1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Como utilizar a nota do ENEM 2017

A nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – passou a ser usada como principal forma de ingresso nas universidades brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Esse ingresso se dá por meio de programas federais que unificam o acesso às vagas, permitindo que estudantes de todo o país se inscrevam.

Além de poder participar desses programas, os estudantes ainda podem usar a nota do ENEM no FIES – Financiamento Estudantil – e em programas de iniciativa privada, como o Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa. Para completar, as próprias universidades privadas disponibilizam a opção de usar a nota do ENEM como ingresso aos seus candidatos, ao invés de passarem pelo vestibular tradicional. Veja a seguir mais detalhes de como utilizar a nota do ENEM 2017.

Nota do ENEM no SISU

O SISU é um programa por onde as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas nos cursos superiores. É um dos programas mais esperados e disputados, tendo milhares de inscrições todos os anos. Para se inscrever você usa o número de inscrição e a senha do ENEM; é possível se inscrever para dois cursos e acompanhar as notas de corte a partir do segundo dia.

As notas dos candidatos são usadas como critério de avaliação na hora da classificação, sendo que aqueles com as melhores notas sempre ficam em primeiro lugar.

Nota do ENEM no ProUni

O ProUni se assemelha muito ao SISU, com a diferença de que oferta vagas para a instituição privada. São bolsas parciais e integrais para que estudantes possam ingressar no curso superior desejado na instituição privada, gastando menos. Aqui, além de ter uma nota igual ou maior que 450 pontos, o candidato também precisa ter uma renda compatível.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Aqueles que possuem uma renda superior, mas não maior do que três salários mínimos, recebem a bolsa parcial.

Nota do ENEM nas faculdades particulares

Além do ProUni, as faculdades particulares podem permitir que os candidatos usem a nota do exame para ingressar, ao invés de participarem do vestibular tradicional. Quando há essa opção, ela está descrita no próprio site da universidade, basta acessar a página do vestibular.

Cada faculdade possui um procedimento para usar a nota, mas geralmente você só precisa comparecer na unidade com um documento que comprove a sua nota. Por exemplo, quando sair o resultado do ENEM, imprima a página com todas suas notas e leve para a universidade. Se a sua nota for compatível com o curso desejado, você consegue ingressar e não precisa fazer o vestibular tradicional.

Nota do ENEM no FIES

O Financiamento Estudantil é mais uma alternativa para quem não tem condições de arcar com a faculdade privada agora. Para contratar o estudante já deve estar com a vaga garantida e a matrícula efetuada. Depois, pode se inscrever no FIES e se for selecionado, deve seguir todas as instruções para formalizar o financiamento.

Dependendo da ocasião, será preciso um fiador. É preciso ter uma conta no banco e ir formalizar o contrato em uma das agências. No FIES o estudante começa a pagar as mensalidades após sua formatura e durante o tempo de curso paga somente um valor a cada três meses, referente aos juros do financiamento.

Nota do ENEM no Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um programa de iniciativa privada, onde você pode conseguir bolsas de diferentes valores para o curso superior. Para conseguir você deve usar a sua nota do ENEM, basta se inscrever no site e procurar por bolsas referentes ao curso desejado.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]