/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Encceja 2018

Encceja é a oportunidade do cidadão brasileiro de obter a certificação do ensino fundamental e médio de forma gratuita. O objetivo deste artigo é auxiliar o jovem e adulto a esclarecer a dúvidas sobre o exame, calendário, inscrição, prova,  etc… Conseguindo assim realizar uma boa prova e conseguir seu diploma do ensino fundamental e médio, facilitando sua vida.

Este programa é do Ministério da Educação, e tem como objetivo , ser referência nacional na educação  para jovens e adultos avaliando sua capacidade intelectual.

Encceja 2018

Encceja 2018. Imagem:divulgação

O exame tem sido muito  procurado nos últimos anos, para as pessoas obter o diploma tendo assim uma oportunidade no mercado de trabalho.

O encceja é uma simplificação do antigo supletivo, sendo possível com uma única prova obter o diploma, mas vale lembrar que sendo uma única prova tem que estudar  muito podendo usar apostilas para facilitar.

Inscrição Encceja 2018

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada pode se inscrever mas seguindo algumas regras, como por exemplo:

– Diploma do ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame.

–  Diploma do ensino médio, é preciso ter, 18 (dezoito) anos ou mais na data do exame

– Todos os participantes são obrigados a ter registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF) emitido  pela Receita Federal

Para se inscrever o candidato interessado deverá preencher um questionário sócio-economico. Este exame será feito nas escolas públicas, no exterior , serão usados os consulados. O candidato pode preparar-se  escolas públicas e privadas que oferecem aulas para ajudar os participantes  do Encceja.

O período de inscrição costuma acontecer em janeiro de cada ano, para que todas as pessoas tenham oportunidade de inscrição logo no início de cada período. Acompanhe o edital de 2018.

Prova Encceja

O encceja é composto de quatro provas, com 30 questões de múltipla escolha. Vamos tentar informar algum conteúdo que cairá na prova, facilitando o estudo.

– Na prova do ensino fundamental

– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira,  Artes,  Educação Física e Redação;

– Matemática;

– História e Geografia;

– Ciências Naturais;

– Na prova do Ensino Médio

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

O Candidato pode para prepara-se para o exame usar do site do INEP o material didático disponibilizado para estudo dos participantes. Nas apostilas o candidato pode estudar por área de conhecimento, por exemplo. Tendo maior dificuldade em matemática , você pode pegar o material de matemática para tirar todas as dúvidas existentes.


Encceja 2018

Encceja 2018. Imagem:divulgação

Data da aplicação da prova do Encceja 2018 que acontece em todo o território nacional pode ser no mês de março.  Ainda não tem data definida oficialmente pelo INEP, mas já existem boatos. Para obter informações oficiais acompanhe no site oficial do INEP.

Para a Inscrição do Enem

O candidato para ter direito a certificação no Encceja ter que conseguir 100 pontos em cada áreas de conhecimento, sendo esta a pontuação correspondente a um aproveitamento de 50% do total.

No caso de língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física no ensino fundamental e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, para ter direito a certificação é preciso obter, também, a proficiência em redação, sendo necessário ter nota igual ou superior a cinco pontos, que equivale a 50%.

O candidato que conseguir a certificação terá isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Esta novidade foi anunciada recentemente pelo governo federal, incentivando os jovens e adultos a continuarem com os estudos, facilitando assim a qualificação para o mercado de trabalho.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]