1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17.456 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

5 melhores cursos para cursar a distância

Realizar uma faculdade é o sonho de milhões de pessoas em todo o mundo, porém muitas não possuem o tempo necessário para isso. Há pouco tempo surgiram os cursos à distância, onde você estuda pela internet. Conheça aqui os melhores cursos nesse quesito.

O que são os cursos a distância?

Desde 2003, o MEC (Ministério da Educação) começou a licenciar as universidades que oferecem Estudo a Distância (EAD), hoje já são mais de mil opções, em faculdades privadas e públicas.

O diploma do curso a distância tem a mesma validade de um certificado presencial, e atualmente é realizado por mais de 1 milhão de brasileiros.

Melhores cursos a distância

Existem três listas com os melhores cursos a distância, são eles: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos. Nem todos os cursos a distância foram avaliados pelo MEC, mas possuem licença para funcionar.

cursar a distancia

Melhores cursos a distância. Imagem:divulgação

O MEC utiliza três formas de analisar a qualidade de um curso. Pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), onde são verificadas as habilidades dos alunos; pelo Conceito Preliminar do Curso (CPC), que avalia os resultados do Enade e a infraestrutura da instituição de ensino; e pelo Conceito do Curso (CC), onde o MEC visita as universidades para verificar a situação. As notas vão de 1 até 5, abaixo de 3 são consideradas baixas.

Melhores cursos de bacharelado a distância

Os melhores cursos de bacharelado estão em áreas muito distintas, os cinco com melhores notas são:

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Engenharia Ambiental

Acesse e saiba mais informações: Hora do Enem 2016 

Melhores cursos de licenciatura a distância

Alguns dos melhores colocados na lista de bacharelado se repetem na licenciatura, os cinco melhores da lista são: Ciências, Educação Física, Física, Formação de Docentes para a Educação e História.

cursos de licenciatura a distância

Melhores cursos de licenciatura a distância. Imagem:divulgação

 

Melhores cursos tecnológicos a distância

A área de tecnologias é uma das que mais cresce no mundo inteiro, os estudos a distância contam com ótimas opções, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão de Recursos Humanos.

Acesse e saiba mais informações: Redação do Enem

Melhores cursos EAD gratuito

 Como você já sabe, as instituições de ensino têm apostado no diferencial que é o ensino a distância, ou EAD. Tudo porque essa é uma forma de facilitar a vida daqueles que trabalham o dia todo e não consegue, por algum motivo, se deslocar para estudar. Então, os cursos EAD entram como uma forma dessas pessoas também terem a oportunidade de fazerem cursos reconhecidos pelo país.

Para que os cursos valham a pena, eles, primeiramente, precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e existem várias opções em todos os estados do Brasil que contam com avaliações positivas do órgão. No estado de São Paulo, por exemplo, são mais de 178 cursos aprovados para o módulo a distância como Administração Pública, Design, Letras, Nutrição e outros que contemplam áreas de Humanas, Biológicas e Exatas.

Já no Rio de Janeiro são 132 cursos espalhados por 50 municípios. Na região sul, encontramos 169 no Paraná, 149 em Santa Catarina e 150 no Rio Grande do Sul. Mais para a região norte, o Acre conta com 117, Amazona com 133 e Rondônia com 123. No nordeste, o estado da Bahia, por exemplo, oferece 153 cursos EAD, Pernambuco tem 112 e a Paraíba com 115.

Estados como Goiânia contemplam seus cidadãos com 149 e o Mato Grosso com139. Esses são apenas alguns exemplos usados, sendo que o MEC já aprovou cursos em todos os estados. E você pode conferir qual deles fica mais perto de você através do site http://emec.mec.gov.br/.

 Melhores faculdades a distância particulares

 Mas, além de falar dos cursos, também podemos falar sobre as faculdades em si. O Ministério da Educação também avalia as instituições de ensino, sejam elas particulares ou públicas. Para avaliar as faculdades a distância, existem alguns conceitos específicos aplicados pelo órgão e com isso, revelaram quais as melhores instituições particulares que oferecem cursos EAD.

Entre as melhores podemos citar a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), a Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Universidade Anhanguera (ANHANGUERA), Universidade Estácio de Sá e Universidade Paulista (UNIP).

Claro que, apesar de ser ensino a distância, é importante que você escolha uma instituição localizada em sua cidade ou, pelo menos, que você tenha fácil acesso. Tudo porque alguns cursos, em sua grande maioria, podem solicitar que os estudantes se reúnam periodicamente, que pode ser uma vez por mês ou a cada três meses, por exemplo.

Então, se nenhuma dessas citadas acima é de fácil acesso pra você, não se preocupe. Através do link informado acima, você consegue pesquisar a instituição de seu interesse e saber como ela é avaliada pelo MEC. Mesmo que ela não esteja entre as primeiras melhores, não quer dizer que não valha a pena o curso. É sempre bom pesquisar e conversar com pessoas que já estudaram no local.

 Faculdade a distância SP gratuita

 Melhor do que o curso ser a distância é quando ele é gratuito, certo? E saiba que muitas faculdades oferecem essa modalidade para aumentar a abrangência de pessoas que possam estudar e, mutias vezes, não podem pagar por aquilo.

Acessando o link http://emec.mec.gov.br/ você terá a chance de encontrar uma faculdade com cursos a distância gratuitos. Como? Vá em “Consulta Avançada” e preencha os seguintes dados: “Instituição de Ensino Superior”, Nome ou Sigla da Instituição (se você tiver uma em mente), o estado em que ela fica (nesse caso será “São Paulo”, município, a categoria administrativa (pública, privada, etc), organização acadêmica (selecione “Faculdade”) e tipo de credenciamento (EAD – Superior). Pronto, uma lista será informada na sua tela e você poderá pesquisar tudo sobre a instiuição.

Vantagens de realizar um curso a distância

Uma das melhores características do ensino a distância é a flexibilidade, não existem horários definidos para as aulas, você faz a sua grade de estudos. Com essa vantagem, os estudantes podem trabalhar e estudar, tudo com mais tranquilidade.

Estudo a Distância é mais barato do que presencial, é possível encontrar opções por R$ 150,00, além de evitar gastos com refeições. O EAD está presente em quase todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Todo o material do curso sempre está à disposição dos alunos, o que não acontece nas faculdades presenciais quando faltem a aula. Também é possível pedir revisão nas notas.

cursos ead

Vantagens de realizar um curso a distância. Imagem:divulgação

Tempo de duração do curso

Os cursos a distância são tão difíceis quanto os presenciais, é necessário dedicação, e atenção nas datas de provas e entrega de trabalhos. A duração de um curso a distância é a mesma de um presencial. Alguns oferecem uma aula presencial a cada mês ou a cada semana, para a entrega de materiais, o que pode atrair muitos interessados.

Saiba mais: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]