1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Enem site oficial

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 devem começar no mês de maio. Os interessados em ingressar no ensino superior tem a vantagem de utilizar a nota no processo de seleção de diferentes universidades, que podem estar localizadas em qualquer parte do país. Com o exame, o estudante faz somente uma prova e pode concorrer a vagas em vários programas educacionais do Governo Federal.

imagem:Divulgação

Enem site oficial. Imagem:Divulgação

Como funciona o Enem

Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior em instituições públicas ou concorrer alguma vaga em programas educacionais do Governo Federal devem fazer o Enem 2017. Com a nota desse teste, é possível participar do processo seleção das instituições.

A prova do Enem 2017 é realizada durante dois dias e ela é composta por quatro provas de 45 questões cada, abordando temas das ciências humanas e das ciências da natureza e suas tecnologias, matemática, linguagem e códigos e suas tecnologias, língua estrangeira, além da prova de Redação. O exame exige conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual dos estudantes.

Site Oficial para a inscrição do Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 ocorrem geralmente a partir do mês de maio. Os candidatos que desejam fazer o Enem precisam acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). No ato da inscrição é necessário que o estudante informe o número do RG, do CPF, um endereço de e-mail e crie uma senha pessoal. Ao final do processo, o aluno deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 35,00 até a data de vencimento.

Imagem:divulgação

Enem site oficial. Imagem:divulgação

Oportunidades para estudantes de escolas públicas

Os candidatos que estudam em escolas da rede pública, declaradas no Censo Escolar da Educação Básica, e que estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência no momento da inscrição.

No ato da inscrição, deve ser informado também se o candidato necessita de atendimento especial no dia da prova. Semanas antes da realização das provas, os estudantes receberão o Cartão de Confirmação com o local de prova do Enem, a opção de língua estrangeira e outras informações.

Como utilizar a nota do Enem 2016

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes que irão concluir o ensino médio, mas hoje ele é requisito fundamental para a entrada de alunos em instituições públicas e privadas de ensino superior em todo o Brasil e em programas governamentais de financiamento e custeio para estudantes universitários.

Imagem:Divulgação

Enem site oficial. Imagem:Divulgação

Entre os programas que utilizam a nota estão o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Financiamento Estudantil), o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]