1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Será o Novo Ensino Médio

Você já está sabendo das mudanças que ocorrerão no ensino médio brasileiro nos próximos anos? Essas mudanças foram sancionadas por Michel Temer e vinham sendo discutidas há um bom tempo; as resoluções da proposta foram discutidas com a população, que votou para formar uma Base Nacional Comum Curricular compatível com seus objetivos de vida. A BNCC ainda está sendo preparada pelo governo brasileiro, mas a Lei 13415/17 já foi aprovada e prevê grandes mudanças no ensino brasileiro.

A seguir você ficará sabendo como será o novo ensino médio e muitos outros detalhes.

Como Será o Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Como Será o Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

O que é o Novo Ensino Médio?

O novo ensino médio é uma série de mudanças que foram aprovadas pelo governo brasileiro e virou uma lei, sendo assim obrigatório que todas as escolas brasileiras adotem essas medidas. A Lei 13415/17 prevê uma série de mudanças na grade curricular dos estudantes e no tempo que passam na escola.

O principal objetivo da lei é promover a educação profissional e integral, permitindo que os estudantes terminem o ensino médio capacitados para o mercado de trabalho. Para que as escolas consigam implantar o tempo integral e todas as demais mudanças, o governo federal oferecerá apoio financeiro.

Lei do Novo Ensino Médio

A lei possui diversas mudanças, por isso aqui falaremos sobre as principais. Por exemplo, todas as disciplinas do ensino médio passarão a ser divididas em cinco áreas de conhecimento, além de que escolas públicas e privadas terão que manter os alunos estudando em tempo integral. O tempo integral já pode começar a ser adotado pelas escolas de todo o país, ao contrário do restante das mudanças que ainda precisam ser analisadas e passar por alguns ajustes.

A grade curricular do novo ensino médio será composta pela BNCC e já no primeiro ano os estudantes poderão escolher apenas uma área de conhecimento para se aprofundarem. A BNCC está sendo elaborada pelo governo e a expectativa é de que seja homologada até o final do ano, para que assim as novas mudanças sejam aplicadas rapidamente.

Como Será o Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Como Será o Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Como Será o Novo Ensino Médio

No novo ensino médio brasileiro somente algumas matérias serão obrigatórias: Matemática, Português, Inglês, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física. O restante da grade curricular será composto pelas disciplinas referentes à área de conhecimento que o aluno deseja se dedicar mais. As escolas receberão, durante 10 anos, apoio financeiro do governo federal.

Em relação a carga horária dos estudantes, ela deverá ser de 1.000 horas anuais em 5 anos. De forma progressiva essa carga horária deve ser aumentada para 1.400 horas anuais. Os alunos ficarão o dia inteiro na escola, sendo que em um período farão o curso profissionalizante e no outro comparecerão às aulas do ensino médio.

Quando Entra em Vigor o Novo Ensino Médio

Por mais que a lei já tenha sido aprovada, as mudanças deverão começar a acontecer de verdade somente em 2020, segundo os estados e as escolas brasileiras, e de forma gradual. Essa demora é atrelada ao fato da BCNN ainda estar sendo criada pelo governo federal. Quando ela for definida e finalizada, as escolas ainda precisarão realizar algumas ações, como criar um cronograma de implantação que pode ser feito em até um ano.

Como Será o Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Como Será o Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Somente após a criação desse cronograma é que as mudanças poderão começar a ocorrer. Supondo que a BNCC fique pronta no ano que vem, as escolas terão até 2019 para criarem o cronograma, podendo colocá-lo na ativa a partir de 2020. Quanto mais a BCNN demorar para ficar pronta, mais tarde as mudanças serão aplicadas. É fundamental ficar de olho nas novidades lançadas pelo governo federal em relação à lei.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]