Datas da prova do ENEM 2017

O Enem é uma das oportunidades para entrar na faculdade, no passado isso era difícil, mas com a evolução da prova isso mudou. Para ter sucesso na edição de 2017 o ideal é começar a preparação cedo. Por tanto, siga todas as datas do Enem 2017 e estude.

Enem 2017

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado pelo Governo Federal em 1998, na época a sua função era muito diferente do que é hoje. A partir de 2009 começou a passar por grandes transformações.

pagina-do-participante-do-enem

Datas da prova do ENEM 2017. Imagem:divulgação

O Enem 2017 vai oferecer milhares de vagas para o Prouni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas em faculdades privadas, no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com vagas nas universidades federais e estaduais, no Fies (Financiamento Estudantil) e também para o Ciência sem Fronteiras, com estudos fora do Brasil. Outra função do Enem é a conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos e fizer mais de 450 pontos.

Inscrições Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 deverão ser realizadas no mês de maio. Quando forem abertas haverá grande divulgação na mídia, como internet e TV. Quem perde o período destinado para o cadastro terá que esperar mais um ano para fazer o Enem.

enem-2017-veja-como-se-inscrever

Datas da prova do ENEM 2017. Imagem:divulgação

Quem já se inscreveu em outra oportunidade mas não fez a prova vai ter que pagar uma taxa para participar, valor próximo de R$ 100,00. É possível solicitar carência e não pagar o valor da inscrição. O cartão de inscrição deve ser impresso e apresentado no dia da realização da prova.

Provas Enem 2017

Em 2017 o Enem será realizado em dois dias, num fim de semana – sábado e domingo. Sendo a redação feita no domingo, assim como as questões de língua estrangeira – espanhol ou inglês. A prova do Enem 2017 poderá ser realizada em até 4h30min no sábado e 5h30min no domingo, sempre começando as 13h00min, horário de Brasília.

Conteúdos que caem na prova

O Enem é dividido em quatro áreas do conhecimento, entre elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Além das quatro é necessário fazer uma redação dissertativa. Cada um desses quesitos vale 20% da nota final da prova, por tanto, é fundamental focar em todos.

Acesse e saiba mais informações: Calendário Prouni 2017

Expectativas para o Enem 2017

Existe a possibilidade que para 2018 as bolsas de estudos proporcionadas pelo Enem para o Prouni e para o Fies sejam diminuídas bruscamente, dessa forma é fundamental estudar ainda mais para as provas.

edital-enem-2017

Datas da prova do ENEM 2017. Imagem:divulgação

Em 2016 o Enem foi realizado por mais de 9 milhões de estudantes, para 2017 a expectativa é ultrapassar os 10 milhões de candidatos. Se a crise econômica não diminuir, o Governo Federal vai continuar realizando cortes, e os benefícios do Enem poderão ser atingidos.

Acesse e saiba mais informações: Aditamento FIES 2017 – Veja como fazer!

Dicas para o Enem 2017

O Enem 2017 deverá ser realizado no mês de novembro, por tanto os alunos terão praticamente um ano para se prepararem. Quem deseja atingir uma boa nota deve organizar um plano de estudos, onde é destinado um período exato para o estudo de cada disciplina. Uma dica para as ideias novas fixarem no cérebro é descansar, por tanto não adianta estudar por longos períodos sem parar.

Procure focar inicialmente naquilo que você sabe mais, para garantir esses pontos, depois passe a estudar sobre os assuntos que menos domina. Treinar a redação também é fundamental para o sucesso, pois ela é responsável por 20% da nota. E claro, as dicas clichês, chegue cedo no dia da prova e leve ao menos duas canetas esferográficas. Se desejar leve uma garrafa com água, quem bebe durante avaliações costuma ir melhor.

Recomendados para você: