1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como fazer uma boa introdução para redação do ENEM!

A parte mais difícil de fazer uma redação, certamente, é como iniciá-la, a página em branco traz um grande assombro para o estudante. Assim que organizamos nossas ideias, é preciso colocá-las no papel. Lembre-se que a nota da redação vale 20% da nota do ENEM, portanto capriche nesse item, e a introdução será um grande percentual do sucesso ou não da sua redação.

O que é introdução na redação?

A introdução serve para apresentar a ideia ao seu leitor, no caso, o corretor da sua redação. Ela precisa ser mostrada de maneira muito clara e objetiva, para que atraia a atenção do leitor.

É na introdução que você mostrará seu ponto de vista, no desenvolvimento que você argumentará para convencer o leitor e na conclusão, você voltará à introdução, e agora dará uma sugestão para o tema proposto.

redação do enem 2016

Redação do Enem 2016. Imagem:divulgação

Não esqueça de ligar todos os parágrafos com a introdução, ela é a base da sua redação. Não se preocupe se a introdução for curta, o importante é ela apresentar sua ideia de maneira clara, ganhe o corretor, faça com que ele sinta curiosidade de entender o seu ponto de vista, lendo o restante da sua redação com atenção. Todo o restante da sua redação terá que remeter o corretor à introdução, à ideia que você defendeu.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Dicas para auxiliar na redação

Em nossa busca para auxiliar os estudantes, encontramos um ótimo vídeo da professora Débora, que vai contribuir muito e dar 5 opções para que você possa escolher e fazer a sua introdução da maneira que se sentir mais confortável.

banner728x90_apostilaenem2

Como falamos, são 5 os recursos que podem ser utilizados para construir uma boa introdução:

  1. Dados retrospectivos;
  2. Citação;
  3. Uma cena descritiva;
  4. Uma frase declarativa;
  5. Ideias contrastantes.

Acesse e saiba mais informações: 15 Possíveis temas para a Redação do ENEM 2016

Conheça a professora Débora Marasca

Instigue seu corretor a ler seu texto com atenção. Vale muito a pena ver o vídeo da professora Débora Marasca, lá ela te mostrará exemplos de cada um dos recursos que citamos, e você escolherá aquele que lhe deixa mais a vontade, ou que cabe melhor ao tema proposto.

banner dbora

Sempre vale lembrar, cuidado com os erros gramaticais, eles tiram muitos pontos da sua redação total, não fuja nunca do tema proposto, revise a sua redação, veja se está coerente, confira se a estrutura está correta: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Certifique-se que a sua redação está toda interligada, que você argumentou sobre o que foi levantado na introdução, e se você concluir lembrando da sua tese dando uma sugestão para o problema apresentado.

Bom estudo, boa sorte e boa redação!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]