 – Organize-se

Uma boa dica é se organizar, ou seja, organize seus estudos, faça um cronograma de estudo, como por exemplo:

  • Segunda feira: Matemática e Física e redação
  • Terça Feira: Química e Biologia
  • Quarta Feira: História e Geografia e redação
  • Quinta Feira: Inglês e Português
  • Sexta Feira: Redação

4 – Durma bem antes da prova

E a última dica vai para o dia do Enem, na noite anterior tenha uma boa noite de sono, não passe a noite anterior acordado(a) estudando, isso só vai prejudicar seu desempenho na hora do Exame, então durma bem e também se alimente bem antes de ir para a prova.

Lembre-se que esse é considerado um dos principais exames, muitos já chamam de primeiro vestibular já que muitas instituições de ensino utilizam o Enem para substituir a primeira fase do vestibular, então estude e se dê bem no Enem 2015.

Recomendados para você:

10 Comentários

  1. Como eu faço para me escrever no enem 2015 ?
    estou no 2 ano do ensino médio.

  2. Prezados, bom dia.
    Gostaria de saber como me inscrever para o programa horadoenem, que tenho visto na televisão?
    quero saber qual a página exata que entro para fazer minha inscrição para estudar em casa pelo site?
    Por favor, me ajudem, pois tenho duas filhas já formadas e agora chegou a minha vez. Quero entrar em 2017 concretizando meu sonho.
    Atenciosamente.
    Elizabete Tallemberg de Souza.

  3. maria elenir gomes disse:

    o enem e um excelente aprendizado o governo esta de parabens

  4. ivan ferreira disse:

    quero mim escrever mais nao posso pagar como faco

  5. walquiria saeta costa disse:

    gostaria de saber como faço pra me inscrever na hora do enem

  6. luciana disse:

    Cmo faco p me inscrever no portal hora do enem?

  7. quero que seja em minha cidade

  8. RAFAELA disse:

    NAO ESTOU CONSEGUINDO MI ESCREVER

  9. Glauciene da Silva Teixeira disse:

    Como fazer a prova do enem

Comente (será moderado)