ENEM 2016 Inscrição, Data das inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha e uma redação.

Saiba mais Informações, acesse: ENEM 2016, Expectativas e Inscrições

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias traz questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A de Ciências da Natureza e suas Tecnologias cobra conhecimentos de Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias envolve questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Já a prova de Matemática e suas Tecnologias tem questões de Matemática (Geometria e Álgebra).

Estudar para o Enem (Imagem: Divulgação)

Estudar para o Enem (Imagem: Divulgação)

A Redação testa cinco competências : “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”; “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”; “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Saiba mais Informações, acesse: Gabarito Enem 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adquiriu um novo formato passando a ter 180 questões, para serem resolvidas em dois dias. As disciplinas passaram a ser agrupadas em quatro grandes áreas de conhecimento.

Expectativas Enem 2016

A expectativa é de que mais de 10 milhões de estudantes se inscrevam para as provas do Enem 2016. O provável número recorde de estudantes inscritos deve-se em grande parte às inúmeras oportunidades que o exame oferece.

Saiba mais Informações, acesse: Não posso esquecer no dia do ENEM!

Gabarito Enem

O primeiro resultado oficial do Enem 2016 é divulgado após o terceiro dia útil do encerramento da aplicação das provas através do seu Gabarito Oficial no endereço eletrônico disponibilizado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A consulta ao gabarito Enem 2016 é realizada mediante a informação do CPF e a senha cadastrada na inscrição do participante.

Gabarito Enem

Gabarito Enem. Imagem: divulgação

Resultado Enem 2016

O método adotado para realizar o cálculo das notas das provas do Enem 2016 objetivas dos é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o grau de dificuldade das questões somado à nota da prova de redação, que pode ser de 0 a 1000, e é atribuída após ser corrigida por dois corretores independentes, podendo caso aja divergência ser corrigida por mais um corretor.

O resultado final do Exame é obtido com a soma das notas das provas objetivas e da prova de redação, que será divulgado e liberado para consulta posteriormente.

Saiba mais Informações, acesse: Top 8 Candidatos Atrasados do Enem 2015

Simulado Enem

Uma boa forma de treinar para o dia da prova do ENEM 2016, é realizar simulados. Os simulados do ENEM 2016 são facilmente encontrados na internet e seguem exatamente o modelo da prova do Ministério da Educação. Ao fazer os simulados online, você não só treina para aguentar uma prova tão longa e até mesmo cansativa, como também já se acostuma ao tipo de questões que podem aparecer.

Se seu objetivo ao prestar o ENEM 2016 é mais específico, como ingressar numa universidade e o curso para o qual você pretende conseguir uma vaga tem peso maior em algumas disciplinas, você pode optar, também, por realizar um simulado do ENEM voltado para as áreas do conhecimento que mais pesarão na sua nota final. Através de uma simples busca na internet, você certamente encontrará diversos formatos de simulados do ENEM 2016 diferentes.

Saiba mais Informações, acesse: 5 Cursos Online para se Preparar para o Enem 2015

Mas, lembre-se, são dois dias de provas e a prova em si é longa, então por mais que você estude e se foque nas disciplinas que terão mais peso na sua nota final, não se esqueça de, ao menos, uma ou duas vezes, realizar o simulado para o ENEM 2016 completo, cronometrando o tempo. Isso garantirá que você não se desespere com a passagem do tempo no dia da prova, além de que, você cria um ritmo para a resolução das questões.

simulado Enem

Simulado Enem. Imagem:Divulgção

Questões que Caem no Enem

As matérias do Enem 2016 são as seguintes: história e geografia, biologia, química, física, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologia da informação e matemática.

Além disso, há que se frisar que todas as áreas do Enem 2016 serão baseadas em eixos cognitivos comuns, sendo ao todo cinco:
•    Dominar linguagens;
•    Compreender fenômenos;
•    Enfrentar situações-problema;
•    Construir argumentação;
•    Elaborar propostas.

Dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias serão cobrados estudo do texto; estudo das práticas corporais; produção e recepção de textos artísticos; estudo do texto literário; estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos; estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos; estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa; e estudo dos gêneros digitais.

Na área de Matemática e suas Tecnologias serão cobrados os conteúdos de conhecimentos numéricos; conhecimentos geométricos; conhecimentos de estatística e probabilidade; conhecimentos algébricos; conhecimentos algébricos/geométricos.

Saiba mais Informações, acesse: Locais Prova Enem São Paulo SP

O conteúdo abordado na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias será: diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; características e transformações das estruturas produtivas; os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; representação espacial.

