ENEM 2016 Inscrições e vagas

ENEM 2016 Inscrições e vagas

Há algum tempo atrás o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não existia, mas desde a sua criação ele tem ganhado muita importância e relevância, pois abre as portas para muitas universidades no Brasil. Por meio da seleção em forma de prova, os estudantes são selecionados em cursos de universidades e até em programas de incentivo educacional do governo federal.

O Enem é gerenciado pelo Ministério da Educação e ganhou relevância porque com ele é possível concorrer a uma das vagas em instituições públicas de ensino superior oferecidas no Sistema de Seleção Unificada – SiSu, além de custeio das mensalidades, por meio do Programa Universidade para Todos ou para contratar um financiamento estudantil do Fies.

Imagem:Divulgação.

Imagem:Divulgação.

Inscrições

Veja agora como realizar a sua inscrição para a prova de teste de conhecimento do Enem. Quando for publicada a data e abertura das inscrições, os interessados poderão fazê-la somente no endereço eletrônico. Para efetuar a inscrição será preciso informar dados pessoais, veja que documentos ter em mãos: número do documento de identificação (RG) e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Apresente no ato de inscrição o seu endereço fixo e um endereço de e-mail válido. Você também irá criar uma senha pessoal.

Vagas

Com o Enem, os candidatos concorrem a vagas disputadíssimas em diversas universidades do Brasil. Os estudantes fazem uma prova única e são, sem seguida, selecionados por ordem de classificação e melhor nota, para todos os cursos oferecidos nas instituições que aderiram ao Enem como forma de seleção de estudantes.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Cursos

Os cursos do Enem são na verdade os cursos oferecidos pelas instituições que tratam a prova de seleção como forma de selecionar os estudantes que entrarão na universidade. Há cursos mais concorridos, que são aqueles com maior número de interessados. Nestes casos, os que tiverem melhor nota são selecionados.

Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Escolares Anísio Teixeira – Inep tem a incumbência de elaborar o Edital do Enem 2016. No edital, criado pelo órgão já mencionado, o estudante inscrito encontra todos os detalhes sobre a prova, com regras e informações que ele precisa ter acerca do antes e do depois da prova. A informação sobre o valor da taxa de inscrição, por exemplo, está disponível por lá.

É muito importante também que o candidato leia as informações oficiais postadas na página oficial do Enem. Fique de olho em tudo que sai por lá.

Recomendados para você:

5 Comentários

  1. Quesia disse:

    EU GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PARA ENTRAR EM UMA FACULDADE PELO ENEM?

    GRATA: Quesia

  2. ELIANE C DA SILVA disse:

    QUERO ME CADASTRAR FAZER PEDAGOGIA MEU SONHO POREM NAO TENHO CONDICOES ME AJUDEM AGRADEÇO

  3. jacilene correia santos disse:

    QUERO MUITO PARTICIPAR DO ENEM PRA CONCLUIR O ENSINO MÉDIO,PAREI NO SEG ANO

Comente (será moderado)