1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2017 Inep

Se você é um estudante secundarista, com certeza já ouviu falar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se de uma prova que habilita jovens recém-saídos do ensino médio a conquistar uma cadeira em uma faculdade ou universidade.

Vista por muitos como a luz no fim do túnel, única solução possível ou até mesmo a chance de ouro da vida, a prova do Enem traz grande expectativa por parte da sociedade. Alunos se preparam o ano inteiro para este momento.

enem-inep

Enem 2017 Inep. Imagem:divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil.

Muito conhecido por todos, o programa acontece todos os anos, com a realização de uma prova. Para o ano de 2017, a expectativa é de que hajam mudanças tanto no ensino médio brasileiro e quanto no Enem.

Acesse e saiba mais informações: 15 Possíveis temas para a Redação do ENEM 2017

Enem 2017

Segundo informações do INEP, há grande possibilidade de acontecer uma mudança do ensino médio brasileiro, além disso, o Enem não será uma política pública de vestibular nacional. Mantendo-se como uma avaliação dos estudantes ao final do ensino médio, a prova tem ganhado expressão de exame vestibular nacional.

No contexto de discussão do projeto de lei sobre uma nova arquitetura para o ensino médio, certamente haverá impacto no Enem. No entanto, nenhuma mudança mudará o sistema de vantagens que vem sendo conferidas para os alunos, como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Financiamento estudantil).

pagina-do-participante-do-enem

ENEM 2017. Imagem:divulgação

Mas afinal, o que mudará no Enem em 2017? Haverá algo de novo mesmo ou é apenas especulação? É mito ou verdade que o Enem sofrerá mudanças? Há quem diga que as mudanças serão profundas e já acontecem no ano de 2017.

No entanto, a verdade é que a estrutura da prova pode sim sofrer algum ajuste, porém irá manter a prioridade da interdisciplinaridade. Assim, pode-se concluir que a contextualização dos conteúdos para criação de solução de questões será mantida, pelo fato de a instituição responsável acreditar que que esta seja uma metodologia útil e eficaz para avaliar a aprendizagem.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2017

Inscrições ENEM 2017

A cada ano, para realizar a prova, o aluno que tem se inscrever. Isso não mudará em 2017 e nem nos anos seguintes. A cada ano, o balanço mostra que milhões de alunos de todo o Brasil ganham a oportunidade de fazer as provas e testar o conhecimento, para conquistar vagas em instituições públicas do ensino superior ou financiamentos e bolsas de estudo em cursos de faculdades particulares.

No ano passado, o valor cobrado para o aluno se inscrever no Enem foi de R$ 68,00 e espera-se que não haja aumento do valor cobrado.

pagina-do-participante-do-enem

Inscrições Enem 2017. Imagem:divulgação

Porém, ressalta-se que há estudantes que podem receber de forma automática a isenção no Enem 2017 e, portanto, ficam desobrigados de efetuar pagamento para realização de inscrição. Ainda sabe-se que o Inep oferece a oportunidade de que os interessados solicitem a isenção comprovando a condição financeira.

Veja quem pode pedir isenção do valor da inscrição: alunos que estão terminando o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Para eles, fica excluída a situação de pedir isenção durante a inscrição, pois o próprio sistema identifica os casos que se enquadram nessa situação, desde que os dados sejam preenchidos corretamente.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Veja como se inscrever!

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem

Enem INEP

É de responsabilidade do Inep a criação e divulgação de um edital antes do início do Enem, para que os interessados fiquem alinhados com as regras do programa, os prazos, cronograma e detalhes acerca do Enem. Também cabe ao Inep fazer a divulgação de notícia com a data oficial do Enem, bem como avisar aos inscritos sobre o seu local de prova.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]