1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2018 INSCRIÇÕES → Edital, Datas, Resultado 2018

Muitos estudantes brasileiros já estão ansiosos e se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, edição de 2018. Esses estudantes são aqueles que estão no segundo ano do ensino médio e que, no próximo ano, irão se formar e precisam prestar a prova para que possam ingressar na universidade logo.

Ainda que a edição de 2017 não tenha acontecido, tudo está muito próximo de acontecer. As provas do ENEM 2017 deverão ser realizadas em menos de um mês, com o resultado previsto para início do ano. Sendo assim, falta um pouco mais do que seis meses para as inscrições da próxima edição do exame. Se você irá se formar ano que vem e deseja participar, veja a seguir onde e como se inscrever, além de alguns detalhes.

Datas das Inscrições ENEM 2018

A data para as inscrições do ENEM 2018 ainda não foram divulgadas; tal informação só é liberada em meados de abril, quando o Ministério da Educação disponibiliza o edital de cada nova edição do exame. No edital consta as datas para as inscrições e todos os demais detalhes importantes.

Com base nas últimas inscrições da prova, é esperado que as inscrições para a edição de 2018 abram-se ainda na primeira quinzena de maio. Geralmente as inscrições tendem a durar mais de uma semana, talvez dez dias. Mesmo que você ainda não saiba a data exata, já vá se preparando. Fique atento nos meios de comunicação do governo e sempre acompanhe as novidades em relação à educação.

Resultado ENEM 2018

O resultado é uma das etapas mais esperadas de todas as edições do ENEM. Há dois tipos de resultados: para os treineiros e para os candidatos que desejam entrar na faculdade. Os treineiros são aqueles estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio e que ainda não usarão a nota para ingressar na universidade. Como o nome sugere, eles estão treinando para quando estiverem no último ano e realmente precisarem se sair bem.

Geralmente o resultado da prova para os treineiros sai somente em março de cada ano, enquanto a nota para os candidatos “reais” sai no mês de janeiro, para que possam participar dos processos seletivos. O resultado do ENEM 2018 ainda não possui uma data específica para ser liberado, mas conforme os outros anos, deve ser liberado ainda em janeiro de 2019.

Prova do ENEM como funciona

A prova do ENEM é dividida em dois dias, ou seja, em dois cadernos de questões. Cada caderno possui 90 questões, sendo 45 para cada área de conhecimento, além da redação. Até a última edição a redação era aplicada no segundo e último dia de prova; mas com as mudanças apresentadas pelo MEC este ano, a redação passará a ser aplicada no primeiro dia de prova.

As áreas de conhecimento abordadas são as seguintes: Linguagem e Códigos, Matemática e Códigos, Ciência da Natureza e Ciência Humanas. Cada questão possui sua própria nota, por isso às vezes fulano que acertou menos questões conseguiu uma nota melhor que ciclano, pois as que ele acertou valiam mais. Após marcarem as respostas na prova, os candidatos devem passa-las, à caneta, para o caderno de respostas, sem rasurar.

Onde se inscrever ENEM 2018

Muitas pessoas que não estão acostumadas com o ENEM não sabem onde se inscrever. Todos os anos as inscrições ocorrem no mesmo lugar: a Página do Participante. Esse portal disponibilizado pelo MEC permite que os candidatos se inscrevam todos os anos, acessem para conferir o local da prova e emitir o Cartão de Confirmação, e confiram os resultados da prova.

Nesse ano o portal do ENEM (http://enem.inep.gov.br/) está de cara nova, oferecendo muito mais informações sobre a prova e tirando todas as dúvidas dos participantes. É possível ter acesso a tópicos importantes e conferir todos os detalhes de cada um. Para se inscrever é preciso clicar na opção de Página do Participante, informar o CPF, a data de nascimento e a imagem correspondente à palavra.

Mudanças do ENEM 2018

Em 2017 o Ministério da Educação apresentou várias mudanças para o ENEM; todas elas já estão em vigor e serão aplicadas nessa edição do exame, mas não se sabe se todas permanecerão nos próximos anos. Tudo indica que sim, mas talvez se algo não sair como o esperado, haja outras mudanças mais para frente.

Uma das principais mudanças é em relação à aplicação das provas, que passa a ser em dois domingos consecutivos – 5 e 12 de novembro de 2017. A redação passa a ser aplicada no primeiro dia e o ENEM não poderá mais ser usado para conceder diplomas de ensino médio. Para 2018 é fundamental conferir o edital que será lançado pelo MEC, assim todos poderão confirmar se as mudanças permaneceram.

Recomendados para você:

Tags:

[Grátis]
[Grátis]