1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Conheça a diferença entre Enem e Vestibular

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o ENEM e o vestibular e acabam confundindo os dois, mas estamos aqui para esclarecer todos os mal-entendidos. Isso acontece porque o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – desde 2009 tem sido usado para selecionar os candidatos para ingressar em cursos superiores em instituições públicas de todo o país. Antes disso ele era usado apenas para avaliar o desenvolvimento do ensino médio brasileiro.

Aos poucos o uso do ENEM para ingresso nas universidades foi crescendo e “roubando” o espaço do vestibular, o método tradicional de seleção dos estudantes. O que muitos ainda se perguntam é se existe o vestibular e se é possível ingressar na universidade sem o ENEM.

Enem

Enem

ENEM: para que serve e como é usado?

O ENEM serve para avaliar os estudantes do ensino médio e para a seleção de candidatos em cursos superiores. Ele é usado por instituições públicas, estaduais, federais e até mesmo por instituições de cursos técnicos para selecionar os candidatos para seus cursos.

O ENEM é usado em sistemas como o SISU, ProUni e até mesmo Pronatec, além do FIES e também pelas instituições privadas que ainda realizam vestibular. Nesse último caso, as instituições privadas dão duas opções aos estudantes: ingressar realizando o vestibular tradicional ou usando a nota obtida no EXAME.

VESTIBULAR: como é usado e ainda é aplicado?

O vestibular é o método tradicional de ingresso em instituições públicas e privadas. Era através dele que os estudantes começavam os seus cursos de graduação. Com a chegada do ENEM e do SISU, que foi o sistema criado para unificar a oferta de vagas em instituições públicas usando a nota do ENEM, o vestibular tradicional foi deixado um pouco de lá, mas ainda existe.

O vestibular ainda é aplicado principalmente por instituições privadas para selecionar os seus candidatos. Como essas instituições não ofertam suas vagas no SISU, o que resta é o ProUni e o vestibular tradicional. Nesses casos os jovens podem optar por realizar a prova em um local estipulado pela instituição e, aqueles com as melhores notas ganham a vaga. No caso do ProUni, o candidato pode ganhar uma bolsa de 50% ou 100% na instituição privada usando sua nota do ENEM, não sendo preciso passar pelo vestibular.

Qual é melhor: ENEM ou VESTIBULAR?

Isso depende de você, do curso que deseja se inscrever e da instituição de sua escolha. Caso você queira entrar em uma instituição privada, provavelmente terá que passar pelo vestibular tradicional ou agendado, ou escolher usar sua nota do ENEM. Caso sua nota não tenha sido tão alta, deverá optar pelo vestibular.

Vestibular

Vestibular

No entanto, se desejar ingressar em uma instituição pública, terá que optar pelo ENEM e se inscrever pelo SISU, já que universidades públicas não aplicam mais vestibulares. Tudo também depende da sua disponibilidade de arcar com a mensalidade de uma instituição privada: ao fazer o vestibular você ganha somente a vaga, não uma bolsa. Portanto se não tiver condições de arcar, deverá optar pelo ProUni, que usa a nota do ENEM.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]