Enem 2016 e Inscrições Prouni 2017

O Enem 2016 entrará para a história por ter sido aplicado em 2 etapas. Muitas escolas estavam ocupadas para o período oficial da aplicação das provas em novembro e não houve tempo útil para arrumação das escolas. Por isso estudantes foram realizar a prova em dias diferentes pela primeira vez, com provas diferentes e temas de redação diferentes.

edital-enem-2017

Enem. Imagem:divulgação

Na primeira aplicação da prova, o tema da redação, um dos mais aguardados e ansiados pelos estudantes, foi sobre a intolerância religiosa, e na segunda aplicação da prova (em dezembro), o tema da redação foi os caminhos para combater o racismo. Como é de praxe, muitos estudantes perderam a hora, muito choro e nervosismo nos portões das escolas com aplicação de prova. Mas, também, muita dedicação, estudo e concentração para aqueles que se prepararam o ano inteiro pensando em seu futuro profissional.

Enem 2016

Chamou atenção o número de abstenções durante as provas. O índice ficou em 30,4%. Acima do índice de 28% em 2015. Esse índice traduz um prejuízo de R$ 236 milhões para o Governo Federal, e o MEC está preparando uma consulta pública para janeiro de 2017 para ouvir a sociedade acerca da aplicação da prova, estudando assim mudanças que podem diminuir o índice de abstenção, e consequentemente, de prejuízo.

Acesse e saiba mais informações: Calendário Prouni 2017

Resultado Enem 2016

Apesar dos gabaritos oficiais já terem sido divulgados, é imenso a ansiedade dos estudantes para o resultado Enem 2016 que será divulgado em 19 de janeiro.

edital-enem-2017

Resultado Enem 2017. Imagem:divulgação

A participação no Enem é requisito básico para que o estudante possa participar de programas públicos como o Sisu (vagas no ensino superior público), ProUni (bolsas no ensino superior privado), e para participar do Fies (fundo de financiamento estudantil). Nós falaremos mais a seguir sobre o Prouni, ajudando a você, estudante, entender melhor sobre o programa e não perder o prazo para inscrição.

Prouni 2017

O Prouni é um programa do governo federal criado em 2009 para que estudantes de baixa renda possam concorrer a bolsas em instituições privadas de ensino superior, as bolsas são de 2 tipos, integral e 50%, as bolsas integrais são para estudantes que comprovem renda brutal mensal por pessoa de até 1 salário mínimo e meio. E as bolsas parciais são para estudantes que comprovem renda bruta mensal por pessoa de até 3 salários mínimos.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Para se candidatar ao programa é necessário comprovar que o estudante fez o ensino médio em escola público, ou no caso de ter feito em escola particular que comprove que foi bolsista integral. O candidato tem direto a concorrer caso seja portador de deficiência. Professor de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica também pode concorrer ao Prouni.

Acesse e saiba mais informações: Aditamento FIES 2017 – Veja como fazer!

Inscrições Prouni 2017

As inscrições do Prouni devem começar logo após a divulgação do resultado do Enem, já que a participação e nota do Enem é essencial para a seleção dos candidatos. Portanto logo após 19 de janeiro teremos a data oficial das inscrições.

primeiro-semestre-prouni-2017

Inscrições Prouni 2017. Imagem:divulgação

Elas são feitas, exclusivamente, pela internet no site oficial do programa do MEC. Não perca o prazo, e fique atento, há uma lista de espera, caso você não seja selecionado no programa imediatamente, ainda terá chances de entrar, acompanhe a lista e boa sorte.  As oportunidades, também, são abertas para vagas remanescentes.

Nota de corte Prouni 2017

Para a possibilidade de seleção no Prouni 2017 é necessário que o estudante tenha tirado nota no mínimo de 450 pontos na prova objetiva do Enem e 500 pontos em redação. Além disso, durante a sua inscrição você poderá concorrer a 2 cursos simultaneamente, há uma nota de corte para cada curso, ela é atualizada diariamente durante o período de inscrições, com base nas novas inscrições e notas de cada estudante para o curso escolhido.

prouni-2017

Nota de corte Prouni 2017. Imagem:divulgação

Fique atento, até o último dia de inscrições é possível trocar a ordem do curso desejado de acordo com a sua nota, assim se você escolheu um curso que está acima da nota que você tirou, você poderá acompanhar e alterar sua inscrição para um curso onde sua nota se enquadra com mais facilidade, fazendo assim com que você não perca a oportunidade de já iniciar o ensino superior em 2017.

Uma dica, instituições diferentes tem notas de corta diferentes, atente-se a todos os detalhes, você pode consultar todas as instituições que tem disponibilidade para o curso que você deseja e alterar sua inscrição de acordo com a sua nota até o encerramento das inscrições.

Recomendados para você: