1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem Vale por Quanto Tempo?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado inicialmente com o objetivo de avaliar a média nacional dos estudantes do ensino médio. No entanto, com o passar dos anos e com a criação de programas de incentivo ao estudo do governo, o exame passou a ter outros objetivos.

Hoje em dia, o Enem é uma das principais portas de entrada para a universidade. É através da nota que as pessoas de baixa renda podem participar dos programas como Prouni e Sisu para concorrer a uma bolsa de estudos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado inicialmente com o objetivo de avaliar a média nacional dos estudantes do ensino médio. (Imagem: Divulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado inicialmente com o objetivo de avaliar a média nacional dos estudantes do ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Mas por quanto tempo a nota do Enem é válida para realizar a inscrição nos programas? Essa e outras informações você pode conferir a seguir.

Principais Mudanças para o Enem

Em abril deste ano o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2017 e para a surpresa dos candidatos o exame sofreu algumas alterações para está edição. Este ano o Enem vai acontecer em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e essa é uma das principais mudanças. Algumas pessoas gostaram desse intervalo pois vão ter uma semana para refrescar a matéria do segundo dia de prova.

No entanto, algumas outras mudanças desagradaram bastante o público que ia fazer a prova. Uma dessas mudanças foi que a partir deste ano o Enem não servirá mais do como certificado de conclusão do ensino médio. Essa função volta a ser exclusivamente do Encceja.

Outra mudança que desagradou as pessoas que vão participar da prova refere-se o valor da taxa de inscrição que nos anos anteriores custava R$ 68,00 subiu para R$ 82,00. No entanto, alunos que comprovarem pertencer a família de baixa renda e os estudantes do 3º ano do ensino médio estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Hoje em dia, o Enem é uma das principais portas de entrada para a universidade. (Imagem: Divulgação)

Hoje em dia, o Enem é uma das principais portas de entrada para a universidade. (Imagem: Divulgação)

Validade do Enem para o Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 pelo Governo Federal e tem como objetivo oferecer bolsas de estudos para pessoas pertencentes a famílias de baixa renda. O programa oferece dois tipos de bolsa de estudos: parcial (50%) e integral (100%). O tipo de bolsa é definido de acordo com a renda bruta mensal da família e o processo de seleção é realizado através da nota do Enem.

A validade da nota do Enem para o Prouni é de apenas um ano. Ou seja, vamos supor que você vai realizar a prova do Enem em novembro de 2017. Então, essa nota poderá ser utilizada para as duas fases do ProUni em 2018. Para aqueles que não sabem, o ProUni realiza anualmente duas chamadas.

Validade do Enem no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, também conhecido como Sisu, foi criado em 2009 pelo Governo Federal e é gerenciado pelo MEC. Ao contrário do ProUni que oferece bolsas de estudos em instituições privadas, o Sisu serve como porta de entrada em faculdades públicas, tanto estaduais quanto federais.

O tempo de validade da nota do Enem para o Sisu é de um ano, o suficiente para o candidato participar das duas chamadas anuais do programa.

Validade do Enem no FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) foi criado em 1999 e desde 2010 o programa opera em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano. Uma das principais dúvidas é se é necessário fazer o Enem para se inscrever no FIES e a resposta é sim.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)  opera em fluxo contínuo. (Imagem: Divulgação)

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) opera em fluxo contínuo. (Imagem: Divulgação)

A validade da nota do Enem para solicitar o financiamento é de doze meses. Ou seja, os alunos que desejam tentar o programa ainda nesse ano precisam ter realizado o Enem 2016.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]