1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2017 – O que Fazer Com a Sua Nota?

A nota do ENEM 2017 está sendo liberada hoje e com isso milhares de brasileiros já podem pensar aonde usá-la. A nota pode ser usada de diferentes maneiras para ingressar no ensino superior ou até mesmo tecnológico, sendo ela usada como critério de seleção de vários programas federais e privados.

Milhares de pessoas realizam o ENEM com o intuito de conseguirem ingressar no ensino superior, já que a nota foi adotada por todas as universidades públicas como método de ingresso, e também por algumas universidades privadas de todo o país. Se você ainda não sabe como usar a sua nota, poderá descobrir a seguir.

Usando a Nota para Terminar o Ensino Médio

Durante muitos anos o ENEM foi feito também com o objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio. Entretanto, essa opção passou a ser inválida no ENEM 2017, sendo assim todos aqueles que desejam obter o certificado do ensino médio devem agora passar por outro exame, o ENCCEJA.

ENEM 2017

ENEM 2017. Imagem:divulgação

Não é mais possível usar a nota do ENEM para concluir o ensino médio, como anteriormente. A partir de agora o ENEM pode ser usado somente para ingresso no ensino superior.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2018

Nota do ENEM para Faculdades Públicas

Se você deseja ingressar em uma universidade pública, poderá usar a sua nota do ENEM no SISU, um programa do governo federal que disponibiliza todas as vagas das instituições públicas de ensino superior. As inscrições serão abertas no final de janeiro e todos os candidatos podem se inscrever usando o número de inscrição e a senha do ENEM.

É possível se inscrever em até dois cursos, por ordem de preferência. O programa consiste em apenas uma chamada regular, além da lista de espera. O SISU é um dos programas mais esperados todos os anos e possui duas edições, uma a cada semestre.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2018 – Inscrições e prova

Nota do ENEM para Faculdades Privadas

Você também pode usar as notas do ENEM para ingressar em universidades privadas de ensino superior de diversas maneiras. Há o ProUni, um programa também do governo federal que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais, além do FIES, um financiamento estudantil que permite que você comece a pagar as parcelas do curso somente depois que estiver formado.

ENEM 2017

ENEM 2017. Imagem:divulgação

Para concorrer ao ProUni você deve ter uma renda compatível com a bolsa: até um salário mínimo e meio para bolsa integral e até três salários mínimos para bolsa parcial; além de ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada. Para concorrer ao FIES você deve ter conta em banco, apresentar um fiador e também ter uma renda não muito alta.

No ProUni você também pode se inscrever para duas opções de cursos, por ordem de preferências. Ele possui duas chamadas regulares, além da lista de espera, e também é realizado a cada seis meses. O resultado do ENEM 2017 poderá ser usado de diferentes maneiras, de acordo com o seu objetivo. Certifique-se que você não zerou a redação e tirou a partir de 450 pontos em todas as áreas de conhecimento.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]