Questões que Caem no Enem

Questões que Caem no Enem. Imagem:Divulgação

Na área de Ciência da Natureza e suas tecnologias o candidato terá de estar a par na parte de Física: de conhecimentos básicos e fundamentais de Física; Na disciplina de Química será cobrado: Transformações químicas; representação das transformações químicas; materiais, suas propriedades e usos; água; transformações químicas e energia; A parte de Biologia abordará o conteúdo de: Moléculas, células e tecidos; hereditariedade e diversidade da vida; identidade dos seres vivos; ecologia e ciências ambientais; origem e evolução da vida; e qualidade de vida das populações humanas.

Inscrições Enem 2016

Para se inscrever no Enem 2016, visite o site http://enem.inep.gov.br/.

Calendário Enem 2016

Todos os anos, a data de realização do ENEM, bem como o início de suas inscrições, são informações muito aguardadas e, assim que o edital é publicado oficialmente, a mídia “só fala nisso”. Mas isso só acontece porque são milhões de pessoas que se interessam por este assunto a cada ano. Neste ano, o ENEM 2016 iniciará as suas inscrições iniciam em maio 2016. A abertura das inscrições ocorre no mesmo dia em que o edital é lançado, por isso, antes de fazer a sua inscrição, leia o edital com atenção – ele pode conter algumas novidades como os últimos anos têm apresentado.

O edital, bem como a realização das inscrições do ENEM 2016, pode ser acessado através da página do INEP (Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) ou da página do próprio ENEM.

Temas de Redação do Enem

Embora não dê para acreditar em temas muito óbvios, tudo é possível no ENEM nosso de cada ano, assim sendo, vamos às sugestões:
    A religião no mundo
•    O meio ambiente e a economia
•    A ciência médica e a economia
•    Trabalho escravo no século XXI
•    Aquecimento global
•    Vícios
•    Crise econômica no Brasil e no mundo
•    O excesso e a falta de alimentos no mundo
•    Atividades físicas
•    Alimentação saudável
•    Crise hídrica
•    Maioridade penal
•    Racismo e homofobia
•    Jogos Olímpicos 2016
•    Limites do humor
•    A terceira idade
•    Conceito de família no século XXI
•    Programa Mais Médicos
•    Trânsito em grandes metrópoles
•    Justiça com as próprias mãos

Como se Inscrever no Enem

Para se inscrever para o ENEM 2016, você deverá acessar a página eletrônica do exame, já que as inscrições só podem ser feitas pela internet, e lá você encontrará um link escrito “Página do Participante” que dará acesso direto ao processo de inscrições. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se inscrever para o ENEM e para isso são necessárias algumas informações obrigatórias, como o nome completo do candidato, seu número de RG e CPF, telefone para contato (que pode ser móvel ou fixo) e um endereço de e-mail válido.

Saiba mais Informações, acesse:  Enem 2015 Passo a Passo

Inscrição Enem

Inscrição Enem. Foto: Divulgação

Além destas informações básicas obrigatórias, o candidato deve se preocupar ainda em fornecer algumas informações adicionais, caso seja necessário, como por exemplo: se ele é portador de algum tipo de deficiência e se, devido a isso, ele precisará de algum atendimento especial (carteira especial, espaço para cadeira de rodas, tradutor de libras, prova a ser realizada dentro de um hospital) ou então, em outros casos, como a necessidade de a prova ser realizada após as 18h para candidatos religiosos guardadores do sábado, acompanhantes para mães lactantes ou prova diferenciada devido à alguma deficiência (tamanho maior das letras, por exemplo) nos dias do exame.

Prouni e Enem

O ProUni é um processo seletivo informatizado que recupera todas as notas do Enem dos candidatos inscritos. É um sistema automático e você não precisa digitar suas notas, apenas o número de inscrição e senha.

Para selecionar os bolsistas, o sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que querem bolsa para o mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência) e, ao final do período de inscrições, preenche as vagas com aqueles que tiveram as maiores notas do Enem. Quanto maior a nota no Exame, maior a chance de conseguir uma bolsa do ProUni.

Saiba mais Informações, acesse: Enem 2015, Enem 2016 Inscrições, Gabarito e Resultado

Quando acontece empate, com dois ou mais candidatos que tiveram a mesma pontuação no Enem concorrendo à mesma vaga, o sistema do ProUni usa dá prioridade para aquele que teve a maior nota na redação. Se as notas de redação também forem iguais, o sistema classifica aquele que teve a melhor nota na prova de Linguagens e assim por diante. Os critérios de desempate do ProUni são, nesta ordem:
•    Redação
•    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
•    Matemática e suas Tecnologias
•    Ciências da Natureza e suas Tecnologias
•    Ciências Humanas e suas Tecnologias

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. Daiane disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como participo da seleção de professores corretores do ENEM.desde já agradeço

Comente (será moderado)