1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2017 – Inscrições e prova

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada de muitos jovens para o ensino superior. Conhecido pela sigla Enem, o processo seletivo é utilizado por muitas instituições no Brasil, que selecionam os candidatos a partir da nota obtida nesta prova. O Enem foi criado em 1998, quando na época tinha validade somente no propósito de avaliar a qualidade do ensino médio. A partir do ano de 2009 o exame passou por algumas modificações e se tornou a porta de acesso para ingressar em um ensino superior.

Estudar para o Enem (Imagem: Divulgação)

Estudar para o Enem (Imagem: Divulgação)

Enem 2017

O Enem 2017 ainda não está tão perto, mas muitos jovens já estão se preparando para o grande dia. A prova é composta por 180 questões de múltipla escolha, que incluem matérias de cinco áreas de conhecimentos gerais entre elas Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Prova do ENEM 2017

As provas do ENEM de 2017 sofreram uma pequena mudança nas datas. Elas eram aplicadas até 2016 em um fim de semana, sábado e domingo. Em 2017 o ENEM vai ser aplicado em DOIS DOMINGOS, nos dias 05 e 12 de novembro. Com isso os alunos terão uma semana para descansar e assim poder encarar mais um dia de provas mais tranquilos e com as energias renovadas. Vale lembrar que mesmo em dias diferentes as provas irão acontecer nos dois dias no mesmo local, ou seja, se você vai fazer a sua prova no dia 05 na escola A, no dia 12 a prova acontecerá também na escola A.

Matérias Enem 2017

O primeiro dia é reservado às provas de Ciências Humanas e suas tecnologias que é aplicada as questões sobre história, geografia, filosofia e sociologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias possuindo as matérias de química, física e biologia.

O segundo dia tem a redação solicitando do estudante a elaboração de um texto argumentativo-dissertativo relacionado ao tema informado. Neste dia também há questões sobre Matemática e suas tecnologias com questões sobre matemática, além de Linguagens e códigos com questões sobre Língua Portuguesa; Literatura; Língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol); Artes; Educação Física e tecnologias da informação e comunicação.

Você pode acompanhar mais informações sobre o exame na página do Facebook Dicas Enem 2017

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

ENEM inscrições

No ato de publicação do edital do ENEM, também são abertas as inscrições para o público interessado. Normalmente isso ocorre no mês de maio. O interessado precisará acessar os sites oficiais para realizar sua inscrição, por lá ele também faz o acompanhamento dos resultados.

Quando se inscrever, o candidato precisará preencher todos os seus dados de forma certa. Caso cometa algum erro, isso será de responsabilidade exclusivamente dele. Os dados solicitados são pessoais, como: nome completo, documentos de identificação, endereço de e-mail, endereço onde mora e outras informações pertinentes que devem ser informadas na inscrição, como por exemplo, se o candidato tem alguma necessidade especial ou deficiência.

Após concluída a etapa de inscrição no Enem 2017, o candidato precisa pagar um valor referente a taxa de inscrição, exceto em casos previstos de isenção, como alunos que vão concluir o ensino médio em 2016 e pessoas com carência socioeconômica.

ENEM isenção

Com as novas regras, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela organização do Exame, estabelece que todos os participantes isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não forem nos dois dias de provas deixarão de ter o direito de isenção no ano seguinte.

Veja como recuperar a senha do Enem (Foto: Divulgação)

Veja como recuperar a senha do Enem (Foto: Divulgação)

Enem resultado

O resultado individual oficial do Enem é divulgado normalmente no mês de janeiro. O gabarito fica público para consulta dos candidatos no prazo de três dias após o exame. O resultado do Enem 2016 pode ser achado na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no site oficial. Para ver, basta acessar a página do participante com o CPF e a senha criada no final da inscrição.

No entanto, o resultado do Exame pode ser anulado em função de alguns comportamentos impróprios por parte dos candidatos. O resultado também pode ser modificado, caso o candidato tenha zerado a prova de redação.

O aluno que quiser usar o resultado do Enem 2016 para finalizar o ensino médio pode fazê-lo. No ato da inscrição, o participante poderá escolher pelo certificado de conclusão do ensino médio. Para isto o candidato deverá ser maior de 18 anos e conseguir uma nota igual ou maior a 450 pontos em cada área de conhecimento geral e 500 pontos na redação.

imagem: divulgação

imagem: divulgação

ENEM redação

A prova de redação é simples. O candidato receberá um tema e precisa escrever sobre ele, sem fugir do que o enunciado pede. É importante ficar atento à pontuação e gramática e ser direto, mas obedecendo ao formato de introdução, desenvolvimento e conclusão do tema.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]