1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem

Segundo informações do Ministério da Educação, o calendário dos processos de seleção que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir acessar vagas em Ensino Superior em universidades públicas ou privadas ensino superior, já estão abertos. Os processos de seleção são todos online e poderão ser acessados a por meio do site do Ministério da Educação.

Como fazer parte do Sisu, ProUni e Fies?

Para fazer parte do Sisu, ProUni e Fies o estudante precisa, ao menos, não ter zerado a redação. O primeiro processo de seleção desses programas a ser aberto é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aonde os estudantes fizeram as inscrições entre os dias 24 a 27 de janeiro.

O Sistema de Seleção Unificada oferta oportunidades em instituições públicas de ensino superior pelo Brasil todo. Na edição 2017 vão ser ofertadas 238 mil oportunidades em 131 universidades federais e estaduais e institutos federais e instituições estaduais.

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem. Imagem:divulgação

O Programa Universidade para Todos (ProUni) fez a abertura do seu processo de seleção de 2017 no dia 30 de janeiro e esse processo de inscrição encerrou no dia 2 de fevereiro. O ProUni ofertou bolsas de estudo de 50% ou de 100% em universidades particulares de ensino. Para se inscrever no Prouni é necessário ter nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fez o seu processo seletivo em 2017 entre 6 e 9 de fevereiro. O Fies ofertou vagas no financiamento em instituições particulares a estudantes que tiverem ao menos 450 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio e não zeraram a redação.

Acesse e saiba mais informações: De quantos pontos você precisa do Enem

Diferenças principais do Prouni, Sisu e Fies

Essas três siglas mostram programas do governo federal na inclusão de cidadãos no ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Por meio do Sisu, as instituições públicas (sem realizar nenhum tipo de cobrança de mensalidade) disponibilizam as suas vagas para os estudantes, tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem. Imagem:divulgação

Já o Prouni oferece aos estudantes bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas, ou seja, universidades pagas. O objetivo principal desse programa é beneficiar estudantes que saíram de escolas públicas e possuem baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) proporciona aos estudantes contratos de financiamentos. Para fazer a sua inscrição é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta por pessoa da família de até 2,5 salários mínimos.

Acesse e saiba mais informações: Use o Enem para conseguir bolsa no Prouni 2017

Diferença do Enem e vestibulares

O Exame Nacional do Ensino Médio tem um grande diferencial que de cara causa polêmica para quem defenda ele como sendo mais igual a um vestibular comum. Nenhum vestibular é feito em dois dias seguidos, no geral, eles acontecem em duas fases, sendo que somente os aprovados na primeira etapa, mais ligada a conhecimentos gerais, é convocado para fazer a segunda chamada meses ou dias depois.

Já no Enem a pessoa faz a prova no primeiro dia com temas ligados a ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia de avaliação, que geralmente é no domingo, fará prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

O Exame Nacional do Ensino Médio tem 185 questões, divididas nas segmentações cobradas em cada dia de prova. Os vestibulares, no geral, têm bem menos questões que o Enem, mas isso não quer dizer que são mais simples. A maioria dos vestibulares tem entre 70 e 100 questões de múltipla escolha (salvo algumas exceções que as provas são dissertativas por completo, sendo considerados mais complicados).

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem. Imagem:divulgação

O teor das questões dos vestibulares e do Enem são bem diferentes também. No Exame Nacional do Ensino Médio, geralmente, a pessoa pode contar com a interpretação de texto para ter como base de resposta, pois os enunciados dão dicas da resposta da maioria das questões.

Já os vestibulares trazem questões com enunciados mais diretos, no entanto, a cobrança em disciplinas de exatas são mais diretas. No Enem tem menos questões que exigem decorar fórmulas de química, física e matemática dos que nos vestibulares.

A tendência é que as pessoas que são melhores em interpretações de texto tenham maior facilidade no Enem do que as que têm carência técnica em exatas nos vestibulares.

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem

Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies, que usam o Enem. Imagem:divulgação

Cada um tem a sua dificuldade por isso é errado dizer que o Enem é mais fácil que a maioria dos grandes vestibulares das faculdades públicas brasileiras. Tanto é verdade essa afirmação que algumas faculdades aceitas como nota da primeira fase de testes a do Enem, sem a necessidade de fazer vestibulares.

Fora isso, o Exame Nacional do Ensino Médio a cada ano que passa está com a dificuldade elevada e as pessoas podem perceber a diferença se comparar as provas aplicadas a cada ano.

A tendência é que daqui a alguns anos as pessoas não tenham mais que fazer o vestibular e sim o Enem, pois a nota dele que será usada em todas as universidades brasileiras para que a escolha do estudante fosse feita, mas isso é algo para um futuro mais distante. Para mais informações acesse: http://enem.inep.gov.br.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]