1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (127.892 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Estudar é extremamente importante nos dias de hoje, principalmente para quem quer encontrar um bom emprego.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e com isso a busca pelo primeiro emprego acaba ficando mais difícil e só quem tem uma boa qualificação profissional que acaba conseguindo conquistar a tão sonhada vaga. Porém, não é todo mundo que tem condições de arcar com os custos de um curso superior, é por isso que foi criado o FIES. Conheça tudo sobre o programa

FIES 2017 – O que é isso?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Governo Federal em Parceria com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo do FIES é financiar os cursos superiores para estudantes matriculados em universidades particulares, através da prova do Enem. Graças ao FIES milhares de estudantes conseguiram concluir o curso superior e realizar o sonho de ter um diploma em mãos.

Veja aqui como funciona a taxa de juros do programa, como é o funcionamento e pagamento do FIES, quais os cursos mais procurados, como fazer a inscrição, quem pode e quem não pode se inscrever, quais as expectativas para o FIES 2017 e muitas outras informações extremamente uteis para quem quer utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil para conseguir realizar o sonho de fazer um curso de graduação nas melhores universidades particulares do país. Confira agora mesmo tudo sobre o FIES 2017.

Fies Inscrições 2017 

As inscrições para o Fies serão recebidas de 6 ao 9 de fevereiro. O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano.

O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

fies

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos. Imagem:divulgação

FIES 2017 – Taxas de juros

No ano de 2010 o FIES funcionava em um formato bastante simples. A taxa de juros do financiamento é de 3,4% a.a. e o período de carência passaram para 18 meses, além disso, o período de amortização passou para 3 vezes o período de duração do curso + 12 meses.

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) se tornou o Agente Operador do Programa para os contratos realizados a partir de 2010. Outra coisa que mudou foi o percentual de financiamento que subiu para 100% e as inscrições que agora podem ser realizadas em qualquer período do ano.

Em 2015 os financiamentos passaram a ter uma taxa de 6,5% a.a. para que fosse possível contribuir com a sustentabilidade do FIES e também para que fosse possível realizar um realinhamento da taxa de juros, essa foi a única mudança, os prazos de pagamento continuam o mesmo.

Acesse e saiba mais informações: Hora do enem 2017 – Cadastro

FIES 2017 – Como funciona?

O aluno que consegue o financiamento não vai receber o valor da mensalidade diretamente em sua conta bancária, assim que ele assina o contrato do financiamento no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, as mensalidades já são pagas na própria instituição. Para entender como ele funciona vamos dividir em três partes.

1ª parte – utilização: Esse é o período em que o aluno está estudando o curso financiado. Durante esse período o aluno irá receber um boleto de até R$50,00 a cada três meses que corresponde aos juros do financiamento. O aluno precisa renovar o contrato a cada 6 meses para comprovar que ainda está matriculado no curso.

2ª parte – Carência: A carência corresponde ao período onde o aluno já se formou, esse período dura 18 meses e durante essa fase de carência o estudante vai continuar pagando as parcelas trimestrais referentes ao juros.

fies 2017

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos. Imagem:divulgação

3ª parte – Amortização: A amortização começa um ano e meio após a formatura e é nesse período que o aluno vai começar a pagar o financiamento. A divida é parcelado em até três vezes a duração do curso + 12 meses, ou seja, se o aluno financiar um curso de 4 anos ele terá 13 anos para pagar a divida.

Esse período de carência e amortização é bastante importante já que assim o aluno tem um bom tempo para conseguir estar empregado e assim pagar o valor total do financiamento.

Acesse e saiba mais informações: Hora do Enem – Inscrição

FIES 2017 – Quem pode se inscrever?

Pode se inscrever para o FIES os alunos pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos de graduação não gratuitos que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES.

Só não pode se inscrever o aluno que:

  • Não tenha sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC;
  • Esteja com a matrícula no curso de graduação trancada
  • Que já tenha sido beneficiado com o FIES
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Que tenha concluído curso superior;
  • Beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
  • Que tenha obtido nota inferior a 450 no ENEM e tenha zerado a redação do ENEM. (a partir da edição de 2010 do exame)
  • Possua uma renda mensal bruta per capita superior a 2,5 salários mínimos.
Fies 2017 - Inscrições, vagas e cursos

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos. Imagem:divulgação

FIES 2017 – Onde se inscrever?

A inscrição para o FIES é feita pela internet através do site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, só é possível se inscrever através do site. Importante lembrar que as inscrições podem ser feitas durante todo o ano, porém para o ano de 2017 ainda não estão abertas as inscrições para as vagas dos cursos FIES.

Veja como fazer a inscrição, assim quando chegar o dia você já vai saber exatamente todo o processo de inscrição do FIES 2017.

Acesse e saiba mais informações: Hora do enem. Gabaritos e Incrições do Enem

FIES 2017 – Como fazer a inscrição?

