1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2018: pedido de isenção começa nesta segunda às 10h

Se você deseja participar do ENEM 2018 mas não tem condições de arcar com a taxa de inscrição, esse é o momento para solicitar a isenção. Quando o edital da edição foi liberado no mês passado, uma das mudanças que trouxe foi a isenção agora ser solicitada quase um mês antes da abertura das inscrições e não juntamente a elas, como aconteceu até o ano passado.

Além disso, nesse mesmo período, quem solicitou a isenção na edição anterior e não compareceu, deve fazer a sua justificativa para que possa solicitar novamente. A seguir, veja como fazer o pedido de isenção da taxa do ENEM 2018.

Isenção e Justificativa ENEM 2018

A partir de 2 de abril até o dia 11 do mesmo mês, os interessados em garantir a isenção da taxa de inscrição do ENEM devem efetuar a solicitação, através do site do INEP. Nesse mesmo período aqueles que não compareceram no ano passado devem fazer a justificativa, para que possam solicitar a isenção caso desejem.

É importante ressaltar que caso a solicitação de isenção seja aprovada, isso não significa que o candidato esteja inscrito no exame. Ainda assim será preciso efetuar a inscrição entre 7 e 18 de maio.

Quem pode solicitar a isenção do ENEM 2018?

Outra mudança para esse ano é que todos aqueles que participaram do ENCCEJA 2017 e que atingiram a pontuação mínima para obter a certificação, também têm direito a solicitar a isenção. Estudantes do último ano do ensino médio recebem automaticamente a isenção, desde que estudem em uma escola pública.

A isenção também pode ser solicitada em outros casos, como: candidatos que cursaram todo o ensino médio em rede pública ou em rede privada com bolsa integral e que possuem uma renda por pessoa de até um salário mínimo e meio; ou ainda candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que façam parte de famílias de baixa renda e que possuam um NIS, além de uma renda por pessoa de até meio salário mínimo.

Onde fazer a isenção do ENEM 2018? A solicitação da isenção deve ser feita unicamente pelo site https://enem.inep.gov.br/, até o dia 11 de abril. O participante deverá ter em mãos alguns documentos, além de também ter documentos que comprovem sua situação declarada, como comprovantes de renda, certificado do ENCCEJA, entre outros.

O resultado da isenção está previsto para ser divulgado no dia 23 de abril. Aqueles que não terem sua solicitação concedida terão que arcar com a taxa no valor de R$82,00.

Como justificar ausência – ENEM 2018

A justificativa de ausência na última edição do ENEM deve ser feita pelo mesmo site. O interessado deverá anexar alguns documentos no site que comprovem o motivo pelo qual teve que faltar na prova.

Quem conseguir comprovar a ausência, também poderá solicitar a isenção se preferir. As provas do ENEM 2018 acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Inscreva-se e se certifique de conferir o Cartão de Confirmação entregue algumas semanas antes pela internet.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]