1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como calcular nota do Enem 2018

Ao participar do ENEM uma das principais dúvidas dos candidatos é em relação a nota. Como ela é calculada? O que vale mais: acertar a maior quantidade das questões ou aquelas que valem mais? Na verdade calcular a nota do ENEM é um pouco mais complicada do que se imagina, já que não é possível saber a nota exata atribuída a cada questão.

Entretanto, há uma forma de saber a sua nota geral, ou seja, a sua média na prova, tendo em mãos as notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação. Veja a seguir como calcular nota do ENEM 2018.

Como calcular nota do Enem 2018?

Para calcular a nota do ENEM os corretores usam uma técnica chamada Teoria de Resposta ao Item. Essa técnica consiste em avaliar não somente a resposta do candidato, mas também leva em consideração a coerência e constância de suas respostas em todas as outras questões.

Enem

Enem. Imagem:divulgação

Isso porque as questões da prova são divididas em fáceis, médias e difíceis. Ou seja, se você acertar mais questões difíceis, conseguirá uma média maior.

A nota final é calculada somando a nota obtida nas quatro áreas de conhecimento junto com a nota da redação. Esse valor é dividido por cinco e, então, o estudante tem a sua média.

Acesse e saiba mais informações: Enem Esqueci Minha Senha

Onde usar a nota do Enem 2018?

A nota do ENEM pode ser usada de diversas formas. O principal uso é para entrar na universidade; isso pode ser feito por meio dos vestibulares das faculdades privadas, através dos processos seletivos do governo federal ou ainda por meio de inscrições em escolas de cursos técnicos.

Enem

Enem. Imagem:divulgação

Os estudantes usam a nota do ENEM principalmente em programas como SiSu, ProUni e Fies. Esses programas utilizam a nota do exame para classificar os estudantes nos cursos escolhidos, assim quanto maior a nota, maior sua chance de conseguir ingressar no curso desejado.

Mas em alguns casos uma nota razoável também é compatível com o curso, por isso é sempre indicado conferir as notas de corte para a área que deseja ingressar.

Acesse e saiba mais informações: Use o Enem para conseguir bolsa no Prouni 2017

Onde encontrar a nota do ENEM 2018?

A nota do ENEM 2018 é disponibilizada na Página do Participante, basta entrar usando o seu CPF e a senha que cadastrou quando se inscreveu para a prova. Você deve acessar o portal somente a partir da data em que o resultado estará disponível.

Ao acessar o portal você irá se deparar com 5 notas: quatro notas referentes às áreas de conhecimento e uma nota referente à redação.

Enem

Enem. Imagem:divulgação

Para ter sua média, some todas as notas e depois divida-as em cinco. Se quiser ver detalhes sobre a sua nota da redação, é possível clicando no botão localizado no lado inferior direito. Também é possível imprimir o seu boletim do ENEM.

Com essa nota você poderá realizar um curso superior ou técnico profissionalizante e mudar a sua vida. Se inscrevendo nos programas federais você também encontra a sua nota, basta informar os dados e o próprio sistema irá mostrar a sua média.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]