Para fazer a inscrição é bem simples, vamos fazer um passo a passo para que você consiga fazer a sua inscrição sem maiores problemas.

1º passo – A primeira coisa é acessar o site da inscrição e informar os dados solicitados. Na primeira vez que o estudante acessar será necessário informar o CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e cadastrar uma senha para acessar o sistema.

2° Passo – Depois de fazer a inscrição o aluno pré-selecionado deverá acessar o SisFies e efetivar a inscrição informando os dados de financiamento. Lembrando que o estudante tem até 5 dias corridos para efetivar a inscrição.

3º Passo – Depois de concluir a inscrição é necessário fazer a validação das informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias contados a partir do dia seguinte a conclusão da sua inscrição.

fies inscrições

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos. Imagem:divulgação

4º Passo – Depois de validar as informações será necessário ir até um agente financeiro do Fies em até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

O processo de inscrição é bem simples não é mesmo? Lembre-se que é importante validar todas as informações no tempo certo, caso contrário você perde a oportunidade de concluir o seu financiamento. Outra coisa importante é não mentir na hora da inscrição, isso porque você deverá validar todas as informações de salários, residência, escolaridade e muito mais.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 – Cursos, vagas e inscrições

FIES 2017 – Quais os cursos mais Procurados?

Todos os cursos de graduação de universidades particulares podem ser financiados, desde que o curso preencha os requisitos do programa. Porém existem aqueles cursos que costumam ser mais procurados por serem mais caros. Os cursos mais procurados no FIES são:

  • Engenharia
  • Direito
  • Enfermagem
  • Administração
  • Psicologia
  • Fisioterapia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Educação Física
  • Ciências Contábeis
  • Pedagogia
  • Odontologia
  • Nutrição
  • Medicina Veterinária

É claro que esses são apenas os mais procurados, é possível financiar todos os cursos, como por exemplo, o curso de Medicina que todo ano possui um grande número de inscritos.

fies-para-medicina

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos. Imagem:divulgação

FIES 2017 – Vagas

Ainda não saiu a quantidade de vagas para o Fies 2017, porém a expectativa é que volte a te bastantes vagas disponíveis. Lembrando que as inscrições podem ser realizadas durante o ano todo. No ano de 2015 cerca de 2 milhões de estudantes estavam matriculados em instituições particulares graças ao FIES.

O FIES é um excelente programa e graças à ele os jovens de baixa renda finalmente puderam ter a oportunidade de estudar nas melhores universidades e realizar o sonho de concluir um curso de graduação. Todos os anos milhares de jovens conseguem se formar graças ao Fies e por isso a procura é sempre bastante grande.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2017 – Inscrições, vagas e cursos

FIES 2017 – Instituições participantes

São inúmeras as instituições que participam do FIES, são universidades espalhadas em todo o país. Para conferir todas as instituições que participam do Fies é bem simples.

Primeiramente acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clique em “Instituições participantes” você será enviado para uma tela onde irá colocar o UF e o nome do município que deseja estudar. Com essas informações você terá acesso a lista de universidades participantes naquela determinada cidade. Bem fácil não é mesmo? Acesse agora mesmo e confira.

image

Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos. Imagem:divulgação

FIES 2017 – Expectativas

As expectativas para o FIES 2017 são muito grandes, isso porque o programa teve uma pequena pausa em 2016, mas de acordo com o MEC o programa vai voltar a ter novas inscrições em 2017. O esperado é que seja liberado um grande número de vagas para que todos tenham a oportunidade de conseguir fazer um curso de graduação nas melhores universidades do país.

Assim que forem divulgadas novas informações em relação a quantidade de vagas disponíveis para o FIES 2017 nós iremos colocar aqui para vocês, fique sempre atento no nosso site para não perder nenhum processo de inscrição para o FIES 2017.

Leia também: Aprenda um esquema para escrever a redação do Enem!

Recomendados para você:

7 Comentários

  1. ESTEFANIA FARSURA disse:

    Gostaria de receber as informações sobre o Fiés 2017.

  2. Nagela jaqueline Ferreira berissimo disse:

    Gostaria de ser informado sobre época da inscrição para fies 2017

  3. Gostaria de ser informado à época para inscrição no fies 2017

  4. Leidimar Dias Batista Epifanio disse:

    Prezados,

    Gostaria de receber as informações referente ao Enem desse ano e também do FIES para o ano de 2017.

    Obrigada

  5. Douglas disse:

    Boa noite.

    Já tenho um diploma de curso superior mas não usei fies ou qualquer outro programa do governo, gostaria de saber se consigo o FIES para fazer outro curso?

  6. Fabiana disse:

    Calorouros que terminaram ensino médio em 2003 podem fazer Fies sem prestar Enem ?! 2017

  7. Beatriz disse:

    Gostaria de ser informado para inscrição no fies 2017

Comente (será moderado)

[Grátis]
[Grátis]