1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

A Hora do Enem. Saiba o que é ?

Todos os anos milhares de alunos participam do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sendo que a maioria deles é para conseguir ingressar em um curso de nível superior. Porém, nem todos conseguem um bom resultado, pois não tem acesso a cursinhos preparatórios para o ENEM. Foi pensando nesses alunos que o MEC (Ministério da Educação) criou o programa “A Hora do ENEM”.

Saiba mais Informações, acesse: 09 Dicas matadoras para gabaritar a Redação do Enem 2016

O que é A Hora do ENEM?

A Hora do ENEM é um programa de televisão que propõe uma plataforma de estudos para preparar pessoas que desejam participar do ENEM. Para ter acesso ao programa os interessados deverão acessar o site: www.horadoenem.mec.gov.br.

hora do enem mec

hora do enem mec. Imagem:Divulgação

O que o Programa Oferece?

O programa, através de sua plataforma irá apresentar aos estudantes uma preparação completa para o exame com conteúdo que envolve todas as áreas de estudos, como:

– Programa televisivo: a cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem;

– Vídeo resoluções com questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores para você assistir e baixar;

– Plataforma de estudo personalizada com planos de estudos, exercícios e simulados on-line

– Boletim de notícias diário com informações sobre o Enem;

– Videoaulas em que você poderá avaliar o conteúdo, comentar, compartilhar, classificar e curtir.

Em fim a plataforma de estudos irá, além de ensinar, tirar todas as dúvidas dos estudantes.

Como será o programa A Hora do ENEM?

O programa terá duração de 30 minutos e será exibido diariamente de segunda a sexta-feira. Será organizado da seguinte forma:

– No 1º e 2º blocos terá informações de forma geral sobre o ENEM, como, notícias e informações importantes, também terá comentários sobre duas questões dos anos anteriores.

– No 3º bloco o estúdio receberá um convidado que irá tornar a discussão mais ampla para que outros assuntos sejam abordados e não apenas o que caiu nas provas. O convidado poderá ser qualquer pessoa como um estudante, um professor, um gestor de escola, um orientador pedagógico, um especialista em educação. Cada um com sua visão crítica do programa e sua experiência com o ENEM.

Saiba mais Informações, acesse: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Porque não passei no Enem

Porque não passei no Enem (Foto: Divulgação)

Qual a data para exibição do programa A Hora do ENEM?

O programa está sendo exibido na TV Escola, a partir do dia 30 de abril terá o seu primeiro simulado. O programa poderá ser acompanhado nas seguintes emissoras:

– Rio de Janeiro – Canal 2.3

– São Paulo – Canal 3.3

– Brasília – Canal 2.3

– Pela parabólica em sinal analógico:

– Polarização horizontal – Frequência 3770

Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo.

Simulado do Programa

O programa A Hora do ENEM irá disponibilizar 4 simulados para que os alunos inscritos na plataforma possam participar. O primeiro simulado será realizado no dia 30 de abril, o segundo será realizado no dia 25 de junho o terceiro simulado será realizado no dia 13 de agosto e o último simulado será realizado nos dias 8 e 9 de outubro.

Assista: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM

Hora do Enem cadastro e como entrar

 É muito fácil ter acesso à Hora do Enem, não sendo necessário fazer qualquer tipo de cadastro, seleção ou inscrição. Para tal, basta acessar o portal oficial e escolher os conteúdos que quiser. Dá para assistir aos programas de TV parceiros da iniciativa, ficar sabendo de tudo o que é importante que rolou na edição de 2016, acompanhar videoaulas de todas as matérias que são pedidas no Enem e assistir a entrevistas com especialistas da área.

Com isso, você consegue se planejar e ter acesso a conteúdos específicos do Exame Nacional do Ensino Médio, ficando mais fácil direcionar os seus estudos para essa prova tão importante na vida de muita gente. E não é só isso, ainda dá para contar com simulados e até um programa de televisão especial, que falaremos a seguir.

Hora do Enem simulado

 Os simulados oferecidos pela Hora do Enem é uma das grandes vantagens do portal. Lá você pode ter acesso a essas provas on-line que te ajudarão a testar os seus conhecimentos gerais sobre as matérias da prova e ainda permitirão que você se adapte para responder todas as perguntas no tempo determinado para as provas no dia que o Exame estiver valendo de verdade. Também é possível fazer planos de estudos personalizados para a as rotinas e até baixar vídeos para ver depois.

Os simulados são informados através do Boletim da Hora do Enem, que pode ser acompanhado tanto no site quanto nas redes sociais oficiais. Essa prova consiste em 80 questões bem similares ao que o Enem exige de seus candidatos (claro que elas são diferentes da prova). Neste ano de 2017 apenas um simulado foi aplicado em junho, sendo previsto mais dois: agosto e outubro.

 MECFlix

Gosta de estudar com vídeos? Então, o MECFlix é a sua cara! Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação dando a chance para que os candidatos do Enem possam ter acesso a alguns vídeos exclusivos que ajudarão bastante os alunos a treinar e estudar para o dia do exame. Além disso, ele é todo interativo e pode ser acessado de maneira gratuita – ou seja, não tem desculpas!

 Hora do Enem TV Escola

 Por fim, você ainda pode tirar um tempo para aprender assistindo televisão. Como assim? É que a Hora do Enem também está presenta na TV Escola com conteúdos especiais. O programa vai ao ar de segunda a sexta às 7 horas, com reprise às 13 e às 18 horas. Então, independente da hora dos seus compromissos, sempre é possível arrumar um tempinho. E caso não consiga em dia de semana, o programa passa aos sábados às 15 horas e aos domingos às 6 horas.

Ah, você ainda pode contar com um conteúdo especial a cada dia – e direcionar seus estudos para uma área em específico se achar necessário; confira a grande semanal da Hora do Enem na TV Cultura:

– Segunda-feira: Matemática e suas Tecnologias;

– Terça-feira: Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Quarta-feira: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

– Quinta-feira: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Sexta-feira: Redação.

Lembre-se que as provas do Enem acontecerão em dois domingos: 5 e 12 de novembro. E se você tiver qualquer dúvida, basta acessar o portal oficial do Enem através deste link.

 

Recomendados para você:

5 Comentários

  1. Antonio Jorge Lélis Coelho disse:

    Gostaria de conhecer melhor?

  2. Sandra Regina Cunha Rehim Mattos disse:

    Gostaria de participar do curso do Enem
    Pois eu sempre tive vontade

    Obrigado

  3. clarissa conceição da silva lopes disse:

    muito bom para quem quer fazer o enem.

  4. elidiane de oliveira campos disse:

    como faco para participar

  5. Mara Barbosa disse:

    Como faço para participar dos simulados anteriores?

Comente (será moderado)

[Grátis]
[Grátis]