ENEM 2016 – Como se preparar para o ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.

A redação do Enem é um dos temas mais importantes e onde a grande parte dos candidatos se perde. Por isso preparamos um post completo com muitas dicas e informações sobre a redação do ENEM. Assim você tem um norte por onde começar a estudar para a redação. Aproveite e baixe uma apostila que fizemos para te ajudar ainda mais:

Quer passar no ENEM 2016?

Passar no ENEM significa acesso a diversas universidades pelo país, por isso é importante ter uma ótima nota nas provas. Para ajudar você a conquistar sua vaga e começar sua carreira de sucesso, temos uma dica que vai te ajudar a estudar para o ENEM, com diversos segredos que os cursinhos não falam, veja abaixo!

O que esperar das Provas do Enem 2016

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias traz questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Com aproximadamente 45 questões, a prova de Ciências Humanas do ENEM 2015 pode trazer temas como: Movimentos sociais ao longo da história, tecnologia e seu impacto na vida social e Política, Cidadania, problemas urbanos, situação rural brasileira e questão Ambiental.

Estes temas são os que mais foram abordados na prova do ENEM desde 2009, por isso é bem provável que apareçam também na prova de 2o15.

erico_rocha

A de Ciências da Natureza e suas Tecnologias cobra conhecimentos de Química, Física e Biologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias envolve questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Já a prova de Matemática e suas Tecnologias tem questões de Matemática (Geometria e Álgebra).

A Redação testa cinco competências : “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”; “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”; “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Existem diversas maneiras de se preparar para o ENEM

Existem diversas maneiras de se preparar para o ENEM

Como se preparar para o ENEM 2016

A melhor maneira de estudar para o ENEM é refazendo provas anteriores. A dica de muitos professores é fazer a prova dos 5 anos anteriores ao ano que você irá fazer o ENEM. No site do ENEM você encontra todas as provas de todas as cores com seus respectivos gabaritos.

No geral, esteja atento a tudo que encontrar sobre o Enem: conteúdo na Internet, informações, dicas, datas, locais,simulados do Enem 2016provas passadas, etc.

Na hora da prova, passe uma vista rápida por todas as questões e veja quais são consideradas mais fáceis e responda logo a estas.

Assim você não perde tempo para poder se concentrar melhor naquelas que exigem uma reflexão maior. Também tem sido de ajuda para muitos frequentar um cursinho preparatório para o Enem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Algumas destas matérias poderão cair na prova do Enem 2016:

  • Português: Concordância, Pronome, Sintaxe, Morfologia
  • Matemática: Geometria, Trigonometria, Funções, Matemática Comercial, Números Reais
  • Biologia: Citologia, Reprodução Humana, Embriologia, Genética, Evolução, Ecologia
  • Literatura: Texto Poético, Texto Literário, Estilos de Época, Poesia, Modernismo
  • Física: Cinemática, Mecânica, Vetores, Dinâmica, Hidrostática, Gravitação, Óptica, Física Moderna.
  • Química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Equilíbrio, Biomoléculas, Polímeros, Acidez, Efeitos Poluentes
  • Geografia: Noções de Cartografia, Ambiente Físico, População, Agricultura, Recursos Naturais, Questões Ambientais, Comércio, Transporte, Divisão Regional Brasileira, Nova Ordem Mundial.
  • História: Crise do Sistema Feudal, Crise do Sistema Colonial no Brasil, Sistema Colonial nas Américas Inglesa e Espanhola, Brasil de 1889 a 1930, República Nova, Brasil de 1985 até aos dias atuais.

Recomendados para você:

8 Comentários

  1. thuany brito silveeira disse:

    gostei das propostas apesentadas para o processo preparatório para o enem 2014

  2. thais fernandes disse:

    Onde tem o cursinho preparatorio para o enem perto de nilopolis?

  3. thalyta disse:

    só são esses conteúdos? não tem mais algum?

  4. Fernanda disse:

    Gostaria de fazer o enem de 2015 mas estudar oline gratuito.

  5. jhessika disse:

    isso ai, vai ajudar muito.

  6. jhessika disse:

    CERTAMENTE ISSO, IRA AJUDAR MUITO!

  7. ufaaa….agora é só mim preparar ,já estava ficando preocupada a que recursos recorrer para poder fazer a prova!

  8. bruna disse:

    gostei muito ajuda-nos a fazer uma prova,com bem menos erros e mais seguros na hora da prova!

Comente (será moderado)