1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17.934 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Documentos necessários para inscrição do Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começaram! Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no site do Enem, tendo das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As datas de aplicação das provas são os dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) tem a expectativa de que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem no exame.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Enem 2017

O Enem foi desenvolvido para medir o nível de conhecimento dos alunos que estão completando o ensino médio ou que já o finalizaram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano de conclusão do curso, basta que a pessoa faça sua inscrição na página eletrônica do Enem.

Alunos que não concluirão o ensino médio este ano, podem participar como treineiros, sendo assim, o resultado final não poderá ser usado por ele para participar de programas de acesso ao ensino superior, em nenhum caso.

Assista: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Enem documentos necessários para inscrição no Enem

Antes de separar seus documentos, saiba que você terá que ter um e-mail próprio para fazer sua inscrição. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O Enem custará este ano R$ 63. Agora, veja a lista de documentos necessários para você fazer a inscrição no Enem: CPF e RG. Se você ainda não tiver CPF ou RG, precisa fazer logo o seu, pois são documentos obrigatórios para a realização da inscrição do Enem.

Para fazer sua inscrição no Enem, é preciso entrar no site, na página do Exame e preencher o passo a passo com o que é pedido. Embora seja fácil e relativamente rápido, você precisa parar tudo que estiver fazendo e se concentrar no preenchimento da inscrição do Enem 2015. Faça tudo de uma só vez, pois caso demora muito, a página reinicia e você perderá todo o trabalho feito até aquele momento.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Enem 2017 documentos

Há ainda documentos que não são aceitos como comprovante de identidade para o Enem, fique alerta: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

Documentos necessários para fazer a prova do Enem

 Nos dias de prova do Exame Nacional de Ensino Médio, é necessário que o candidato comprove sua identidade, levando consigo um documento com foto para ser apresentado aos fiscais do Enem. Os documentos que podem ser utilizados são cédula de identidade (RG), identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação.

Lembre-se: o candidato deve apresentar no Enem um documento com foto. Entre os documentos que não serão aceitos temos as carteiras de habilitação em modelos anteriores à Lei nº 9.503/97, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, carteiras de estudante e crachás de natureza privada (crachá de empresas).

Também não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas, e documentos que estejam danificados e inelegíveis. Portanto, você deve levar seu documento original e, se este estiver muito danificado e/ou muito desatualizado, é melhor emitir uma nova via para evitar qualquer problema de identificação no Enem.

Preciso levar o CPF para o Enem?

 Não é necessário levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para o Enem. O CPF não é um documento com foto, e portanto não servirá para identificação se apresentado sozinho.

Não tenho ou perdi meu documento de identidade, posso fazer o Enem?

 Sem a cédula de identidade e CPF (que também precisa de identidade para ser feito) não é possível se inscrever para o Enem. No entanto, se você não tem os devidos papéis da identidade mas sabe os números de registro, você consegue fazer a inscrição, uma vez que é feita pela internet.

Em caso de perda da cédula de identidade, o Registro Geral (RG), o candidato pode apresentar um outro documento com foto ou, se não tiver outro documento deste tipo, levar um Boletim de Ocorrência (BO) que comprove e tenha registrado a oficialmente a perda ou roubo do documento.

Além dos documentos, o que mais é preciso levar para fazer o Enem?

 Para fazer o Exame Nacional de Ensino Médio, tudo o que o candidato precisa ter em mãos é o documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação impresso e caneta esferográfica preta. Lembrando que a prova não pode ser feita de canetas de outros tipos e de outras cores, tendo que ser necessariamente preta. É bom levar mais de uma caneta preta para se ter de reserva.

enem

Enem

Celulares e outros aparelhos eletrônicos devem ser guardados numa embalagem de plástico dada pelos fiscais de prova.

Além disso, leve consigo pelo menos uma garrafa de água e comida para ser consumida durante o exame. O Enem se consiste em provas extensas, de até quatro horas de duração e você, com certeza, sentirá fome enquanto faz as questões. O recomendado é que se leve alimentos embalados, como biscoitos, bolachas, barras de cereal, comidas de fácil manuseio e leves, que não te causarão mal estar no meio da prova.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]