1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

9 dicas para estudar para o Enem 2018

Estudar para o ENEM nunca foi fácil, mas está longe de ser impossível conseguir uma boa nota. Basta dedicação, algumas horas de estudo por dia, e muita disposição. Essa é a rotina dos vestibulandos que desejam ingressar na faculdade no próximo ano.

Como são muitas matérias abordadas no exame, é preciso iniciar cedo, assim haverá tempo para dar atenção a todas as partes mais importantes. Se você está começando a se preparar para o ENEM 2018, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar

9 dicas para estudar para o Enem 2018

1 – Otimize o seu tempo

O primeiro passo é começar otimizando o seu tempo, ou seja, administrá-lo de modo que dê tempo de fazer tudo que você planeja para o seu dia, semana ou mês. Não é indicado ficar estudando por mais de 4 horas seguidas, por isso você deve distribuir as tarefas diárias e também os seus estudos.

Reserve um horário todos os dias para estudar e, durante esse horário, faça pequenas pausas para lanches, caminhadas ou exercícios, afinal você precisa manter o seu bem-estar.

2 – Escolha o lugar

A escolha do lugar para estudar também é muito importante. Dificilmente você conseguirá se concentrar em um lugar com gente falando, televisão ligada, rádio tocando… dê preferência para lugares calmos, onde pouca coisa conseguirá tirar o seu foco.

Pode ser até o seu quarto, mas fecha a porta, desligue o celular ou mantenha-o em outra peça. Fique em um lugar calmo e silencioso. Assim você não terá distrações e ficará mais fácil focar nos cadernos e livros.

3 – Crie seu plano de estudos

A criação de um plano de estudos já beneficiou muitos jovens que estavam precisando de mais organização para seus estudos, de modo a conseguirem até administrar melhor o tempo e conferir vários assuntos.

Você pode criar o seu plano de estudos definindo a área de conhecimento que irá estudar na semana ou no mês; as matérias que irá estudar na semana. Por exemplo, em um dia você estudará determinada matéria de Histórias, e no dia seguinte determinada matéria de Matemática. Não há uma regra: o plano de estudos deve ser criado da forma que preferir, mas com o principal objetivo de te ajudar a otimizar o tempo e a ser mais produtivo nos estudos.

4 – Descanse

O descanso é fundamental. Como já falamos, nada de ficar horas e horas estudando sem nenhuma pausa ou sem um divertimento. Isso pode tornar o estudo cansativo e obsoleto, sendo ainda mais difícil para você.

Estude algumas horas, saia para caminhar ou coma alguma coisa. Durma bem, se alimente corretamente e não deixe de sair com seus amigos de vez em quando.

5 – Estude com outras pessoas

Às vezes o estudo em grupo pode ajudar, principalmente quando há muitas dúvidas. Talvez outra pessoa saiba a resposta para sua pergunta, assim vocês podem trocar conhecimento e aprenderem ainda mais.

6 – Peça ajude de seus professores

Os professores têm como função ajudar os alunos, principalmente em época de vestibular. Por isso sempre que houver uma dúvida, anote-a e leve-a para a sala de aula. Outra opção é fazer testes e pedir para que seus professores corrijam, ou o mesmo com a redação.

7 – Assista a videoaulas

A internet também pode ser sua aliada. Ela está recheada de vídeos de professores dando dicas e ensinando muitas matérias de forma intuitiva e fácil. Muitas pessoas encontram mais facilidade em gravar informações assistindo a videoaulas do que com livros.

8 – Faça simulados

Os simulados são ótimos para você testar os seus conhecimentos até aqui e descobrir em qual matéria ou assunto precisa focar mais. A internet possui centenas de simulados para vestibulares, todos gratuitos e fáceis de serem realizados.

9 – Não se cobre tanto

Nem todo mundo consegue uma boa nota logo na primeira vez que vão realizar o exame. Não é o fim do mundo não conseguir entrar na faculdade; você é jovem e tem tempo. Não se mate estudando, pois isso não valerá à pena. O certo é conciliar o estudo com o divertimento, assim não ficará tão pesado.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]