1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Imprimir Boleto ENEM 2018

Todos os anos os candidatos do ENEM devem arcar com uma taxa de inscrição, que confirma sua participação na prova. Há um prazo que deve ser cumprido para o pagamento da taxa e aqueles que não pagarem não realizarão o exame. Em sua última edição o MEC aumentou bastante o valor da taxa (R$82,00), mas felizmente é possível solicitar a isenção da taxa.

Lembrando que essa atitude deve ser tomada somente pelos estudantes que realmente não possuírem condições de arcar com o valor. Para impedir fraudes e enganações, é preciso responder sinceramente ao questionário socioeconômico ou escolher uma das outras formas de isenção disponíveis. Veja a seguir como imprimir boleto ENEM 2018.

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2018?

Por muitos anos a taxa de inscrição do ENEM se manteve a mesma, mas isso mudou nas últimas edições. Por isso que não é possível saber se em 2018 o valor se manterá o mesmo cobrado na edição de 2017.

O valor exato da taxa de inscrição é divulgado somente em abril, no edital da prova liberado pelo MEC. Quando o edital for liberado será possível saber todos os detalhes sobre a prova.

Onde e como imprimir o boleto do Enem 2018?

O boleto do ENEM 2018 deve ser gerado no sistema de inscrição, basta que o candidato selecione a opção de gerar a Guia de Recolhimento da União após se inscrever. Atente-se também aos horários de compensação bancária e ao prazo de pagamento, que geralmente termina um dia após o término das inscrições.

Aqueles participantes que se inscreverem como pagantes da taxa de inscrição, só terão a sua participação confirmada após o pagamento do boleto. Todos os interessados podem acompanhar a situação da inscrição pela Página do Participante.

Acesse e saiba mais informações: Quais os cuidados você de ter para não ZERAR a redação do Enem

Quem pode pedir isenção no Enem 2018?

Diversos estudantes sem condições de arcar com a taxa de inscrição podem solicitar a isenção. Há três tipos de isenção: isenção automática, isenção por lei e a isenção por decreto. A isenção automática ocorre para os candidatos que terminam o ensino médio no ano de realização da prova e que são estudantes da escola pública.

isenção no Enem 2018

Isenção no Enem 2018. Imagem:divulgação

Já a isenção por lei é destinada aos candidatos que possuem uma família com renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

Por último, a isenção por decreto é para dois tipos de candidatos: que possuem famílias com renda de até 3 salários mínimos e que a família é inscrita o CadÚnico, ou para famílias com uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa e que sejam inscritas no CadÚnico.

Acesse e saiba mais informações: Enem Esqueci Minha Senha

Como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018?

A isenção da taxa deve ser solicitada pelo candidato no momento da inscrição. Ele deve informar se deseja ou não pagar a taxa e depois selecionar o tipo de isenção que deseja receber, de acordo com o seu perfil. Uma das opções é a Declaração de Carência Socioeconômica, onde o participante informa a sua renda e responde a algumas questões.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]